Saiba os cuidados que você precisa ter com a sua saúde durante a gravidez
Amamentação
Atualizado em 7 Dez 12
3 min de leitura
Gente, pra ter um bebê saudável e uma gravidez tranquila, tem que se alimentar direitinho, viu? É que além de fazer o bebê se desenvolver bem, os alimentos também ajudam a diminuir o seu cansaço, os enjoos e te preparam pro parto. Quer ver? Vem comigo, que eu te conto tudinho!
O que comer
Pra começar, na gestação você precisa lembrar que tá comendo por dois, viu? Tudo o que você come é mandado pro bebê! Por isso que nessa fase, tem algumas vitaminas e minerais que são indispensáveis pro bebê, principalmente nas primeiras 12 semanas, quando ele tá na parte mais delicada da formação dele.
Daí, uma das vitaminas é o ácido fólico, responsável por formar o sistema nervoso central da criança. Então, abuse do abacate, da laranja, do quiabo e das verduras escuras como couve e espinafre. Os cereais com feijão e a lentilha também são ricos nisso e super-recomendados, viu?
Agora, o ferro, cálcio, vitamina A e zinco também são outras vitaminas bem importantes. Por isso, é bom ter um equilíbrio entre as proteínas de carnes magras, como o frango e peixes, que têm um destaque especial porque são ricos em ômega 3, 6 e 9. E pra ter bastante vitamina A, coma frutas e verduras amarelas como manga, cenoura e mamão. Legal!
O que não comer
Mas, olha, apesar de ser um momento lindo, a gravidez pode criar gases, cansaço e causar muito enjoo, né? É que as mudanças nos hormônios fazem o seu corpo trabalhar de um jeito diferente, tá?
Já pra ter bem estar e energia todos os dias, fuja dos alimentos processados como comida enlatada e congelada. É que eles são muito pobres em vitaminas, fibras e têm muito açúcar, gordura e sódio, que podem piorar os enjôos, aumentar a pressão e fazer o açúcar no sangue subir.
E por falar em açúcar, muitas mamães podem sofrer de diabetes na gravidez, viu? Por isso, prefira o açúcar das frutas, troque o açúcar refinado pelo demerara, a farinha comum pela integral e prefira os azeites no lugar de óleos. Muito bom!
Substituir farinha processada pela integral diminui os gases e melhora o bem estar
Outro grande vilão é a cafeína. Se você não vive sem chá, café e outras bebidas à base de cafeína, precisa diminuir o ritmo pra uma xícara por dia, no máximo. E refrigerantes, nem pensar! Um dos grandes problemas que grávidas enfrentam é a prisão de ventre e gases. Fuja de bebidas que podem te deixar pior! E as que gostam de bebidas alcóolicas, já sabe, né? Estão proibidas até você parar de amamentar, combinado?
Em vez disso, abuse dos sucos naturais, das infusões de ervas como camomila, erva doce e cidreira, que são digestivos e que vão te dar uma sensação de bem estar e regular o intestino, que fica um pouco preguiçoso. E água, é claro! Não esqueça que ela deixa você com a pele e cabelo hidratados, pra aumentar o brilho natural que toda mulher grávida já tem! Adorei!
Troque chás com cafeína por infusão de ervas naturais como camomila ou erva doce
Por último, o que tem que sair do seu cardápio enquanto você tiver grávida ou amamentando são as carnes e peixes crus. Nada de ir ao restaurante e pedir um quibe cru, ceviche ou sushi. Alguns queijos que não foram processados, como o queijo de cabra, queijo brie e alimentos feitos com ovos crus, como a maioneses caseira que pode ter salmonela, também devem ficar de fora, tá?
É que as comidas cruas têm bactérias perigosas que podem provocar infecções e até aborto em início de gravidez, porque causam doenças sérias. Então com esses alimentos todo o cuidado é pouco!
Agora, uma última dica: é normal você sentir desejos estranhos e até muita fome durante a gravidez, viu? Por isso, não deixe de comer de um jeito saudável sempre que tiver com vontade e procurar seu médico pra ajustar certinho a sua dieta! Legal!
Quer saber outros cuidados que você deve tomar na gravidez? Então clica aqui que eu te conto tudo.
E pra viver ao máximo esse momento especial, dá uma olhadinha aqui no Magazine Luiza e garanta uma alimentação saudável!