Como trocar um pneu furado?

Como trocar um pneu furado?

Eu te explico de um jeito prático como fazer essa mudança

Autopeças

Atualizado em 3 Dez 10

4 min de leitura

Gente, trocar o pneu furado pode ser bem mais fácil do que parece, viu? E dá até pra fazer isso sem sujar as mãos! Agora, se você quer algumas dicas sobre como parar o carro com segurança, colocar a sinalização necessárias durante a troca e escolher as ferramentas certas pra esse serviço, vem comigo dar uma olhadinha no que separei pra te ajudar:


Primeiro passo: pare e use a sinalização correta
 
O pneu furou? A primeira coisa a fazer é ligar o pisca-alertam, encontrar um lugar seguro pra parar o carro e encostar devagar. Se você tiver numa avenida muito movimentada e sem acostamento, então é melhor você procurar um local que tenha menos trânsito pra você ter o tempo necessário pra fazer a troca sem atrapalhar o trânsito e evitar qualquer tipo de acidente.


 
Daí, assim que desligar, puxe o freio de mão e engate a primeira marcha. Isso vai garantir que o carro não se mexa durante a troca!

 

Depois, pegue o triângulo dentro do carro. Ele deve ser colocado, no mínimo, a 30 metros de distância da traseira do veículo, viu? Muitas pessoas não sabem disso e deixam o triângulo praticamente encostado no carro, e daí, não adianta, né?

 

É que, a função do triângulo é avisar aos outros motoristas que tem alguma coisa de errada com o seu veículo. Então, se você coloca o triângulo bem pertinho do automóvel, os outros motoristas vão perceber que tem algum problema somente quando ficarem bem próximos e isso prejudica o trânsito.

 

Quando colocado na distância correta, as pessoas conseguem desviar com antecedência, fazendo com que o trânsito flua melhor, evitando os congestionamentos e possíveis acidentes.

 

Então, pra saber a distância correta é só usar a regrinha de 1 metro de distância pra cada km/h de velocidade da via que você tá. Por exemplo, se o limite de velocidade da via for 60 km/h, o ideal é colocar a sinalização a 60 metros. Bem simples, né?
 

Segundo passo: tenhas as ferramentas necessárias à mão

                  

O macaco é um acessório essencial pra troca do pneu


Depois dessa primeira etapa, você precisa separar as ferramentas que vai usar durante a troca. Pegue o macaco e a chave de roda, tá?

 

Eles também costumam ficar no porta-malas, embaixo do carpete e do estepe, mas isso pode variar de modelo pra modelo. Então, pra ter certeza, procure no manual do seu veículo a localização desses acessórios antes de precisar!

 

Uma boa dica é deixar no carro luvas pra usar na hora da troca dos pneus. Assim você evita estragos nas unhas, sujeira ou até mesmo de machucar a mão.

 

Normalmente o macaco tá fechado, então tem que abrir ele um pouco, em torno de uns 20 centímetros antes de colocar embaixo do veículo. Isso economiza seu tempo, já que, depois que ele é encaixado no carro fica mais difícil girar a manivela, né? 

 

Depois, coloque o macaco perto da parte debaixo da lataria do carro, ao lado do pneu que você vai trocar. O acessório deve ser encaixado na canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro que foi projetada pra receber o macaco.

 

Nos modelos dos carros mais atuais, tem uma pequena marca, geralmente uma seta apontando pra baixo, logo atrás da roda dianteira ou na frente da roda traseira. É ali que o macaco deve ser encaixado, viu?

 

Depois de firmar bem o macaco entre o chão e o carro, você pode começar a desapertar os parafusos das rodas com a chave. Pra isso, coloque a chave nos parafusos e gire ela no sentido anti-horário. Afrouxe os parafusos, mas não tire eles totalmente ainda!
 

Sai pneu furado, entra o estepe
 
Agora que já afrouxou todos os parafusos, volte pro macaco e suba o carro a uma altura necessária pra você tirar a roda com o pneu furado. Não suba demais o veículo porque isso só vai gastar mais seu tempo.

 

Daí, depois que colocar o carro na altura ideal pra tirar a roda, termine de soltar os parafusos, tire todos e guarde bem até terminar o resto.  Retire a roda com as duas mãos e tenha cuidado pra não derrubar em você, combinado?

 

Em seguida, pegue o estepe do carro e coloque no lugar do pneu furado.


Descendo o carro
 
Depois de encaixar o estepe, rosqueie um pouco os parafusos pra eles não escaparem. Então, desça o carro com o macaco um pouco e, quando o pneu encostar no chão, comece a apertar os parafusos no sentido horário, o mesmo do relógio, sabe?

 

Quando não conseguir mais apertar eles, pode descer o resto do macaco e volte a apertar o parafuso com a chave, agora com mais força. Tenha certeza de que eles ficaram bem firmes, tá?


 
Prontinho, agora é só guardar tudo nos seus devidos lugares dentro do carro e levar o pneu furado o mais rápido possível a uma borracharia. Não deixe isso pra depois porque, se outro pneu furar, você não vai ter como fazer a troca, né?


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