Tire as suas principais dúvidas e saiba onde usar cada modelo de maneira segura
Banheiro
Atualizado em 17 Abr 23
3 min de leitura
Gente, antes de escolher eletrodomésticos e eletroportáteis, é importante conferir se eles são bivolt ou se têm a tensão certa pra sua região, que pode ser 127 volts ou 220 volts, tá? Isso porque, se você não tomar cuidado, pode acabar queimando o aparelho! Agora, pra você entender tudo isso melhor, vem comigo que eu separei algumas dicas pra você saber como isso funciona direitinho!
Olha, essa diferença na tensão elétrica começou porque, quando as redes de energia de outros países chegaram aqui, cada empresa usava uma diferente. Assim, uma parte das cidades ficou com o 220V e outras com 110V, que hoje, depois de algumas modificações, vale 127V.
A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.
Então, pra ele não pegar fogo, quanto maior a tensão, mais grosso é o cabo.
Normalmente, equipamentos mais potentes precisam de uma corrente maior. Indústrias, shoppings e outros lugares dão preferência pro 220V, que precisam de fios menores pra funcionar.
E isso vale também pros aparelhos que consomem bastante energia em casa e exigem uma corrente alta, como o chuveiro, a torneira elétrica da cozinha ou o ar-condicionado, que geralmente funcionam com uma voltagem maior.
Já aparelhos portáteis como computadores e eletrodomésticos costumam ser 127V porque eles consomem menos energia e sobrecarregam pouco a rede elétrica.
Mas, é melhor sempre checar com o fabricante antes de comprar o seu aparelho, combinado?
Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!
Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!
O aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V. Então, dependendo do lugar que estiver, é possível ajustar. É bom ficar sempre atento a isso!
Esses modelos são ótimos pra quem viaja bastante e leva aparelhos como chapinhas, barbeadores e outros portáteis na mala de viagem, viu?
Vale a pena investir num secador de cabelo portátil e bivolt pra viagens
Agora, com carregadores de celular, notebooks e outros equipamentos de informática, não precisa se preocupar! Eles contam com um sistema autovolt, que é uma tecnologia pra funcionar tanto em 127V e 220V. Assim que você liga na tomada, eles reconhecem a tensão elétrica automaticamente e trabalham na certa. Uau!
Eletrodomésticos ou eletroportáteis 127V, 220V ou bivolts tão aqui no Magazine Luiza. Vem conferir e escolher o seu!
Saiba mais:
Por falar em energia elétrica, economizar é sempre bom pro bolso e pra natureza, né? Por isso, minha dica é baixar o app Sai desse Banho pra sistema iOS, que te ajuda a controlar o uso do chuveiro e baixar a conta no fim do mês!
Ah, e quer saber como economizar ainda mais? Clica aqui que eu te conto tudinho!
E fique sempre de olho na rede pra evitar choques, tá? Se quiser uma mãozinha dos especialistas, clica aqui e contrate os serviços de instalador elétrico oferecidos pelos nossos parceiros!