Vem saber a origem e dicas de uso
Ferragem
Atualizado em 14 Dez 21
3 min de leitura
Gente, os números residenciais vão na frente das casas e prédios e são muito importantes pra organização da cidade, viu? O bom é que, com eles, as pessoas te acham e suas encomendas chegam direitinho. Quer saber mais? Então vem comigo que eu te conto:
Onde surgiu e por que usar?
Olha, faz bastante tempo que os números residenciais apareceram. Dizem que foi na Europa durante o século 18 que começaram a usar porque os lugares foram ficando bem cheios.
Com várias ruas e casas, era preciso organizar tudo. Afinal, sem isso as pessoas iam se perder caso tivessem que ir pra algum amigo, parente ou entregar algo. Imagina só procurar um endereço sem número. Difícil, né?
E sabe como funciona a escolha dos números residenciais? Isso pode variar dependendo da cidade, mas geralmente é pego um ponto histórico importante ou o centro e começa a contar a partir dele.
Por exemplo, se a rua tem início no marco zero da cidade, é só ir calculando a distância em metros. Quanto mais longe, maior o número. Agora, se ela não parte de lá, escolhe o ponto mais próximo desse marco pra servir de começo e aí vai calculando. Legal!
Olha esse em cerâmica com estilo mais retrô!
O tamanho é um detalhe importante
Dá pra achar números residenciais de vários tipos e medidas e, na hora de escolher, algumas dicas podem ajudar bastante. A altura e a largura, por exemplo, precisam ser bem pensadas.
Se for pra ficar longe da rua, um tamanho grande é melhor. Do mesmo jeito quando usar em prédios, pra ter proporção, um de 20cm, ou centímetros, ou mais é o ideal.
Agora, os números residenciais que vão na porta de apartamentos em edifícios podem ser menorzinhos, tipo 10cm ou até menos. Isso porque as pessoas passam pertinho.
Outro detalhe na hora de escolher é o modelo de fixação. Alguns são autocolantes, parecidos com adesivos. Tem também os que precisam de prego ou parafuso e ainda os que vão com argamassa.
Esse é do tipo adesivo e mede 13cm
Vale ter atenção ao material
Gente, dependendo de onde vai colocar os números residenciais, pode ser que um tipo fique melhor do que o outro. Por exemplo, os em madeira vão bem do lado de dentro, em portas de apartamento.
Agora, se for pra área externa, um de plástico é interessante. Ou ainda de alumínio ou aço inoxidável, principalmente na casa de praia, porque esses materiais não enferrujam. Aí sim!
Ah, e a cor também varia e você pode combinar com a pintura da residência ou com outros itens como a caixa de correio, cadeiras de jardim ou vasos decorativos. Outra dica na hora de escolher seus números residenciais é ver se vai bem com o estilo do lugar.
Por exemplo, os de cerâmica costumam passar um ar romântico e retrô. Já os com placa de vidro embaixo, algo moderno. Agora, pra ficar chique, aposta num de aço inoxidável polido e brilhante. Gostei!
Olha esse espelhado e 3D que lindo!
Aqui no Magazine Luiza tem os números residenciais que você procura!
Saiba mais:
Agora que vai deixar a casa numerada, que tal dar uma iluminada na fachada? Então aproveita e dá uma olhadinha na matéria Luminária tartaruga: conheça que eu tenho uma dica legal.
E se quiser inspiração pra decorar o jardim ou a entrada, no app Pinterest tem um montão. Tá disponível em Android e iOS.
Agora, na hora de instalar seus números residenciais, sabe que pode contar com a ajuda dos nossos parceiros, né?