Como aprender brincando

Como aprender brincando

Conheça os jogos que ajudam no desenvolvimento dos pequenos de acordo com a faixa etária!

Jogos

Atualizado em 20 Set 18

3 min de leitura

Gente, os jogos de memória e de conhecimento são ótimos pra ensinar as crianças a usar a concentração e o raciocínio pra resolver problemas, viu? Além disso, eles são bem divertidos e também ajudam no aprendizado de números, letras, formas e até idiomas! Agora, quer saber como escolher o modelo ideal pra cada idade? Então, vem comigo que eu te mostro!


2 a 3 anos

Nessa fase, os joguinhos da memória são muito coloridos e feitos com peças grandes, geralmente feitas de madeira ou plástico, tá? Isso porque, aos 2 anos, as crianças ainda levam muitos brinquedos na boca!


Esses brinquedos ensinam cores, mostram frutinhas e têm encaixes que mostram pra criança uma ideia de espaço, além de ajudar a desenvolver a fala e o raciocínio. Legal, né?


Peças de montar ou encaixar já ganham um jeito de quebra-cabeça


A partir dos 3 anos, já tem jogos da memória com cartinhas em papel duro e o número de peças também aumenta, tá? Já dá pra começar a ensinar os pequenos com dominós de cores, animais, frutas e outras coisas do dia a dia. E o melhor é que tudo isso ajuda e muito no comecinho da alfabetização!


Tem até joguinhos da memória e dominós em inglês, espanhol e português pra criança conhecer outras línguas. E como é nessa fase que a criança tá desenvolvendo a fala, é ainda mais fácil ensinar outros idiomas pra ela!


De 4 a 5 anos


Pras crianças de 4 anos, os jogos de conhecimento são uma boa aposta pra ensinar a ver as horas, conhecer o abecedário e as letras que juntas formam palavras, viu?


Já os jogos da memória ou dominó com exercícios de soma e de português podem começar a partir dos 5 anos, que é a idade que a criança começa a treinar a escrita e as operações matemáticas.


Uma dica: se você comprar os joguinhos com personagens queridos, como as princesas e heróis, os pequenos podem memorizar mais rápido os números, letras e até mesmo palavras em outros idiomas! Isso porque esses personagens fazem parte do universo do faz de conta da criançada e deixam o aprendizado ainda mais divertido. Aí vi vantagem, hein!
 

Tem jogo da memória de idiomas que ensina português, inglês e espanhol


Outros jogos bem legais são os de carimbos ou os de desenhar e colar. Eles trabalham as noções de cores, espaço, ajudam na coordenação motora e ensinam sobre ter concentração e trabalho em equipe, já que dá pra brincar junto com os amiguinhos! Muito educativo, né?
 

Carimbar e pintar melhora a coordenação motora e ensina sobre cores e espaço


5 a 7 anos

Entre 5 e 7 anos a criança tá aprendendo a ler, escrever, fazer contas e começa a ter contato com outras matérias também, né? Todo esse conhecimento aumenta a quantidade de jogos que você pode comprar pra ela!


Eletrônicos como o Pense Bem são um desafio pro cérebro com vários exercícios de português, matemática, raciocínio lógico, música e outros, por exemplo. Acertar e passar pra próxima fase transforma o aprendizado em jogo. Demais!
 

O Pense Bem transforma aprendizado num divertido jogo


Outro jogo clássico que é diversão garantida pra crianças e até mesmo pra adultos é o genius! Nesse jogo, que acende e apaga luzes, você trabalha pensamento rápido, coordenação motora e memorização. É muito divertido!


Nessa fase as crianças também querem jogos que possam dividir com os coleguinhas, viu? O círculo social cresce, elas criam suas turminhas e até o jogo de memória precisa ser mais divertido, desafiador e feito pra brincar em dupla!


Até o jogo da memória fica mais desafiador pra brincar com os amigos 


7 a 10 anos

Jogos de conhecimentos gerais, jogos engraçados de mímica e interpretação são alguns dos favoritos da criançada nessa fase da infância! Eles são ótimos pra brincar com os outros pequenos!


Os jogos de conhecimentos gerais são ótimos pra criança se interessar mais por matemática, português, ciências, história e geografia, por exemplo.


Jogos como o Brainbox trazem desafios de conhecimentos gerais


Já  os jogos de competição, pra responder rápido, fazem a criança usar o raciocínio lógico e também desenvolver habilidades sociais. Não ter medo de errar ou de perder faz parte de crescer, aprender e fazer amigos. Incrível, né? Esses tipos de jogos são indicados pra crianças acima dos 7 anos! 
 

Trava letras: pense rápido na palavra que começa com cada letra!


Quer saber mais sobre brinquedos criativos e divertidos? Então clica aqui e confira as minhas dicas.


Depois é só escolher os jogos de memória e de conhecimento ideais pros seus filhos aqui no Magazine Luiza!