Veja dicas de como usar e arrasar nas pinturas
Pintura
Atualizado em 3 Mar 21
3 min de leitura
Gente, a tinta a óleo é uma tinta feita da mistura de pigmento em pó com óleo de linhaça ou papoula, viu? Ela forma uma massa bem firme com textura tipo a da manteiga. E o legal é que já vem pronta pra usar embalada em formato de tubos ou latas pequenas. Quer saber mais sobre esse artigo de pintura e artesanato? É só vir comigo que eu te conto!
Características da tinta a óleo
Olha, a grande vantagem desse tipo de tinta é que ela seca bastante devagar. Isso quer dizer que ela é super flexível, ou seja, quem tá pintando tem maior possibilidade de mudar algum detalhe da pintura, misturar várias cores e formar novas tonalidades ou até corrigir um errinho, tá? E vale lembrar que quanto maior a quantidade de tinta que você passa, mais tempo demora até secar tudo.
Ela costuma ser bem espessa, então pode adicionar um pouco de óleo de linhaça, verniz ou o solvente terebentina se quiser deixar ela líquida e fácil de espalhar. Legal!
A diferença entre as duas misturas é que com o óleo de linhaça e o verniz, a tinta vai ficar com mais brilho e com a terebentina dá uma sensação de maior opacidade, ou seja, menos luz e nitidez.
Outra vantagem desse estilo de pintura é que ela dá pra quem tá pintando a chance de mostrar expressões e detalhes pequenos de um jeito simples, viu? Muitos artistas preferem trabalhar com a tinta a óleo por conta disso e também porque a sua textura cria um prazer e uma sensação ótima!
Ela é macia e sua espessura deixa o processo de pintar mais gostoso!
Onde usar a tinta a óleo?
Ela pode ser usada na pintura de várias superfícies diferentes. As tradicionais são a madeira e a tela, que é feita de linho, junta ou lona de algodão.
Com as telas, você faz os quadros que podem ser vendidos, expostos em galerias de arte e museus ou pendurados na parede pra deixar a decoração da sua casa muito linda. Adorei!
Já com a madeira, é possível pintar partes de casas ou prédios, navios, entre outros.
As tintas a óleo tem propriedades bastante resistentes à umidade. Isso quer dizer que são ideais para pintar tanto dentro de casa quanto em ambientes externos.
Além desses usos, são ótimas na pintura de peças em gesso. Pequenas estruturas ficam lindas com elas!
Dicas de uso da tinta a óleo
Olha, o primeiro cuidado que você deve ter é preparar a superfície de base da pintura, tá? É importante aplicar um tipo de primer, ou seja, um componente que protege as fibras do material que vai receber a tinta e evita que os ácidos dela entrem em contato com ele. Também fazem a tinta pegar mais rápido na superfície.
Se não tiver gostando de alguma parte da pintura ou errar algo, é só tirar ela com uma espátula. Depois limpe o local com um paninho molhado com algum solvente, como a terebentina, por exemplo.
E atenção: se a tela ou a pintura tão totalmente secas, ainda é possível mudar, adicionar algo, melhorar o que já tá feito ou fazer um desenho ou forma bem diferentes por cima. Demais!
Isso porque a tinta a óleo tem a vantagem de demorar a secar e assim dá pra ir pintando camada por camada, uma de cada vez.
Elas podem vir com várias unidades juntas!
E aí, procurando tinta a óleo? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias! Vem conferir!
Saiba mais:
Quer aprender a desenhar e não sabe como? Então dá uma olhadinha na matéria Conheça o gabarito pra desenho.
E pra pintar bem, é legal contar com um bom espaço de trabalho. Se precisar de ajuda na montagem da sua mesinha, contrate o serviço dos nossos parceiros em Montagem de escrivaninha ou mesa para computador - móveis pequenos.
Você também pode pintar na tela do celular. Baixe o app PicsArt Color Pintar, disponível em Android ou iOS.