Aqui tão as dicas pra acertar na hora de pintar!
MDF
Atualizado em 25 Fev 21
3 min de leitura
Gente, o estêncil é uma técnica de pintura muito prática pra desenhar e pintar em tecidos, viu? Isso porque traz moldes vazados com formatos bem variados! Dá pra encontrar números, letras, folhas, flores, casas, círculos, quadrados e muito mais! Vem comigo ver como pôr isso em prática!
Prendendo o estêncil na superfície
Pra começar, é importante deixar o molde do estêncil paradinho onde você vai desenhar e pintar. A dica é passar uma fita crepe em todos os lados, pra fixar bem e evitar que se mexa.
No caso dos tecidos, os pregadores de roupa te ajudam a prender o molde. Basta esticar bem! E eles devem tá bem lisinhos. Então, antes dá uma passadinha com um ferro pra tirar rugas e amassados, tá?
Escolhendo o material pra pintar
É possível usar vários materiais pra pintar estêncil, sabia? Os pincéis de cerdas arredondados são ótimos pra essa técnica de pintura. O aerógrafo e esponjas de lavar louça também.
Já a tinta deve ser adequada pro tipo de superfície. Pras paredes, as de látex PVA, acrílicas e esmaltadas são ideais. No caso dos panos, vale a pena apostar em tintas pra tecido e aquarelas.
As crianças podem treinar a pintura em estêncil com papel e tinta guache
Pintando com a técnica do estêncil
E pra pintar com um molde de estêncil, o primeiro passo é carregar o pincel com a tinta. Depois, você tira o excesso com leves batidinhas numa bandeja ou num papel toalha, pra não sujar ao redor.
Segurando o molde, é só pincelar nas partes vazadas pra transferir o desenho pra superfície.
Pra efeitos bem bonitos, dá pra trocar a cor da tinta a cada figura. No caso dos efeitos de luz e sombra, a dica é começar preenchendo o desenho com uma tinta mais clara.
Depois, de fora pra dentro, precisa esfumar o desenho com uma tinta de tom escuro. A finalização acontece com a iluminação de alguns pontos com tinta branca ou palha.
Outro jeito de conseguir efeitos, como os de movimento, é reposicionando o molde enquanto pinta. Nesse caso, o ideal é que o molde de estêncil não fique preso, viu?
Se você for usar uma esponja, as batidinhas são ainda mais leves, pra evitar o acúmulo de tinta. E no caso do aerógrafo, a dica é diminuir o fluxo de tinta e a área de cobertura, pra que fique focado na parte vazada do molde.
Escolhendo moldes de estêncil
Agora, os moldes de estêncil são encontrados sozinhos ou em kits, com 2 ou mais unidades. Dá pra achar flores, folhas, letras, palavras, frases, números, formas geométricas, mandalas, animais e outros.
É importante ficar de olho no tamanho desse molde, tá? Alguns são pequenos com 19cm x 7cm, ou centímetros, enquanto outros são bem maiores e chegam a 40cm x 50cm. Uau!
Os kits de moldes vêm com 1 tema ou vários no mesmo pacote
Limpando os materiais depois de pintar
Quando finalizar a pintura, é preciso tirar o molde de estêncil sem borrar a tinta. A limpeza é com água e esponja macia, terminando com pano macio e álcool em gel pra não deixar tinta grudada.
Aí, depois que o molde tiver sequinho, a dica é guardar numa pasta ou envelope, sem dobrar! Ele vai ficar sempre novinho em folha.
Gostou? O molde de estêncil que você quer tá aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Quer treinar a pintura em estêncil no celular, antes de passar pra tela ou tecido? O app Stencil Art, que tá disponível pra Android e iOS, conta com vários desenhos pra aplicar essa técnica de pintar.
E se quiser aproveitar o estêncil pra personalizar roupas e estampar o que quiser, dá uma olhadinha na matéria Arrase com a Tinta de Tecido.
Ah, pro seu ateliê ficar sempre fresquinho, os nossos parceiros podem te ajudar com serviços de instalação e higienização de ar-condicionado.