Tudo que você precisa saber sobre as bombinhas de tirar leite e as suas vantagens
Amamentação
Atualizado em 4 Mai 17
3 min de leitura
Gente, toda mulher sabe que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Afinal, o leite materno é um dos principais alimentos para que a criança cresça forte, nutrida e saudável, não é mesmo?
Mas, a gente sabe que em alguns casos, a produção de leite pode ser insuficiente ou a mãe precisa retornar ao trabalho depois da licença-maternidade.
E é nessa hora que as bombinhas extratoras de leite entram em cena para dar aquela força nessa fase de amamentação que é tão importante para mãe e filho.
Bomba Tira-Leite: aliada da mamãe e do bebê
A bomba tira-leite é ideal pra mamães num dia corrido, mas também ajuda no aumento da produção do leite materno
Elas também são indicadas para ajudar no aumento da produção do leite materno, e isso acontece, porque a glândula responsável pela produção do leite trabalha como se fosse uma fábrica que produz leite de acordo com o consumo ou pedido. Em outras palavras, quanto mais leite a mãe extrair, maior será a quantidade de leite produzido.
É claro que a sucção do bebê ainda é muito importante e eficaz, mas as bombas de tirar leite também podem ajudar a estimular a produção de leite e facilitar bastante a vida das mamães.
E quando usar?
O ideal sempre, é conversar primeiro com o seu médico para que ele te ajude da forma correta nesse processo. Até porque, alguns especialistas comentam que existe um tempo certo para usar a bomba de tirar leite, justamente para não deixar a mãe muito ansiosa com a produção ou quantidade de leite. Por isso, a dica é bater um papo com o médico que fez o seu pré-natal ou que te acompanha normalmente pra ficar mais tranquila, tá?
Os tipos e suas indicações
É bom lembrar que as bombinhas ideais são aquelas que tentam imitar o movimento de sucção dos bebês, estimulando a descida do leite materno sem causar dor ou desconforto.
E olha só, as bombas de tirar leite se dividem em bombas manuais e elétricas. De modo geral, elas costumam ser rápidas e inteligentes, viu?
No caso das bombas manuais, é você quem tira o leite apertando um mecanismo específico pra isso. Como o trabalho é manual pode levar de 15 a 40 minutos, pra esvaziar os dois lados.
Já nas bombinhas elétricas, o processo é um pouco mais rápido. A mãe coloca a peça de sucção em uma das mamas, liga a máquina e deixa ela fazer todo o trabalho de extrair o leite. Depois, é só colocar o alimento em uma vasilha que já vem junto com a bombinha e guardar.
Ah, e se desejar você pode ajustar a pressão e a velocidade pra uma intensidade que fique mais confortável pra você.
Como guardar o leite extraído
Bolsinhas térmicas são ideais pra ajudar no transporte do leite materno
Para as mamães que precisam ter um estoque de leite materno, separei algumas dicas importantes: pra começar, antes de retirar o leite manualmente, lave bem as mãos, prenda os cabelos e coloque uma máscara na boca. Outra dica bacana é fazer massagem nos seios antes da retirada pra facilitar a descida do leite.
O ideal é ter uma bolsinha térmica para transportar o leite, principalmente se estiver fazendo a ordenha manual no seu local de trabalho ou em algum outro lugar fora de casa.
Você pode guardar o leite no próprio recipiente que vem com a bombinha, deixando bem tampado. Mas, se preferir é só transferir o leite para mamadeiras esterilizadas ou potes de vidro com tampas de plástico também esterilizados, viu?
No Magazine Luiza você encontra diversos modelos de bombinhas extratoras de leite , escolha já o seu!