Qual é a importância desses detalhes? Vem comigo que eu te conto!
Autopeças
Atualizado em 4 Jun 18
3 min de leitura
Gente, na hora de trocar os pneus do carro é normal bater aquela dúvida sobre qual escolher, né? Afinal, com tantos modelos diferentes por aí, é difícil saber qual é o ideal. Mas não precisa se preocupar, viu? Dois detalhes que você precisa levar em consideração são a altura e a largura dele, já que isso faz toda a diferença até mesmo pra sua própria segurança, sabia? Pois é! Agora, vem comigo que eu te conto melhor!
A importância da altura do pneu
Na hora de escolher a altura do pneu pro carro, você encontra opções de perfil alto e baixo. Ou seja, se a distância entre a parte do pneu que fica em contato com o chão e a outra que fica grudada na roda é grande ou pequena.
Daí, se escolher um pneu mais baixo, o recomendado é aumentar o tamanho do aro da roda. Já o pneu mais alto pode ser colocado num aro menor. O que você precisa ter em mente é que o conjunto da roda junto com o pneu fique do tamanho ideal pro seu veículo.
Se os dois forem grandes ou pequenos, você será prejudicado. Por exemplo, se a roda for alta e o aro maior, o conjunto pneu e roda não vai caber perfeitamente no carro, raspando na lataria e até no amortecedor. Então, fique de olho nisso, combinado?
Pneu alto ou baixo
O pneu de perfil alto é o modelo mais comum que você vê pelas ruas, tá? Como ele tem mais borracha, se escolher um desses, talvez você precise diminuir o tamanho do aro da roda. E o de perfil baixo tem aquele visual mais esportivo e moderno, com aros diferentões que se destacam bastante.
Por ter mais borracha, ele oferece mais segurança e durabilidade às rodas do seu automóvel. Elas ficam mais distantes dos buracos, calçadas e outros obstáculos que, num impacto, podem danificar a estrutura.
Além disso, na hora de calibrar, cabe mais ar dentro do pneu de perfil alto. Por isso, ele aguenta melhor os trancos nas ruas e estradas.
Já o pneu de perfil baixo tem como vantagem a melhora do centro de equilíbrio do carro, principalmente nas curvas feitas em alta velocidade. Ele também deixa a frenagem mais rápida, obedecendo com precisão o seu comando pra parar. Ou seja, basicamente fica mais fácil controlar o carro, mesmo andando rápido.
Agora, se você prefere pneu mais baixo, aqui vai uma dica: tenha muita paciência no trânsito e desvie dos buracos. Como ele tem menos borracha e pouco ar dentro, pode rasgar com mais facilidade.
A largura ideal do pneu
Pra muita gente, a largura do pneu é uma questão de estética e estabilidade. Pneus mais largos costumam deixar o carro mais estável, mas isso não significa que o seu também vai ficar. Saiba que a largura ideal é aquela que a fabricante aponta no manual do automóvel, tá?
Alguns carros podem receber pneus com larguras diferentes, e isso tá no manual. Aí dá pra escolher tranquilamente, né? Mas alguns motoristas ainda escolhem pneus muito largos porque consideram eles mais bonitos, além de dar aquele ar esportivo pro veículo. Tome cuidado!
Pneus largos demais também podem raspar na lataria e no amortecedor do seu carro. Isso pode colocar sua segurança em risco. Além disso, largo ou estreito demais, ele muda o jeito de dirigir o veículo. Em alta velocidade, numa curva, o carro pode perder o equilíbrio!
Quando uma empresa fabrica um carro, ela escolhe a configuração certa pra que ele tenha o melhor desempenho. Por isso, ao colocar um pneu com largura errada, isso pode desde aumentar o consumo de combustível até aumentar as chances de um acidente.
Aqui no no Magazine Luiza tem pneus com diferentes alturas e larguras, prontinhos pra colocar no carrinho de compras e levar!