Como escolher o climatizador certo pra diferentes tamanhos de ambientes

Como escolher o climatizador certo pra diferentes tamanhos de ambientes

Descubra como escolher o climatizador certo pra diferentes ambientes. Guia completo pra trazer conforto em qualquer espaço

Climatizador de Ar

Atualizado em 30 Abr 24

5 min de leitura

Gente, o climatizador de ar é um aparelho que tem função bem parecida com a do ar-condicionado, que é a de proporcionar um clima agradável e aumentar a umidade dos espaços, fazendo com que o ar circule pelo local. Agora, dependendo da sua necessidade, modelos diferentes podem ser os mais indicados, tá? Quer saber como escolher o climatizador certo? Então vem comigo que eu te mostro!

 

Entendendo as necessidades de ventilação em ambientes diferentes

 

Pra começar, antes de decidir qual modelo de climatizador ideal, é bem importante entender direitinho a diferença entre os tipos disponíveis e sua necessidade: se você procura um pra usar em casa ou um climatizador industrial, se quer um climatizador de ar frio ou climatizador quente e frio, se quer algo robusto ou portátil e assim por diante! 

 

Pra isso, o primeiro passo é definir em quais ambientes você pretende contar com seu climatizador e umidificador de ar, pra saber o tamanho do local e, depois disso, poder escolher o modelo que vai atender direitinho, já que cada um tem uma capacidade máxima de resfriamento, tá?

 

Isso significa que se o espaço for muito grande pro modelo de climatizador escolhido, ele pode não ser eficaz o suficiente pra deixar o lugar com aquele climinha agradável, sabe?

 

Tipos de climatizador

 

Pra ficar mais fácil de entender, dá pra achar alguns tipos de climatizador, e cada um deles é indicado pra necessidades diferentes.

 

O climatizador evaporativo de parede e o de teto, por exemplo, são ideais pra espaços maiores, que têm mais pessoas circulando. Já os modelos de climatizador de ar industrial são feitos pra comércios e fábricas!

 

Os portáteis são perfeitos pra quem não quer deixar o climatizador fixo num só lugar. Esse tipo costuma ser menos potente, mas dá pra ser movido pra diferentes cômodos de um jeito fácil e prático. Adorei!



Climatizadores de parede são mais robustos e necessitam de instalação

 

Avaliando a capacidade de climatização necessária

 

Olha, na hora de avaliar a capacidade de climatização que o espaço precisa, alguns pontos são bem importantes pra levar em consideração, viu? Tamanho do ambiente e quantidade de pessoas que ficam no local são os dois fatores essenciais antes de tomar essa decisão.

 

Tamanho

 

Assim como o ar-condicionado, os climatizadores, sejam eles ventilador climatizador, climatizador e umidificador, climatizador portátil, climatizador  evaporativo e outros, precisam ter o tamanho adequado pra resfriar todo o espaço. E olha, acertar isso pode parecer um pouco complexo, mas eu tenho uma dica pra deixar mais fácil! 

 

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que a potência do climatizador não é medida pela quantidade de litros de água que ele é capaz de armazenar, como no caso dos ar-condicionados, mas sim pela quantidade de m³, ou metros cúbicos, de ar que ele insufla por hora.

 

Aí, a primeira coisa que uma pessoa costuma olhar na hora de escolher um climatizador é a quantidade de metros cúbicos que ele alcança, né? O cálculo certinho pra ter um climatizador eficiente é, então, fazer comprimento x largura x altura.

 

Depois de fazer essa conta, é só multiplicar esse resultado pela quantidade de trocas de ar que o ambiente precisa, que costuma ser de 30 a 80 por hora, dependendo do clima da região. Aí sim!

 

Fatores Climáticos Regionais: Como eles influenciam na escolha do climatizador

 

Em cidades mais frias, com temperaturas máximas de 30 graus, ocorrem cerca de 30 trocas de ar por hora. Já em regiões mais quentes, que chegam a mais de 50 graus, ou em locais que têm muitos equipamentos ligados, o número de trocas de ar pode chegar a 80 a cada hora.

 

Pra ficar mais fácil de entender como fatores climáticos influenciam diretamente na escolha do climatizador, um exemplo prático é: se um lugar tiver 100 metros quadrados e uma altura de 4 metros, o resultado da conta 100 multiplicado por 4 é 400, ou seja, 400m³. 

 

Aí, se for uma região mais fria, o ambiente vai fazer, em média, 30 trocas de ar por hora. 30 multiplicado por 400 vai dar um total de 12.000 m³ por hora. Ou seja: pra esse espaço, seria necessário um climatizador com potência de 12.000 m³ por hora, combinado?

 

Potência

 

Se você quiser o climatizador pra um ambiente pequeno, como pra um quarto, um aparelho de 60W, ou watts, já vai ser suficiente! Agora, se a ideia é usar num local amplo, aí o indicado é que o climatizador tenha a partir de 100W.

 

Características a considerar: Ruído, Consumo de Energia e Portabilidade

 

Agora que você já aprendeu a escolher o climatizador ideal de acordo com tamanho e potência dele, só precisa considerar também alguns detalhes que fazem a diferença na hora de usar o aparelho, como ruído, consumo de energia e portabilidade.

 

Ruído

 

Gente, o ruído do climatizador nada mais é do que o barulho que ele faz enquanto tá ligado. E uma coisa é certa: quanto menos ruído fizer, melhor é pra quem tá no espaço, né?

 

Pra saber se um climatizador é silencioso, basta verificar a capacidade de ruído dele: se for menor que 60dB, ou decibéis, ele é um modelo considerado silencioso.

 

Consumo de Energia


Uma boa notícia é que, independente do modelo, os climatizadores são aparelhos mais econômicos do que os ares-condicionados, já que eles consomem menos energia! É que a proposta é proporcionar um ambiente com clima agradável, mas consumindo o mínimo possível.

Agora, assim como outros aparelhos que dependem de energia elétrica, tem modelos de climatizadores que são mais econômicos que outros, tá? Pra saber direitinho é só procurar pelas etiquetas de eficiência energética do Inmetro e Selo Procel. Dê prioridade também pros climatizadores de classe A, que consomem menos do que os outros.

 

Portabilidade

 

Um climatizador portátil é uma opção prática, sustentável, versátil e incrível pra quem quer um aparelho que possa mudar de lugar sempre que precisar. 

 

Além de ser fácil de mover, ele é ideal pra quem pensa em levar um climatizador pra viagem e procura uma alternativa que consome pouca energia, tem custo inicial baixo e seja fácil de instalar, já que só precisa conectar ele na tomada e colocar água no reservatório pra começar a usar!

 

Agora, tem um detalhe bem importante: os climatizadores portáteis costumam ter um alcance de resfriamento menor do que as opções mais robustas ou um ar-condicionado, tá? Por isso, eles são indicados pra espaços menores e com baixa circulação de pessoas.

 

Climatizadores portáteis são indicados pra diversas ocasiões

 

 

Aqui no Magazine Luiza você encontra o climatizador de ar ideal pra vários tamanhos de ambientes. Aproveita!

 

Saiba mais

 

Quer aprender os detalhes pra comprar seu climatizador sem erro? Na matéria Guia dos tipos de climatizadores: Qual é o ideal para sua necessidade? eu dou várias informações que vão te ajudar a tomar uma decisão certeira!

 

Quer ficar de olho na previsão do tempo pra se preparar? O app Climatempo é ideal pra isso! E o melhor é que ele tá disponível pra download gratuito pra Android e iOS. Amei!


Precisa de ajuda pra instalar seu aparelho de climatização em casa? Conte com o serviço dos nossos parceiros!