Veja o que é preciso pra arrasar nessa técnica que emenda retalhos de tecidos!
Patchwork
Atualizado em 30 Mar 20
3 min de leitura
Gente, o patchwork é uma técnica que emenda retalhos de costura pra criar lindas estampas nas roupas de cama, viu? Ele é feito a partir da união de três camadas: o forro, que é o tecido usado na base; o tampo, que são os retalhos; e o enchimento, que é o material pra dar volume e que fica entre as outras duas camadas.
Quer umas dicas de materiais pra arrasar no seu próprio patchwork? Vem comigo!
Utensílios essenciais pra patchwork
Base de corte: além de evitar que você risque a sua mesa com tesouras ou estiletes, a base de corte também faz com que o corte fique na medida ideal! Bom, né?
Essa base de corte tem 45 por 60 centímetros, um bom tamanho pra cortar retalhos
Cortador circular: esse utensílio permite cortar várias camadas de tecido de uma vez só! Tem diversos tamanhos de lâminas, mas o mais usado pra trabalhos em patchwork é o de 45 milímetros, tá?
Além de tecidos, esse também corta moldes, papel, EVA, fotos e retalhos de couro
Tecidos: a arte do patchwork tá em misturar tecidos. Então, não tenha medo de mesclar modelos lisos e estampados pra criar combinações únicas!
Não esqueça que é preciso ter o tecido básico pro forro também. E é sempre bom lavar eles antes de costurar, viu? Assim, vai ficar mais mole e fácil de usar!
Esse tecido é 100% de algodão e vem com 180 fios. Além de macio, é um luxo!
Linhas: elas são fundamentais pra emendar os tecidos e podem ser linhas de algodão ou poliéster!
Esse estojo vem com 48 tubos de linhas de diversas cores!
Enchimento: é o que preenche o espaço que fica entre o forro e o retalho! Quanto mais camadas, maior e mais fofinho vai ser o enchimento do seu patchwork! Os enchimentos costumam ser feitos de mantas acrílicas ou algodão.
Nesse pacote vem 1 quilo de enchimento de manta acrílica sintética
Tesouras: escolha uma tesoura própria pra cortar tecidos, conhecidas também como tesouras de alfaiataria. As tesouras convencionais podem estragar as linhas do tecido!
Essa tesoura própria pra cortar fios e tecidos é revestida de titânio!
Outros materiais
Olha, dá pra usar inúmeros utensílios pra facilitar o dia a dia de quem faz patchwork. Veja alguns desses materiais:
Régua para patchwork: além da medida de centímetros, essa régua mostra as angulações de 30, 45 e 60 graus. Muito mais fácil pra calcular o tamanho dos blocos de retalhos, né?
Essa régua de acrílico é de 15 por 30 centímetros
Alfinetes: eles são essenciais pra ajudar a prender os retalhos. Assim, dá pra ver se os blocos de tecidos tão colocados no lugar certo antes de começar a costura. E olha, vale a pena também investir num alfineteiro pra não ficar perdendo os alfinetes o tempo todo!
Os alfinetes de cabeças coloridas são mais difíceis de perder de vista!
Ferro de passar: olha, é muito mais simples costurar o vestido se ele não tiver amassado. Por isso, é bem importante contar com um ferro de passar a vapor!
Esse ferro vem com sistema autolimpante e base de alumínio antiaderente!
Máquina de costura: não é obrigatório usar máquina de costura pra fazer patchwork, mas ela agiliza bastante seu dia a dia! Dá pra encontrar máquinas próprias pra patchwork com comprimento e largura do ponto ajustáveis, controle manual de velocidade e muitos tipos de pontos! Demais, né?
Essa máquina própria pra patchwork tem 91 pontos de costura diferentes!
Ah, quer entender mais sobre máquinas de costuras pra escolher o modelo ideal pra você? Então, vem aqui que te explico!
Gostou? Aqui no Magazine Luiza, você encontra todos os materiais pra criar os mais lindos patchworks! Aproveita, viu?