Quanto gasta um ar-condicionado?

Quanto gasta um ar-condicionado?

Vem ver algumas opções econômicas e como calcular o consumo!

Ar-Condicionado

Atualizado em 13 Out 23

3 min de leitura

Gente, o ar-condicionado é um super alívio pros dias mais quentes, né? E é bem comum se preocupar com a conta de eletricidade na hora de usar esse equipamento, já que ele fica ligado por um tempo pra refrescar a casa. Mas não se preocupa, porque tem opções bem econômicas e você pode calcular quanto o seu aparelho tá consumindo de energia. Quer saber quanto gasta um ar-condicionado? Vem comigo!

 

Índice

O que é BTU?

Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado?

Qual ar-condicionado é mais econômico?

 

O que é BTU?

Pra começar, o BTU pode ser traduzido para português como Unidade Térmica Britânica, e é a medida que indica a potência dos aparelhos de ar-condicionado. 

 

Na hora de comprar um desses aparelhos de ar e ventilação você sempre vai ver nas informações a quantidade de BTU, e quanto maior for o valor, maior é a capacidade e rapidez de refrigeração, e maior é o espaço do ambiente que o ar-condicionado consegue resfriar.

 

A quantidade de BTU do equipamento influencia muito o consumo de energia, já que os aparelhos mais potentes costumam gastar mais. Então, um ar-condicionado de 7.500 BTU vai gastar menos que um ar-condicionado 18.000 BTU, por exemplo.

 

E tem aparelhos que podem chegar até 80.000 BTU, aí o consumo é ainda maior, mas eles são pensados pra espaços bem grandes, geralmente ambientes comerciais com mais de 100 metros quadrados.

 

Esse ar-condicionado LG tem 12 mil BTU e é super econômico!

 

Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado?

Calcular o gasto de energia do ar-condicionado não é muito difícil, viu? Pra isso, primeiro você precisa anotar algumas informações:

 

  • quantas horas mais ou menos o aparelho fica ligado;
  • quantos dias no mês você costuma usar;
  • quantos kWh/mês, ou quilowatts por hora no mês, o seu aparelho gasta — essa informação você acha bem fácil no manual do ar-condicionado ou no selo Procel de eficiência energética.

 

Com todas essas informações em mãos, agora é só multiplicar todos os valores e você vai saber quantos quilowatts o seu ar-condicionado gasta por mês. Dá uma olhadinha no exemplo que eu vou dar!

 

Imagina que você usa o ar-condicionado diariamente, mas só na hora de dormir, então o aparelho fica ligado umas 8 horas por dia, com um gasto de 20kWh/mês, que você encontrou nas informações técnicas do aparelho. A conta fica assim:

 

8 horas x 30 dias x 20kWh/mês = 4.800 kW gastos por mês

 

Aí, se você quer saber o valor em reais que isso vai dar na sua conta de luz, é só dividir o valor por 30 dias e multiplicar pela tarifa de energia que a sua distribuidora tá aplicando. Essa informação você consegue na própria conta de luz ou ligando pra concessionária de energia, tá? 

 

Então, se a tarifa de energia da sua cidade for de R$ 0,70 a cada kWh, o gasto total do seu ar-condicionado em reais no mês fica assim:

 

4.800 kW ÷ 30 x 0,70 = R$ 112,00

 

Esse ar-condicionado de 18 mil BTU tem selo A de eficiência energética!

 

Qual ar-condicionado é mais econômico?

Olha, o gasto do ar-condicionado depende muito da potência do aparelho e de quanto você usa no dia a dia. Pra ver os modelos mais econômicos, a dica é olhar o consumo de energia indicado no manual do equipamento ou no selo da Procel, que indica a eficiência energética. Os aparelhos com selo Procel A são sempre os melhores, viu?

 

Agora, os modelos do tipo inverter, como o ar-condicionado dual inverter ou o ar-condicionado preto inverter, costumam fazer mais economia porque são super modernos e mantêm a temperatura mais constante, o que acaba gastando menos energia do que os tipos de ar-condicionado que desligam quando atingem o máximo da temperatura que você escolheu.

 

A manutenção dos aparelhos também influencia bastante no consumo de energia, porque quando o ar-condicionado tá novo, tudo funciona da melhor forma, mas com o passar do tempo é importante limpar os filtros do aparelho e cuidar das peças do ar-condicionado pra elas continuarem funcionando certinho, senão o aparelho precisa fazer mais esforço pra resfriar o ambiente e gasta mais.

 

Então, é bom ficar de olho em tudo isso na hora de escolher o seu ar-condicionado novo. Mas se quiser uma mãozinha, eu já separei algumas opções super eficientes na matéria Ar-condicionado: 5 modelos econômicos, tá?

 

Viu como não é difícil saber quanto gasta um ar-condicionado? Aqui no Magalu você encontra kits de ar-condicionado completos pra sua casa, escritório ou comércio, além de várias peças e acessórios pra cuidar do aparelho. Aproveita!

 

Saiba mais

Tá em dúvida se instala um ar-condicionado na sua casa ou compra uma opção portátil? Pra te ajudar na escolha, eu conto todas as vantagens das duas opções na matéria Ar-condicionado x Ar-condicionado portátil. Dá uma olhadinha!

 

Quer controlar seu ar-condicionado direto pelo smartphone? Com os aplicativos de controle remoto universal você consegue mudar a temperatura e várias outras funções do aparelho. E o legal é que tem opções pra Android e iOS!

 

Pra uma instalação segura e confiável do seu ar-condicionado, é só chamar os nossos parceiros de serviços!