Endurecedor pra tecido: conheça

Endurecedor pra tecido: conheça

Saiba como e quando usar ele

Armarinhos

Atualizado em 18 Mar 22

2 min de leitura

Gente, o endurecedor pra tecidos é um item de artesanato e patchwork ótimo pra moldar materiais como algodão, feltro e juta, por exemplo. Ele deixa o tecido mais rígido e fácil pra fazer laços, flores e cachepôs. Além disso, é simples de aplicar e é transparente. Quer saber mais? Vem comigo!


Qual o benefício e onde pode ser aplicado?


Pra começar, uma vantagem do endurecedor de tecido é que é prático de trabalhar, não interfere na cor final do artesanato e tem secagem rápida.
 

Além disso, o endurecedor é uma ótima pedida pra trabalhar com barbante, linhas de crochê, algodão, feltro, juta e fralda. Aí você consegue criar cestas, cachepôs e flores decorativas, entre outros. Demais!


Mas é sempre bom fazer um teste antes com um pedaço da peça pra confirmar se o modelador é compatível com aquele material, combinado?


O legal é que dá pra aplicar o tecido em diferentes superfícies e ter vários resultados interessantes. Por exemplo, é possível colar ele em MDF, gesso, tela e até cerâmica.


Uma vantagem também é usar o endurecedor pra decoupage. O bom é que o material fica resistente à sujeira, água e desbotados. Aí sim!


 
É indicado pra fazer peças de artesanato, decoração e patchwork


Quais os modelos do modelador de tecido?


Olha, o mais tradicional é o endurecedor de tecido igual a cola, sabe? Eles são sempre transparentes e tem tubinhos de vários tamanhos, geralmente de 100g, ou gramas, até 500g.


Os pequenos são ideais pra quem usa o item de vez em quando, como um jeito de se divertir ou relaxar. Já os maiores são ótimos se você trabalha com o modelador e quer um rendimento maior.


Agora, a versão em spray serve pra tecido, papel ou linha pintados com tinta P.U. ou verniz. Ela é muito prática pra dar acabamento em áreas difíceis de alcançar. Interessante, né?

 

Potes de 500g são ideias pra trabalhos diários com modelador


Como usar endurecedor?


Olha só, uma das vantagens é que costuma ser bem simples de usar o endurecedor, tá?


O ideal é usar um pincel de cerdas durinhas e pincelar na superfície da peça. Outro jeito é fazer a imersão do tecido no endurecedor e depois, com ele já molhado, ir moldando numa superfície com o formato que você preferir. 


Quando já tiver moldado o artesanato, é só deixar secar entre 12 a 72 horas dependendo da quantidade de aplicação e do clima. Fácil, né?


Ah, duas dicas importantes é sempre usar o endurecedor na sua forma pura, sem diluição, viu? E, além disso, tá com luvas descartáveis pra proteger as mãos.


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você acha vários tipos de endurecedor ou modelador pra tecido. Vem ver!


Saiba mais


Agora, quer deixar suas peças com mais brilho? Dá uma olhadinha na matéria Conheça os tipos de verniz que eu te mostro aplicações bem legais.


E que tal buscar inspirações de artesanato pra fazer? O App Pinterest tem muitas opções incríveis. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, se precisar de uma ajuda pra montar os móveis do seu ateliê, vale a pena chamar os nossos parceiros!