Conheça ainda as linhas ideais pra cada uma!
Armarinhos
Atualizado em 25 Fev 21
3 min de leitura
Gente, a agulha de crochê é usada pra fazer peças como meias, cachecóis, passadeiras e outras. Tem vários modelos, como a de aço niquelado, por exemplo, que é ótima pra trabalhos com fios finos. Quer saber mais? Vem comigo que eu te mostro os tipos e digo quais linhas são as ideais!
Agulha de crochê de aço niquelado
Olha, a agulha de crochê de aço niquelado é a tradicional. O gancho dela costuma ser pequeno, variando de 0,6 mm, ou milímetros, até 2 mm, então é indicada pra usar com linhas fininhas.
Você encontra até 6 tamanhos de agulha de crochê de aço niquelado
Agulha de crochê de alumínio colorido
Já a agulha de crochê de alumínio colorido é bem parecida com a de aço niquelado, só que é um pouco mais leve. Além disso, por causa das cores, fica mais fácil identificar o tamanho!
As linhas ideais pra ela são: 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.5 mm, 4.0 mm, 4.5 mm, 5.0 mm, 5.5 mm, 6.0 mm e 7.0 mm. Bastante opção, né?
Ganchos de alumínio deixam o crochê e o tricô mais suave e rápido
Agulha de crochê de plástico
A agulha de crochê de plástico costuma ser grande e leve, porque é oca por dentro. Por causa do tamanho, é indicada pra trabalhos com pontos maiores, como um cachecol superfofinho de lã!
Esse modelo tem cabo ergonômico com antiderrapante, pra não deslizar
Agulha de crochê de bambu
Leve e quentinha na mão, a agulha de crochê de bambu é encontrada em todos os tamanhos, dos pequenos ao jumbo. É ideal pra linhas mais grossas como o barbante, tiras de tecido ou plástico.
Outra vantagem é a resistência da agulha dela. É bem difícil quebrar uma! E quem tá começando a tricotar e fazer crochê pode começar por esse modelo, porque o bambu não é tão liso quanto as agulhas de alumínio ou aço inox. Legal!
Esse kit de agulhas de crochê de bambu vem com case pra guardar todas elas
Escolhendo a linha de crochê
Agora, a linha de crochê costuma ser feita de lã, algodão ou acrílico, tá? Os fios vêm em camadas, todos torcidos juntos pra formar uma corda grossa. E aí tá a primeira dica: quanto maior a numeração da linha, mais torções ela tem!
E a escolha da linha realça ou disfarça um efeito. Por isso, é importante combinar a linha com o ponto escolhido.
Quanto mais extravagante ela for, mais simples deve ser o modelo da peça e do ponto de crochê. Se quer algo mais discreto e liso, pode apostar em linhas com menos textura.
Linha de crochê com espessura suave numa cor sólida: pra pontos dobrados ou torcidos
Linhas de crochê fininhas e com cor sólida, sem variação, são ideais pra pontos mais complexos, como os dobrados ou torcidos. Eles mostram como você caprichou nos detalhes na hora de fazer a peça.
Fios grossos dobrados ou torcidos são sofisticados e clássicos. Já os finos, com camadas únicas, são rústicos e descontraídos. Adorei!
Linha de crochê mesclada: pra pontos simples
Ideal pra pontos simples, a linha de crochê mesclada mostra como seus fios são bonitos. A dica é contar os pontos muitas vezes, porque é fácil perder ou fazer dois em um, viu?
Também é importante fazer o crochê ou tricô mais devagar, pra não quebrar os fios. E tome cuidado pra ver se o toque da linha é o mesmo que você deseja na peça!
Barbante: pra peças rústicas
Já o barbante tá cada vez mais em alta, porque é um fio grosso que faz o trabalho render. Por isso, é indicado pra peças rústicas como tapetes, bolsas e passadeiras.
Gostou? Encontre a agulha de crochê pro seu artesanato aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
A matéria 5 Livros de Artesanato pra Você te mostra outras opções além do crochê, como bordado, patchwork e pintura!
Quer inspiração pra começar a produção das peças de crochê ou tricô? Baixe o Pinterest e veja vários modelos de roupas pra você se inspirar. Tem disponível pra Android e iOS!
Ah, e precisa de um armário pra guardar os materiais do crochê? Conte com a ajuda de nossos parceiros pra montar esse e outros móveis na sua casa.