Materiais pra pintura, como escolher?

Materiais pra pintura, como escolher?

Vem ver o que você precisa ter em mãos na hora de pintar!

MDF

Atualizado em 30 Mar 20

3 min de leitura

Gente, sua pintura pode ficar bem mais bonita e fácil de fazer usando os produtos ideais, viu? E o bom é que tem vários tipos de pincéis, tintas e outros itens pra te ajudar! Quer saber mais sobre eles? Vem comigo que eu te conto!


Escolhendo o pincel ideal

Cada tipo de pincel serve pra fazer um tipo de detalhe no seu desenho, tá? Se você ficar de olho nisso, vai ser simples fazer seu artesanato! Olha só:


Pincel broxinha: são aqueles pincéis de cabo redondo e cerdas bem molinhas, sabe? O pincel broxinha é indicado pra trabalhos de estamparia, tecido, pra pinturas em superfícies ásperas ou pra colagens. Ele é muito usado com tinta acrílica, PVA ou tinta própria pra tecidos!


 
O pincel broxinha tem cabo curto e, por isso, é bastante usado em artesanato

 

Pincel chanfrado: também conhecido como angular, o pincel chanfrado tem as cerdas na diagonal. Ou seja, um lado é maior que o outro, o que ajuda bastante pra pintar palavras ou linhas!


 
Esse pincel é muito usado pra trabalhos de ilustrações, aquarela e caligrafia

 

Pincel chato: esse é um dos mais populares, usado pra diversas finalidades como pinturas em MDF, quadros ou pra fazer acabamentos em esculturas e tem vários tamanhos, começando no 0. O pincel chato tem as cerdas retas e é macio, viu?


 
Os pincéis chatos são numerados pela espessura de sua ponta

 

Pincel redondo: como o próprio nome diz, esse pincel tem a ponta redonda e serve pra desenhar linhas e contornos. Quanto mais fino for o pincel redondo, mais preciso vai ficar o desenho da linha.
 


O pincel redondo é um dos mais usados pra trabalhos em aquarela

 

Pincel trincha: tem dois tipos de trincha, viu? Os pincéis trincha de cerda claras são pra passar verniz e os que têm cerdas escuras são indicados pra tintas!


 
O pincel trincha é costuma ser mais largo do que os demais

 

Rolos de pintura: além dos pincéis, tem também os rolos de pintura, que são ótimos pra pintar peças maiores ou sem detalhes de traços finos. Além disso, ele pode ser de vários materiais!


 
Rolos de pintura de esponja, como esse, são usados pra pinturas artesanais

 

Demais utensílios pra pintura

Quer contar com alguns outros produtos que vão ajudar a dar acabamento nas peças de um jeito prático? Dá pra usar esses aqui:


Verniz acrílico: ele é indicado pra dar brilho e realçar as cores da tinta, tá? O verniz acrílico pode ser passado em peças de metal, madeira, gesso ou cerâmica, sempre depois que a tinta tiver completamente seca!


Resina acrílica: ela é aplicada pra dar brilho e fazer a tinta durar mais! E, assim como o verniz, só pode passar a resina acrílica depois que a tinta secar.


Aerógrafo: essa é uma máquina que lembra um spray! É só colocar a tinta no aerógrafo e mirar na peça que vai pintar. Acelera bastante o trabalho, viu?


Paleta: não é um item obrigatório, mas a paleta facilita a vida de quem trabalha com mistura ou criação de novas cores. Dá pra achar paletas descartáveis, como a de plástico, e as laváveis, como a de inox.


Removedor ou solvente: não tem problema se errar na pintura! Com uma camada de removedor ou de solvente, você apaga a tintura e recomeça o trabalho. Demais!


Espátula: usada pra corrigir, alisar ou dar textura na pintura. Tem espátulas de diversos materiais, como plástico, alumínio e madeira. Os tamanhos também podem variar.


Ah, e não esqueça de sentar em uma posição confortável na hora de pintar pra não machucar as costas ou a coluna! Vem aqui que eu te dou algumas dicas como ter uma boa postura ao sentar em cadeiras e poltronas.


Com essa lista em mãos, agora é só conferir aqui no Magazine Luiza os melhores materiais pra fazer a sua pintura artesanal!