Qual a calibragem certa do pneu?

Qual a calibragem certa do pneu?

Vem ver como manter seus pneus sempre em dia!

Pneus

Atualizado em 27 Abr 23

5 min de leitura

Gente, a calibragem do pneu é super importante pra segurança no trânsito e também pros pneus durarem mais e funcionarem bem sempre. E pra garantir tudo isso, é bom saber como o processo de calibrar funciona e como fazer do jeito certo. Quer saber todos os detalhes pra uma calibragem perfeita? Então, vem comigo!

 

Indíce

  1. Por que calibrar os pneus?
  2. Como calibrar o pneu?
  3. Tipos de calibragem

 

Por que calibrar os pneus?

Pra começar, a calibragem dos pneus, esse acessório automotivo que não pode faltar, é uma forma de manter seu veículo sempre funcionando da melhor forma. Basicamente, esse processo serve pra manter a pressão dentro do pneu na medida certa pra ele rodar com segurança e suportar o peso do veículo. E como o pneu é um acessório de borracha vazio por dentro, tem que encher com uma quantidade de ar antes de usar.

 

Os pneus de veículos novos já vêm cheios da fábrica. Mas com o dia a dia rodando nas estradas e ruas, o ar dentro do pneu vai saindo e você precisa estar sempre enchendo de novo. E é isso o que a calibragem faz!

 

Quando os pneus ficam murchos, o automóvel perde a firmeza no chão e acaba não tendo um bom desempenho na hora de andar. Pra piorar, isso pode causar acidentes graves. E, além de tudo isso, o pneu que não tá bem calibrado faz o carro gastar mais combustível. Ninguém quer passar por isso, né?

 

Calibrar os pneus é super importante antes de colocar o pé na estrada!

 

Como calibrar o pneu?

Olha, a calibragem é feita com máquinas próprias que jogam o ar com a pressão certa pra dentro dos pneus. E cada tipo e modelo de veículo tem que receber uma quantidade certa de ar, tá? Afinal, pneus pra moto são menores e carregam menos peso que os pneus pra ônibus e caminhão, por exemplo.

 

O legal dessas máquinas que calibram pneus é que você coloca a quantidade certinha de ar que cada pneu precisa. Você consegue ajustar a pressão, que é medida em libras, colocando o valor direto na máquina. Aí ela manda o ar pro pneu a partir de uma mangueira que só deixa passar o tanto que você escolheu de ar. Demais!

 

É bem fácil encontrar as máquinas de calibragem em postos de combustível. Mas também dá pra fazer isso em lojas de pneus e oficinas mecânicas. Ah, geralmente você não precisa pagar nada pra calibrar o pneu, mas alguns tipos de calibragem especiais podem ser cobrados, tá?

 

E pra fazer o processo do jeito certo, tem algumas informações bem importantes que você precisa saber antes. Aproveita que eu separei elas aqui pra você dar uma olhadinha!

 

Medidas do pneu

Lembra que a quantidade de ar em cada tipo de pneu varia? Por isso, é super importante saber as medidas do seu pneu antes de calibrar. Assim você vai ter exatamente o valor que vai colocar na maquininha pra encher o pneu.

 

Todo pneu tem um código que diz certinho todas as medidas dele, viu? E essas medidas ajudam a saber exatamente quanto ar vai dentro do pneu. Então, a calibragem do pneu 175/65R14 vai ser diferente da calibragem do pneu 175/70R13 por exemplo. 

 

Pra saber qual a calibragem do pneu a partir do código dele, você encontra tabelas na internet. E os profissionais de mecânicas e oficinas também podem ajudar.

 

A calibragem de pneus 185/65 R1 é própria pra carros de passeio

 

Pneu com carga

Ah, a quantidade de peso que o veículo tá carregando também faz toda a diferença. Isso porque se ele tiver muito pesado, o pneu precisa ter ar suficiente pra suportar o peso, mas não pode ter ar demais pra não arriscar rachar ou explodir.

 

Os pneus pra carro, por exemplo, podem receber muito peso quando você vai viajar com bastante bagagem e passageiros. Mas também podem carregar só uma pessoa no dia a dia de trabalho na cidade. Aí a hora de calibrar muda bastante.

 

Pra você ter uma ideia, a calibragem do pneu 175/70R14 com muita carga tem que ser de 30 libras no pneu da frente e 32 libras no de trás. E com menos peso você pode colocar 28 libras na frente e 30 libras atrás. Já a calibragem do pneu 195 55 R15 pode mudar de 30 libras com menos peso a até 35 libras com o carro bem cheio. Uau!

 

Pneu sem carga

Agora, se o pneu não tá carregando muito peso, a quantidade de ar é outra na hora de calibrar. Por exemplo, a calibragem de pneu de moto de profissionais que entregam encomendas tem que ser diferente da calibragem de pneu da Biz 125, que é um modelo pequeno pra carregar só quem dirige e no máximo um passageiro.

 

Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.

 

Tipos de calibragem

Sabia que tem dois tipos de calibragens diferentes? Cada tipo funciona de um jeito e tem as suas vantagens. Vem ver!

 

Calibragem com ar comprimido

Olha, a calibragem com ar comprimido é a mais conhecida, tá? É aquela que você encontra em postos de gasolina e geralmente você não precisa pagar. Além de ser bem fácil de encontrar, ela é super prática. Você mesmo pode fazer a calibragem e deixar seus pneus prontos. Aí sim!

 

Calibragem com nitrogênio

Já a calibragem com nitrogênio é um processo especial. Isso porque esse processo separa o gás nitrogênio que tá no ar e manda só ele pra dentro do pneu. 

 

A vantagem disso é que o pneu fica cheio por muito mais tempo. Pra ter uma ideia, quando você enche o pneu com ar comprimido, tem que fazer isso toda semana ou no máximo a cada 15 dias. Já com o nitrogênio você pode ficar tranquilo sem encher de novo por 45 dias ou mais. Incrível!

 

Ah, mas a calibragem com nitrogênio não é tão fácil de encontrar. Você vai achar em lugares especializados como auto centers e oficinas. Além disso, essa calibragem não é grátis. Tem lugares que cobram entre R$5 a até R$15 pelo serviço, tá?

 

Gostou de saber mais sobre a calibragem de pneu? Aqui no Magalu você encontra várias marcas e modelos de pneus, além de vários outros itens automotivos. Aproveita!

 

Saiba mais

Na hora de calibrar, você viu que é super importante saber as medidas do pneu, né? Por isso, na matéria Largura e altura do pneu eu conto tudo o que você precisa saber sobre essas medidas. Dá uma olhadinha!

 

Quer acompanhar quanto você tá gastando de combustível pra economizar? O app Fuelio te ajuda com isso! Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

E se precisar de uma mãozinha pra fazer a manutenção do seu veículo, pode chamar os nossos parceiros de serviços!