Vem ver as diferenças deles e acerte na escolha!
Pneus
Atualizado em 27 Abr 23
5 min de leitura
Gente, os pneus AT e LT são bem diferentes, viu? E saber o que muda em cada um é super importante pra você escolher o tipo de pneu certo. Afinal ele é um item automotivo que não serve só pra rodar, mas também dá segurança pros carros e caminhões. Quando você escolhe o pneu próprio pra cada terreno, a direção fica mais macia e os passageiros mais confortáveis.
Quer entender melhor o que é o pneu AT e LT e suas diferenças? Vem comigo que eu te conto tudo!
Índice
Pra começar, é importante saber o que as siglas AT e LT significam. Elas vêm do inglês e são muito usadas pra pneus de caminhões e carros maiores, tipo caminhonetes e SUVs.
A primeira delas, AT, quer dizer All Terrain, ou seja, todos os terrenos. Já o LT significa Light Truck, algo como caminhão leve, tá? Essas siglas foram criadas pro o código internacional de classificação de pneus. Aí, no mundo todo elas têm o mesmo significado.
Esse código é um sistema padrão que dá informações importantes sobre as características de cada tipo de pneu automotivo. Ele tem uma série de letras e números que você consegue ver na lateral do pneu e que ajudam na hora de escolher o pneu certo pro seu veículo. Legal!
Agora que você já tá por dentro do que são os pneus AT e LT, chegou a hora de conhecer as diferenças entre eles. Vamos lá!
O pneu AT, ou all terrain, foi feito pra rodar em todo tipo de estrada, desde asfalto até as estradas de terra ou areia. Pra isso, a parte do pneu que fica em contato com o chão tem que ter sulcos bem largos e fundos, que são aqueles desenhos no pneu, sabe? Com isso, o pneu fica mais firme no chão e tem mais tração mesmo em estradas que não são muito retinhas ou que escorregam muito.
Além disso, os pneus AT geralmente têm paredes laterais reforçadas pra proteção contra danos causados por impactos. Demais!
Ele é indicado pra veículos que rodam bastante em estradas mais irregulares, como as de terra e areia. Ou pra quem quer um pneu versátil que consegue rodar em vários tipos de terrenos.
Esse pneu AT tem desenhos bem marcados.
Já o pneu LT, ou pneu pra caminhões leves, é próprio pra veículos de cargas, tipo picapes e utilitários esportivos. Eles foram feitos pra suportar cargas pesadas e oferecer maior durabilidade em condições de carga e estradas difíceis.
Pra isso, ele tem uma construção bem reforçada, com paredes laterais mais grossas e uma estrutura mais resistente por dentro. Aí sim!
Caminhões com esse pneu LT podem aguentar mais de uma tonelada de carga!
Olha, além de ficar de olho no tipo do pneu, é importante você ver outras descrições sobre ele na hora de comprar, viu? Assim, você não vai errar na escolha. Vem saber mais!
A primeira coisa pra checar quando você for comprar um pneu é a medida. Isso porque cada carro tem uma diferente, tá? As medidas ficam na lateral do pneu do carro e são representadas por uma série de números e letras, como 205/55R16, por exemplo.
Esses números e letras indicam a largura do pneu em milímetros, a relação entre a altura e a largura do pneu, o diâmetro da roda em polegadas e o tipo de construção do pneu, que pode ser R pra radial e D pra diagonal.
Seguindo o exemplo, o pneu tem 205mm, ou milímetros, de largura, 55 é a razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu. Já o R diz que o pneu é radial e 16 é a medida do diâmetro interno, em polegadas.
Mas não precisa se preocupar com tantas informações, porque isso vem no manual do carro e você pode perguntar nas lojas de pneus também, tá?
O índice de treadwear é uma classificação que aparece também na lateral do pneu e mostra a durabilidade dele. Quanto maior esse número, melhor, viu?
É importante escolher um pneu com um índice de treadwear certo pro tipo de uso do seu veículo. Além disso, pneus com maior treadwear podem ser mais caros, só que mais econômicos a longo prazo.
Outra característica importante é a aderência, que diz o quanto o pneu se fixa no chão. Ela é indicada pelo índice de tração, representado por letras na lateral do pneu, tipo A, B ou C. A letra A indica a melhor aderência em piso molhado, enquanto a letra C indica a menor aderência.
Quanto maior a aderência do pneu, mais segurança você tem.
O pneu também precisa aguentar várias temperaturas pra garantir a segurança de todo mundo. Esse índice também é representado por letras na lateral. Aqui, a letra A indica a melhor resistência à temperatura. Isso quer dizer que ele consegue segurar menos calor, mesmo com o veículo em alta velocidade ou em estradas muito quentes.
Nem todos os pneus têm câmara de ar. Ela tá presente só nos modelos com construção diagonal. Por isso, é importante saber se o seu veículo precisa desse tipo de pneu antes de comprar novos, combinado?
Por fim, ainda é importante observar se o pneu tem o selo do Inmetro. Esse selo é obrigatório pra todos os pneus vendidos no Brasil. Ele indica que os pneus foram fabricados de acordo com as normas vigentes e têm boa qualidade.
O selo tem informações sobre o índice de resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e ruído externo do pneu, com classificações de A a E pra cada categoria. Ah, o seu pneu step também precisa desse selo, tá?
E aí, gostou de conhecer as diferenças entre os pneus AT e LT? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias marcas e todos os tipos de pneu em promoção pro seu veículo. Aproveita!
Saiba mais
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