Guia do sensor de gás inteligente

Guia do sensor de gás inteligente

Conheça as vantagens, como funciona e de que jeito instalar!

Cozinha

Atualizado em 30 Mar 21

3 min de leitura

Gente, o sensor de gás inteligente é um aparelho que indica quando tá acontecendo vazamento de gás. Ele faz isso tocando avisos sonoros, piscando luzes de emergência e enviando notificações direto pro smartphone, viu? Vem comigo conhecer as vantagens dele e saber o jeito certo de instalar!


Vantagens do sensor de gás inteligente


Pra começar, o sensor de gás inteligente dá segurança e conforto pra toda a família. Basta um pouquinho de gás no ar pra acionar o sensor, que dispara!


Por causa disso, o ideal é instalar esse aparelho nos ambientes que contam com equipamentos que funcionam a gás. É o caso da cozinha, por causa do fogão, e de alguns banheiros com chuveiro aquecido a gás natural.


Aliás, outra vantagem do sensor inteligente é identificar vazamentos de dois tipos de gás, ou seja, tanto o que vem pelo cano quanto o de botijão. Ele aciona o alarme de qualquer jeito! Incrível, né?


Também é legal saber que esse dispositivo é muito econômico. São apenas 2W, ou watts de consumo, menos que um DVD Player ligado na tomada e em standby.


 

É por esses buraquinhos que o sensor puxa o ar pra ver se tem gás


Passo a passo pra instalar o sensor


A caixa do sensor de gás inteligente costuma vir com o aparelho, cabo de energia, parafusos de fixação e manual de instalação. Dá uma olhadinha pra ver se não faltou nada, tá?


Depois, basta escolher o lugar pra pôr o aparelho. Se a sua casa usa gás de botijão, o sensor deve ficar entre 30cm, ou centímetros, e 1 metro do chão. Já pra gás encanado a distância é de 30cm a 1m do teto, ou seja, lá no alto.


E olha, é importante saber que o dispositivo não pode ficar escondido atrás de móveis ou com decorações na frente, viu? É que essas barreiras atrapalham o trabalho dele e pode levar mais tempo pra identificar um vazamento.


Alguns modelos de sensor de gás inteligente ainda sabem quando tá vazando monóxido de carbono, que pode acontecer em aquecedores de água a gás. Nesse caso, a regra que vale é a mesma do botijão, mais pertinho do chão.


Assim que escolher o lugar pra instalar, basta usar uma furadeira pra colocar os parafusos de fixação e prender o dispositivo. Só aí você conecta ele na tomada.


 


Esses dois espaços no meio servem pra prender os parafusos


Configurando o sensor de gás inteligente


Na primeira vez que ligar o sensor de gás inteligente, um som vai ser emitido pra avisar que ele tá pré-aquecendo. Esse é um processo normal e leva até 3 minutinhos pra finalizar. Logo que a luz verde piscar, tá pronto pra configurar.


Agora, é a hora de baixar o aplicativo da marca do sensor inteligente. O manual te indica o nome e em quais lojas encontrar, viu?


Assim que fizer seu registro, é só ir na opção Adicionar Dispositivo e selecionar o modelo do sensor. Daí, basta conectar na rede Wi-Fi, escolher uma senha e esperar o app terminar de configurar sozinho. Prático, né?


Ah, e sempre que quiser, dá pra abrir o aplicativo e ver ele funcionando. Se não tiver vazamento, a mensagem vai ser de que tá tudo certo. Mas quando encontrar gás misturado no ar, o alerta chega mesmo com o app fechado!


 


Luzes indicam quando ele tá configurando ou pronto pra usar


O sensor de gás inteligente pra deixar a família sempre segura tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Se o seu sensor de gás inteligente é da Geonav, é só baixar o app Hi by Geonav que tá disponível pra Android e iOS. Ele controla outros dispositivos dessa marca, sabia?


Tá precisando de uma ajudinha pra instalar aquecedor de água a gás? Os nossos parceiros fazem esse e outros serviços.


E na matéria Conheça o sensor de presença eu te mostro as vantagens desse outro aparelho inteligente que também protege a casa e até economiza energia!