Capacidade ar-condicionado por m²: guia detalhado

Capacidade ar-condicionado por m²: guia detalhado

Saiba quantos BTUs seu espaço precisa pra gelar bem

Ar-Condicionado

Atualizado em 8 Nov 24

4 min de leitura

Olha, escolher o ar-condicionado certo vai além da marca e modelo, viu? Pra garantir aquele clima fresquinho e evitar gastos extras de energia, é essencial saber a capacidade ideal que seu ambiente precisa. Quando você calcula os BTUs pro seu espaço, o resultado é um ar-condicionado que trabalha de maneira eficiente, econômica e sem forçar o aparelho.

 

E cada ambiente é único, né? Fatores como tamanho do espaço, quantidade de janelas, incidência de sol e até o número de pessoas influenciam na escolha. Saber a capacidade do ar-condicionado por m² ajuda a ajustar o aparelho conforme as suas necessidades. Quer entender como calcular isso certinho? Dá uma olhada no passo a passo fácil que preparamos pra você!

 

Índice

Como é medida a capacidade de um ar condicionado?

Por que saber a capacidade do ar-condicionado por m²?

Como calcular a capacidade de BTUs por m²

Quantos BTUs por m² (tabela de ar-condicionado por m2)?

 

 

Como é medida a capacidade de um ar condicionado?

Gente, a capacidade de um ar-condicionado é em BTUs, que é a sigla pra British Thermal Units, ou seja, é a medida da potência de refrigeração do aparelho. E aí é simples, quanto maior o número de BTUs, maior é a capacidade do ar-condicionado de resfriar o ambiente!

 

Isso quer dizer que um aparelho de ar com mais BTUs é ideal pra espaços maiores ou com mais calor, como salas bem iluminadas ou locais com bastante circulação. Interessante, né?

 

Por que saber a capacidade do ar-condicionado por m²?

Saber a capacidade de ar-condicionado certa pra cada m² é a chave pra garantir um ambiente fresco, sem gastar além do necessário. Cada espaço tem suas particularidades e, com o aparelho na potência exata, você garante o clima perfeito sem sobrecarregar o ar-condicionado e sem surpresas na conta de energia.

 

É bom saber essas coisas pra você escolher a marca, tipo de ar-condicionado, BTUs e tecnologias que vão trazer economia pro seu bolso, principalmente com um modelo inverter e sabendo a capacidade ideal. Amei!

Veja o Ar-condicionado Split Gree Inverter 9.000 BTUs com Wi-Fi

 

 

Como calcular a capacidade de BTUs por m²?

O cálculo é bem simples, viu? É só seguir dois passos básicos e, se precisar, ajustar algumas variáveis na fórmula. Confira!

 

Passo 1: comece com o tamanho do ambiente

O primeiro passo é medir o ambiente em metros quadrados (m²). Multiplique a largura pelo comprimento pra encontrar o total da área. Exemplo: uma sala de 5 metros de largura e 4 metros de comprimento tem uma área de 20 m².

 

Passo 2: multiplique pelo valor de BTUs recomendado

Pro cálculo, você vai precisar multiplicar 600 BTUs pra cada metro quadrado do ambiente. Então, em uma sala de 20 m², o cálculo inicial seria 20 x 600 = 12.000 BTUs.

 

Fatores adicionais

No caso de ambientes com muito sol, adicione de 10% a 15% ao total de BTUs. Lugares mais quentes precisam de uma força extra pra deixar tudo fresquinho, combinado?

 

Além disso, pra cada pessoa a mais no ambiente, some cerca de 600 BTUs, já que o calor do corpo também aumenta a temperatura. E se tiver muitos eletrônicos, coloca também mais 600 BTUs pra cada um que fica ligado direto, como computador e TV, pra garantir um resfriamento perfeito. Uau!

 

Agora, é só somar todos esses valores, levando em conta o tamanho do ambiente e os extras que falamos. Pronto! Esse total é a capacidade aproximada em BTUs que o seu ar-condicionado precisa ter. Legal!

Confira o Ar Condicionado Split Quente e Frio Inverter Philco

 

 

Quantos BTUs por m² (tabela de ar-condicionado por m²)?

Olha, como já comentei, pra cada metro quadrado é recomendado 600 BTUs. Então, o que você precisa é observar quantos metros quadrados tem o ambiente onde você quer instalar e, assim, descobre a quantidade que vai precisar. Demais, né?

 

Capacidade ideal de ar-condicionado pra diferentes ambientes

Olha só alguns exemplos pra te ajudar a escolher a capacidade de BTUs ideal pro ambiente:

 

Quartos pequenos (até 10 m²)

Pra um quarto compacto, sem tanta exposição ao sol, um ar-condicionado de 7.500 BTUs já deixa tudo fresquinho!

 

Salas de estar médias (entre 10 m² e 20 m²)

Se a sala tem mais espaço, recebe bastante luz e tem uma circulação de pessoas, um modelo entre 12.000 a 15.000 BTUs tá perfeito. Assim, você garante um clima agradável pra todo mundo. Adorei!

 

Escritório e home office

Pra escritórios com até 15 m² e aparelhos eletrônicos, como computador e impressora, vai de 12.000 a 15.000 BTUs pra manter o ambiente confortável, mesmo com o calorzinho extra dos equipamentos.

 

Gostou de saber como calcular a capacidade do ar-condicionado por m² e já quer adquirir um pro seu ambiente? Aqui no Magalu, você encontra o modelo perfeito!

 

Saiba mais!

Um ambiente friozinho é agradável, né? Mas em algumas estações mais secas podem prejudicar a garganta ou ressecar o nariz, já que em excesso isso pode reduzir a umidade. Então, que tal ver a matéria “Umidificador de ar: vantagens para saúde” no blog da Lu?

 

Ah, um ar-condicionado ajuda muito a tornar o espaço mais confortável, e, se esse é seu objetivo, baixe o Pinterest e veja inspirações de decoração, disponível pra Android e iOS.

 

Agora, se o que você precisa é de uma ajuda na instalação, conte com nossos parceiros!