Conheça o equipamento e saiba as vantagens dele
Banheiro
Atualizado em 20 Jun 22
4 min de leitura
Gente, o triturador sanitário é o equipamento ideal pra te ajudar a instalar o vaso em qualquer lugar da casa, sem precisar fazer reformas e de um jeito muito simples, viu? Aliás, ele é versátil, prático e funciona direitinho, mesmo longe do ramal de esgoto, além de também economizar água. Quer saber mais? Vem comigo!
O que é o triturador sanitário?
Olha, é um aparelho que tem um sistema de descarte pra banheiro e consegue eliminar os resíduos com muita facilidade.
Pra isso, o triturador sanitário é formado por lâminas resistentes que cortam a massa orgânica e o papel higiênico em pedaços minúsculos e também por uma bomba de turbina, peça responsável por levar o material até o esgoto pelos tubos de PVC de pequeno diâmetro, geralmente de 32mm, ou milímetros. Legal, né?
Aliás, alguns modelos podem impulsionar os resíduos na vertical por até 5m, ou metros, e na horizontal por cerca de 100m, viu? E a maioria vem com uma válvula de retenção pra evitar o retorno do líquido sujo quando o sistema é desligado.
E o triturador sanitário costuma trazer um filtro de carvão ativado, adaptadores de conexão e uma tampa superior removível pra você conseguir acessar o cesto coletor e tirar qualquer item que tenha caído dentro da bomba de um jeito mais fácil.
Pro equipamento funcionar direitinho é importante ter uma entrada de água e uma tomada de 220 volts, ou V, no cômodo, além de um vaso com saída horizontal, tá?
Qual a função do triturador sanitário?
Olha, a principal função do triturador sanitário é diminuir os materiais fecais e o papel higiênico em partículas minúsculas pra conseguir passar os resíduos pelos tubos de pequeno diâmetro de um jeito mais fácil.
Na prática, quando você dá descarga no vaso o sistema do equipamento detecta a pressão do nível da água subindo dentro da bomba, liga as lâminas pra triturar os lixos orgânicos e depois descarta tudo pelo cano de PVC, onde tem uma válvula no cotovelo de saída pra impedir o retorno do líquido sujo.
E isso te ajuda a montar um banheiro em qualquer lugar da casa, seja num sótão, porão ou garagem, mesmo longe da canalização principal do esgoto e sem precisar quebrar o piso. Adorei!
Esse triturador sanitário tem um acesso rápido pra manutenção
Vantagens do triturador sanitário
Pra começar, o triturador sanitário ocupa pouco espaço e geralmente é instalado atrás da bacia do vaso, mas pode ficar escondido dentro do gabinete, por exemplo.
Além disso, o equipamento evita o entupimento das tubulações de esgoto, costuma ser bem silencioso, onde o volume máximo chega a 46db, ou decibéis, e também consegue economizar bastante água comparado com a quantidade usada numa descarga normal. Amei!
Como o triturador sanitário descarta direitinho o papel higiênico, ainda impede o acúmulo dentro da lixeira e não deixa o odor se espalhar pelo ambiente por causa do filtro de carvão ativado.
E mais, ele também tem um bom custo-benefício e é muito fácil de instalar, sem precisar mexer na estrutura ou fazer reformas. Aí sim!
Tipos de triturador sanitário
Agora, dá pra achar vários modelos bem legais e o ideal vai depender bastante do projeto criado pro ambiente.
Por exemplo, o triturador sanitário mais simples tem apenas uma entrada pra recolher os resíduos da bacia. Mas se quiser montar um banheiro completo, vale muito a pena investir na versão com 4 conexões que consegue evacuar a água do vaso, do lavatório, do chuveiro e do bidê.
Além disso, você também encontra modelos formados por lâminas de alto rendimento e um motor potente pra usar em lugares comerciais, como em hotéis, escritórios, bares e restaurantes. Adorei!
Agora, na hora de escolher o equipamento é muito importante ver se a capacidade do sistema de bombeamento é a ideal pro cômodo, tá? A maioria consegue direcionar as águas residuais até 5m na vertical e 100m na horizontal, aproximadamente.
As ligações desse modelo de 4 entradas devem ser feitas com tubos de 40mm
Como instalar o triturador sanitário?
Olha, pra instalar o triturador sanitário é muito simples e pode ser feito em menos de 24 horas, mas é recomendado pedir ajuda de um técnico, tá?
As instruções mais básicas são colocar no cômodo uma tomada de 220V, um ponto de fornecimento de água e fazer a ligação com uma rede de esgoto que já tem na casa, como um ramal ou prumada.
Aí é só preparar o triturador sanitário, conectando os adaptadores e o cotovelo de saída, e depois posicionar direitinho no chão, encaixar os tubos de PVC e o vaso e fixar as peças com a ajuda da abraçadeira.
É muito importante instalar o equipamento numa superfície plana, não deixar o reservatório encostado na parede e também colocar os adesivos de feltro na base pra amortecer a vibração, combinado?
Aliás, pro ambiente ficar organizado, os tubos podem ser embutidos dentro da parede, do forro ou até mesmo do contrapiso.
Dicas de cuidados com o triturador sanitário
E pra manter o triturador sanitário bem conservado é só seguir alguns cuidados muito simples.
Primeiro, não é recomendado jogar absorventes, plásticos, itens de metal e madeira, por exemplo, dentro do vaso, tá? O único material permitido é o papel higiênico.
Além disso, é importante fazer a limpeza interna do equipamento 2 vezes por ano com o desincrustante indicado pelo fabricante. É só tirar da tomada, despejar o líquido na bacia, apertar a descarga, deixar agir por cerca de 2 horas e depois religar. Fácil, né?
E aí, gostou do triturador sanitário? O ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!
Saiba mais
Agora, se quiser conhecer um item de banheiro muito bom pra fazer a limpeza do vaso, vale a pena ler a matéria Higienizador de assento sanitário.
Já pra te ajudar a organizar a rotina de tarefas da casa de um jeito fácil e prático, tem o app Tody. Ele tá disponível pra Android e iOS.
E se precisar instalar algum equipamento, pode contar com o apoio dos nossos parceiros pra esse serviço e muitos outros.