Descubra a importância deles e deixe a manutenção do seu carro em dia!
Motos
Atualizado em 4 Jun 18
2 min de leitura
Gente, quem dirige conhece o próprio carro como a palma da mão, né? Basta um barulhinho ou um comportamento diferente pra saber que algo não tá bem com o veículo. E se a direção fica puxando mais pra um lado ou vibrando demais, talvez seja o momento de fazer um alinhamento e balanceamento das rodas e pneus. Agora, vem comigo que eu te explico a diferença entre os dois procedimentos!
Alinhamento
Quando o carro passa por buracos ou o pneu bate contra o meio-fio da calçada, as rodas podem ficar desalinhadas em relação ao volante. E você percebe isso ao dirigir. Mesmo com o volante reto, dá pra sentir que o carro faz um pouquinho de força pra ir pra um lado ou outro. Se isso acontece com o seu, atenção, pois ele precisa de um alinhamento!
Essa manutenção, que é uma das mais comuns que se faz num carro, basicamente ajusta os pneus pra que eles fiquem alinhadinhos entre eles e também com a direção do carro. Isso faz com que o carro volte a andar em linha reta sem que você precise colocar força no volante.
Balanceamento
Pro seus pneus rodarem direitinho, sem vibrações, todas as partes dele precisam ficar bem equilibradas entre si, viu? E, conforme o carro passa em buracos e até faz curvas pra vários lados, naturalmente a roda, o pneu e a câmara, quando ela é usada, vão ficando desalinhados.
E um dos problemas que isso causa são aquelas tremedeiras no volante enquanto você dirige, principalmente em altas velocidades.
Daí, pra corrigir esse problema de equilíbrio entre rodas, pneus e câmaras, o mecânico vai colocando pesinhos de chumbo na roda pra deixar o carro balanceado. Assim, você tem um carro com mais estabilidade nas ruas, avenidas e estradas!
Importância de fazer alinhamento e balanceamento
Segurança sempre vem em primeiro lugar, né? O carro precisa andar em linha reta, e se não andar direito, pode perder a direção, bater em algo que tá perto, provocando algum tipo de acidente. E além da segurança, também tá o conforto, já que, se o carro trepida, a viagem se torna bem incomoda.
Deixar de fazer o alinhamento e balanceamento do carro também faz com que os pneus se gastem mais rápido. Ou seja, andar com um carro assim coloca sua vida e a dos outros em risco, além de acrescentar alguns gastos extras nas suas contas!
Saiba quando fazer balanceamento e alinhamento
Se, ao dirigir, o volante tá trepidando muito ou o carro puxa pra um dos lados numa linha reta, é bom procurar uma oficina. O ideal é que você faça essas manutenções seguindo as instruções do manual do seu automóvel, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
E sempre que colocar pneus novos no carro também precisa calibrar, alinhar e balancear antes de sair dirigindo, tá?
Dá pra economizar tempo e dinheiro prestando atenção nos ruídos e comportamento do carro. Então aproveita pra pegar mais dicas
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