Eu te conto o que olhar na hora de escolher o seu!
Pneus
Atualizado em 29 Jan 24
3 min de leitura
Gente, os pneus em promoção são acessórios automotivos que fazem toda a diferença pro seu carro e ainda ajudam a manter a saúde do bolso, né? Agora, na hora de escolher um novo pro veículo, podem aparecer algumas dúvidas. Por isso, eu preparei essas dicas pra te ajudar. Vem comigo!
Olha, o manual do carro diz qual é o tipo de pneu ideal pra ele. Mesmo assim, é legal você entender o que significa cada número e letra que aparecem gravados nesse acessório automotivo e que falam sobre largura, altura, aro, índice de carga e índice de velocidade.
Por exemplo, se os três primeiros números são algo como 205/55R16, isso quer dizer que 205 é a largura em mm, ou milímetros, do pneu de uma extremidade à outra. Já o segundo, 55, é o percentual de altura considerando da banda de rodagem até o aro. Quanto menor esse número, mais baixinho o pneu. E o terceiro, 16, é o tamanho do aro. Ou seja, o diâmetro interno do pneu. Esse valor precisa coincidir com o aro da roda do carro, tá?
Depois dessas informações, aparecem o índice de carga e de velocidade. É o caso de 82H. O número mostra a carga e a letra, a velocidade. Esses são códigos, tá? No caso, querem mostrar que o pneu aguenta até 485kg, ou quilos, e 210 km/h, ou quilômetros por hora.
Esse pneu da Goodyear tem configurações 175/65R14 86H.
Depois de encontrar pneus em promoção pra equipar no seu veículo, é bom cuidar pra que eles durem o máximo possível, né?
Uma dica que vai te ajudar com isso é: fique de olho na pressão recomendada pelo fabricante do carro. Quando ela não tá regulada, pode aumentar o gasto de combustível, por exemplo.
É bom acompanhar sempre esse detalhe e melhor ainda se o pneu tiver frio. É só usar um calibrador num posto de gasolina, por exemplo.
Outras dicas são:
A rotação dos pneus é como um rodízio pra manter o desgaste de todos eles bem uniforme. O recomendado e fazer essa mudança a cada 8 mil ou 10 mil quilômetros, a menos que o manual do carro diga algo diferente.
Quando o carro puxa pra um lado, mesmo numa estrada retinha e lisa, é um sinal de que pode ser hora de um alinhamento. Isso deve ser feito por uma oficina de confiança sua, tá? É porque precisa de equipamentos especiais e próprios pro serviço.
É algo que vai melhorar o conforto ao dirigir e também dá uma força pra que pneus durem mais. Uma dica: na maioria dos casos, o indicado é fazer troca de peças da suspensão depois desse procedimento.
É fácil ver quando o pneu tá desgastado e é hora de trocar. Quando tá novo, tem sulcos, aqueles espaços que são mais fundos do que a superfície, sabe? Neles, tem pequenos pontos um pouquinho mais altos. Aí, quando eles ficarem alinhados com a parte mais externa da borracha, é porque você precisa colocar pneus novos. Bem simples!
Outra alternativa é contar com um medidor de profundidade de sulcos. É só deixar esse acessório no porta-luvas e, de vez em quando, dar uma olhada. A medida não pode vir com menos de 1,6mm de altura.
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Trocou os pneus e vai dar um passeio com a meninada no carro? Antes, vale conferir se a cadeirinha tá em dia. Se precisar escolher uma nova, dá uma lida na matéria Cadeirinha: inove com acessórios!.
E pra deixar seu automóvel com a manutenção sempre em dia, tem um app que faz esse controle de um jeito bem simples! O Drivvo tá disponível pra Android e iOS.
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