Curiosidades para deixar a sua casa sem risco para os pequenos
Segurança do Bebê
Atualizado em 14 Jun 13
2 min de leitura
Conforme as crianças crescem, a curiosidade e a vontade de explorar o lugar onde vivem crescem junto com elas. Isso porque estão se tornando independentes, e querem tocar, sentir e explorar tudo o que encontram de interessante pela frente. E, ás vezes, o que é interessante para elas pode também ser bastante perigoso.
Crianças com idade abaixo dos 5 anos têm pouco senso de perigo, e se colocam em situações de risco apenas para saciar a sua curiosidade. Então, a tendência de explorar o mundo junto com a incapacidade de reconhecer e fugir do perigo é a soma perfeita para acidentes domésticos.
É preciso fazer todo o possível para que sua casa seja um ambiente seguro para que as crianças explorem sem se colocar em riscos fatais. Pequenos, mas eficientes ajustes podem ser feitos para o conforto das crianças sem desorganizar a arrumação do seu lar.
Cuide para que as fiações dos aparelhos eletrônicos fiquem escondidos, e deixe para as prateleiras mais altas os pequenos bibelôs e objetos decorativos de vidro ou louça. Quinas de móveis também devem ter um cuidado especial, com protetores de borracha ou espuma. Vede todas as tomadas, principalmente as que ficam no baixo. Isso pode ser feito até mesmo com fita isolante. Cortinas presas por argolas e tapetes representam grande perigo para os pequenos, assim como plantas de algumas espécies. O ideal é evitar.
Dificulte o acesso às gavetas, com travas externas ou amarração das maçanetas. Jamais esqueça objetos pontiagudos, como facas e palitos, fora das gavetas, e evite deixar bancos e cadeiras próximos de janelas e do fogão. Quando estiver cozinhando, deixe os cabos das panelas virados para dentro do fogão, e sempre se certifique de que o fogo foi apagado. Limite ainda o acesso das crianças à geladeira, com travas externas, e nunca deixe os produtos de limpeza ao alcance dos bebês. Garanta a limpeza diária do piso, principalmente quando seu filho estiver engatinhando.
Para as janelas, travas ou telas são itens obrigatórios. Observe se o ferro de passar realmente foi desligado e jamais o deixe ligado sobre a tábua de passar. Não deixe remédios ou porta comprimidos ao alcance, já que as crianças podem achar que se trata de balas e tomar por engano. No banheiro, invista em tapetes emborrachados para o box e deixe sempre a tampa do vazo abaixada. Existem travas que limitam o acesso. Deixe todos os acessórios, como pente, escovas e tesourinhas na parte de cima do armário, deixando somente papel higiênico e toalhas na parte inferior. Para o quintal, uma rede na piscina é essencial. Se possível, coloque uma grade ao redor para dificultar ainda mais o acesso.
Explorar o mundo ao redor faz parte do desenvolvimento de toda criança. Esteja preparado para que seu filho se divirta sem que esteja exposto a riscos fatais. Algumas quedas e sustos são naturais, mas o cuidado com o seu pequeno nunca será demais.
Infantil / Bebês
Vai levar seu filho pra viajar? Olha as dicas que eu separei pra você
Brinquedos para Bebê
Saiba quais os brinquedos ideais em cada fase dos primeiros anos da criança
Cuidados com o Bebê
Alguns cuidados para a primeira ida de seu filho à praia.