Vem conhecer essa arte que tá divertindo as crianças
Brinquedos Clássicos
Atualizado em 22 Out 21
3 min de leitura
Gente, amigurumi são bonecos de tricô e crochê com forma de bichinho de pelúcia e até animais. O legal é que dá pra fazer em casa e a criançada se diverte muito na hora de brincar, além de exercitar a imaginação e a coordenação. Quer saber sobre esse brinquedo? Vem comigo!
O que é o Amigurumi
Olha, a técnica de artesanato amigurumi nasceu no Japão lá nos anos 80. O personagem mais famoso é a Hello Kitty!
A palavra amigurumi é formada por duas: Ami, que significa tricô ou malha, e Nuigurumi, que é bicho de pelúcia. Mas hoje tem bastante variedade de brinquedos feitos assim.
Essa arte vai bem além de costurar os bichinhos, porque é preciso também escolher cores, detalhes e formatos. Ótimo pra desenvolver a criatividade, né?
O ursinho pode ser usado em quartos de criança ou decoração pra casa!
Outro ponto é que alguns amigurumis não têm boca, ou seja, passam pouca expressão. Isso porque o objetivo é que os sentimentos dele sejam definidos de acordo com os do seu dono. Legal!
Tipos de Amigurumi
No começo, a técnica era usada só pra fazer os bichinhos de pelúcia, mas hoje são várias instruções pra criar outros personagens diferentes, tá?
Um modelo legal são os infantis. Eles conseguem tranquilizar a criança e costumam ser colocados dentro do berço. Esse tipo é bastante macio e feito de cores claras.
Também tem pra criançada que gosta daqueles com temas de personagens de filmes e séries, como o Star Wars, Ursinho Pooh, Frozen e até dos Vingadores. Amei!
Essa Elsa da Frozen é bem legal pra presentear!
Ah, e os adultos também adoram. Aí, nesse caso, os amigurumis são usados na decoração de salas e quartos, é só escolher o boneco numa cor que combine com a paleta da sua casa. Fica incrível!
Faça seu amigurumi em casa
Agora, sabia que você pode desenvolver o seu? Pois é! O primeiro passo é procurar algumas técnicas básicas de tricô ou crochê. Elas vão te ajudar a ter ainda mais facilidade na hora dos pontos e finalizações.
No crochê, por exemplo, é muito usado o ponto correntinha, que é um estilo prático porque é o mesmo formato da trança de cabelo. É só separar três pontas e ir passando uma por dentro da outra. Aí já dá pra iniciar o bichinho.
O ideal é começar com algumas opções mais fáceis, como o chaveiro de amigurumi.
Aí dá pra escolher estampas diferentes como sorvete, coração ou coruja. Esses são pequenos e vão te ajudar a pegar prática.
Nesse modelo, o enchimento é de fibra siliconada pra ficar fofinho.
Além de brincar com os amigurumis, a criançada também pode participar na hora de fazer. Mas é sempre importante ter o acompanhamento de uma pessoa adulta, combinado?
Materiais pra fazer em casa
Gente, a linha certa faz toda diferença no amigurumi, viu? Ela consegue marcar certinho o tamanho dos pontos. A dica aqui é apostar inicialmente nas mais grossas.
Agora, as agulhas são classificadas por tamanhos. Nos pacotes de linha sempre tá indicado qual o número ideal, mas o legal mesmo é encontrar a que fique confortável na mão. A de 6mm, ou milímetros, é ótima pras crianças.
Aí vai precisar ainda de enchimento pra dar o formato redondo. A fibra siliconada é um material incrível porque deixa o boneco bem fofinho e macio. Adorei!
Na hora de finalizar, pode colocar alguns detalhes como pérolas, botões e até pingentes. Essa parte fica por conta da sua criatividade!
E aí, gostou? Aqui no Magazine Luiza tem os amigurumis que você procura. Vem conferir!
Saiba mais
E se tiver buscando outros brinquedos pra criançada, na matéria Dedoches: solte a imaginação eu te conto dessa opção bem legal.
Ah, quer dicas na hora de fazer o amigurumi? O app CrochetLand pode te ajudar, ele tá disponível pra Android e iOS.
E se for colocar num ambiente que precise montar móveis, conte com os nossos parceiros de serviços.