MDF: cuidados e dicas importantes

MDF: cuidados e dicas importantes

Vem ver como fazer trabalhos manuais sem estragar o MDF

MDF

Atualizado em 26 Mar 20

2 min de leitura

Gente, o MDF é um material bastante resistente, mas mesmo assim precisa de alguns cuidados básicos na hora em que tiver fazendo artesanato com ele, tá? E é simples cuidar pra que essas peças durem bastante sempre bonitas! Quer ver? Vem comigo!


Cuidados ao cortar o MDF

Os melhores discos pra cortar MDF são aqueles que vem com dentes alternados e angulação de pelo menos 45 graus. Além disso, o disco deve ter no mínimo 60 dentes e estar bem afiado! Assim, você vai conseguir fazer um corte preciso e no futuro, a sua peça não vai descascar. Ótimo, né?


A peça também pode descascar por conta da força do corte. Por isso, é bom colar uma fita adesiva ao lado de onde você vai passar a serra. A fita faz com que as fibras de madeira não se levantem na hora do corte e, então, não vai formar aqueles cantinhos cheios de fiapos de madeira, sabe?


Atenção com o acabamento e a pintura

Olha, o acabamento é o momento de corrigir aqueles defeitinhos que vieram na placa de MDF ou que apareceram durante o corte.


Uma chapa de MDF pode ter partes mais ou menos ásperas, dependendo da fabricação. Então, lixe bem todos os cantos da peça pra que não tenha diferença na textura e também pra evitar restos quebrados de fibras de madeira.


Na hora de pintar, fique de olho se o tipo de tinta que você vai usar é indicada pra artesanatos. Uma das vantagem do MDF é que ele leva resinas sintéticas que evitam que a madeira fique velha. Por tanto, tintas à base de água, como a PVA , e à base de solvente, como o betume, não estragam o material. Adorei! 


 
Esse betume ajuda a dar um visual mais envelhecido pro MDF

 

Antes de pintar com a sua cor favorita, passe uma mão de tinta branca e espere mais ou menos uma hora até secar, tá? Quando a tinta seca, pode formar uma camada fina de pó.


É esse pó que causa aquelas bolinhas de ar que atrapalham a pintura, sabe? Então, antes de passar a segunda mão, limpe bem toda a superfície com um pano seco ou com ajuda de um aspirador.


Depois da pintura, vem o verniz, que é responsável por proteger a tinta. Mas não exagere na quantidade, viu? Ele pode umedecer demais a peça e acabar estragando!


Limpeza e manutenção

Olha só, nada de deixar o seu artesanato em lugares muito úmidos. Se a peça é própria pra banheiro ou cozinha, é bom colar um papel de veludo na base pra evitar o contato direito com a água. O MDF, assim como qualquer material à base de madeira, apodrece com muita água.


Pra que sua peça dure muitos anos, nada de deixar em lugares muito quentes ou expostos diretamente ao sol! Cuidado também na hora de limpar: use apenas sabão neutro e um pano levemente umedecido.


Ah, e uma dica pra quem não quer muito trabalho é só usar uma lixadeira elétrica! Vem ver aqui que eu te dou algumas dicas de como usar esse aparelho que é muito prático.


Agora que você já sabe todos os cuidados que deve ter com o MDF, é só escolher uma placa aqui no Magazine Luiza e mãos à obra!