Boia do Tanque de Combustível: conheça!

Boia do Tanque de Combustível: conheça!

Ela te avisa quando é hora de abastecer seu automóvel

Autopeças

Atualizado em 28 Fev 22

3 min de leitura

homem colocando combustível no carro

Gente, a boia de combustível é parte fundamental do veículo! É ela que informa ao marcador do painel a quantidade de gasolina do tanque do carro, moto e caminhão, assim você sempre sabe qual a hora de abastecer. Aí sim! Mas pra essa peça funcionar direitinho, alguns cuidados são necessários, tá? Vem comigo que eu te conto tudo sobre esse acessório automotivo super importante!


Afinal, o que é a boia do tanque de combustível?


Olha só, a boia é o sensor responsável por medir quantos litros de gasolina, diesel ou etanol tem dentro do tanque. Ela flutua na superfície do líquido e tá diretamente ligada ao painel, informando o nível de combustível do tanque pro marcador, que mostra ao motorista, pelo ponteiro, quando é a hora de abastecer. Demais! 

 

boia de braço do tanque de combustível

Boia de braço: ideal pra veículos leves como carros e motos


Boia de braço e boia tubular 


Existem dois tipos de boias de combustível disponíveis no mercado: a de braço e a tubular.


A primeira é a mais comum. É uma haste de metal articulada com o flutuador bem na pontinha! Essa parte da peça é ligada à uma resistência elétrica, que mostra no painel quanto de carburador vem no tanque. Uau!


Já a tubular tem, adivinha? Formato de tubo! Nela são os pulsos eletromagnéticos que te contam o quanto você ainda pode andar com o veículo e qual a melhor hora pra encostar em um posto.


Quando for pra trocar a boia do seu carro, é importante saber qual é o modelo correto pro tanque, tá? Veja isso diretamente com o fabricante ou com o profissional que fará pra você.

 

boia tubular do tanque de combustível

A boia tubular é usada em veículos maiores, como vans e máquinas agrícolas


Cuidados com a boia

A boia do tanque de combustível se desgasta normalmente com o tempo. O plástico e o metal que compõem o item, mesmo resistentes, tão sempre em contato com produtos químicos corrosivos muito fortes! Aí é interessante fazer a checagem do veículo regularmente.


Mas tem uma série de coisinhas que podem acelerar o mau funcionamento, viu? Se liga!


- Andar com o carro sempre na reserva força o leitor e os fusíveis da peça, que correm o risco queimar. Essa prática também acumula sujeiras no fundo do tanque, que invadem o sistema de ignição. Aí não dá!


- Gasolina de má qualidade prejudica o veículo por completo. Abasteça em postos de confiança, combinado?


- O etanol costuma dar problema na boia com mais facilidade. A água presente no líquido oxida a peça! Se você usa esse tipo de combustível, verifique o estado do item com mais frequência.


- Pra fazer a troca da boia, é preciso remover o banco de trás do carro e tirar a parte elétrica. Por isso, procure sempre um profissional qualificado pra fazer o serviço! Demora, em média, uma hora pra fazer tudo. Rapidinho, vai!


- Troque o filtro do combustível a cada dez mil quilômetros.


- Se o ponteiro continuar informando a quantidade errada de gasolina mesmo com a boia em boas condições, o defeito provavelmente é no painel, viu? Pode ser algum fio desconectado ou rompido.


- Ah! Veículo parado em via pública por falta de combustível dá multa e quatro pontos na carteira. Evite essa dor de cabeça mantendo o tanque sempre abastecido!


Precisando de uma boia pro tanque de combustível? Tem aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Segurança em primeiro lugar! Na matéria Pastilha de freio: quando trocar? eu te conto tudo sobre essa peça importantíssima pro seu automóvel. Não perde!


Viaje de carona e economize na gasolina! A BlaBlaCar te mostra todos os motoristas indo pro mesmo destino que o seu. Disponível pra Android e iOS!


Nossos parceiros te ajudam a realizar o sonho do carro próprio. Não perca essa chance!