Dicas das formas mais seguras de transportar seu filho
Passeio
Atualizado em 26 Set 13
2 min de leitura
A sensibilidade e o leve receio de machucar o bebê, não acontecem somente quando ele está no colo, mas também na questão do transporte. Ter um bebê conforto ou uma cadeira automotiva é algo sério, principalmente pela segurança do bebê em casos de acidentes.
Para assegurar a integridade das crianças e evitar perigos, o Conselho Nacional de Transito (CONTRAN), exige que pessoas que possuam automóveis e tenham crianças recém nascidas, de colo ou pequenas, tenham em seus veículos um bebe conforto ou uma cadeira automotiva. Na ausência de um destes produtos, a CONTRAN prevê uma multa de R$191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
E é aí que precisamos escolher bem as opções de bebê conforto ou cadeira automotiva. Afinal, quais são as diferenças destes dois produtos, quais as marcas seguras e qual o que condiz com a idade de seu bebê?
Bebê conforto
É um produto aconselhável para crianças com menos de um ano de idade, e até 9 kg e 66 cm, pois são as medidas projetáveis de um bebê conforto.
Além do conforto ao bebê que fica mais deitadinho, como o próprio nome do produto diz, a melhor vantagem de ter o produto é que este ele pode ser desencaixado do cinto de segurança do carro e ser transportado para outros lugares, inclusive em situações em que o bebê estiver dormindo.
Cadeira Automotiva
É um produto indicado para crianças recém-nascidas e acima de um ano, possui menos restrições de peso, podendo ser usado em torno de 18 kg. Ela é fixada no carro, não possui mobilidade.
A melhor vantagem de ter uma cadeira automotiva é primeiramente na questão da economia de não ter que trocar por um bebê conforto, porém, devido ao espaço e ao encosto da cadeira, torna-se desconfortável para alguns recém-nascidos, podendo ocasionar enjôos. Estes fatores não ocorrem com todos os bebês, varia muito de como são seus organismos.
Outras Informações
Ambos os produtos possuem explicações de como usá-los com segurança, quando comprados. Na ausência de um manual e do logotipo comprovado de testes de segurança, denuncie.