Saiba como deixar ela sempre saudável com eles!
Piscina e Acessórios
Atualizado em 14 Mar 22
4 min de leitura
Olha, o filtro e a bomba pra piscina são dois itens indispensáveis pra manter a limpeza da água, sabia? Além de sugar as sujeirinhas, eles ajudam o líquido a retornar puro. E ainda evitam odores, cor turva e a necessidade de esvaziar ou trocar, economizando bem. Vem conferir!
Como o filtro pra piscina funciona
O filtro é importante porque limpa a água que veio da motobomba e entrou pelo ralo. O aparelho conta com um elemento filtrante que pode ser fabricado em carvão ativado ou HEPA e puxa até as menores partículas, viu?
Depois que ela tá filtrada, volta pra piscina novinha em folha, pronta pra você aproveitar muito com amigos e familiares.
Um detalhe é que é possível encontrar filtros manuais de pano ou os elétricos de areia. A recomendação é usar uma vez por dia até que toda a água passe por ele, completando um ciclo de higiene. Fácil, né?
Esse filtro conta com 6 posições na válvula pra drenar, recircular e pré-filtrar
Tipos de filtro indicados
O filtro de areia tem esse nome porque usa uma areia filtrante própria pra essa tarefa dentro do equipamento. Ele é potente e durável, com uma vida útil de até dez anos. Aí sim!
Cada modelo conta com um nível, capacidade e força de filtrar diferentes. Por isso é indispensável saber direitinho as medidas da piscina e quantos litros ela suporta, assim você acha um filtro compatível. Porque se a potência for menor que a quantidade de água, não é eficiente.
Pra funcionar do jeito certo, só precisa que antes você tire a sujeira pesada como folhas e galhos com uma peneira, por decantação ou passe o aspirador de piscina. Assim ela vai pro esgoto e não sobrecarrega o motor e o poder de sucção dele.
Tem ainda o filtro de cartucho, que é um modelo de pano com um cabo pra você filtrar. É muito prático na manutenção manual, mas não substitui o aparelho nas piscinas grandes, superiores a 10 mil litros, tá?
Bomba: pra que serve
Já a bomba é justamente o que deixa a água circular, tanto dentro da piscina, como nos canos até o filtro e fazer o caminho de volta dele.
Você acha ela na versão tradicional e com velocidade variável. A convencional manda a água direto pro filtro, que depois devolve o líquido limpo.
E a de velocidade variável é ótima nas piscinas de grande porte, com mais de 30 mil litros. Uma vantagem é poupar bastante energia. E como ajusta a rapidez de acordo com a necessidade, faz menos barulhos e vibração. Gostei!
Outra função é evitar que a sujeira fique parada no fundo. A circulação uma vez por dia no ciclo de limpeza depende dela e do filtro pra manter a piscina sempre saudável.
Como escolher a ideal
Tanto o filtro como a bomba devem ser escolhidos na hora que decidir qual piscina quer instalar aí na área de lazer.
Vale a pena apostar num kit pros dois serem compatíveis. Uma bomba muito mais forte ou fraca sobrecarrega o filtro e pode não ser eficiente na limpeza. O modelo dela também depende do tamanho da piscina.
Outro detalhe é que a pressão da bomba deve ser compatível com o tamanho dos canos, sabia? Uma bem mais potente do que a capacidade da tubulação acaba estourando e rachando as conexões, que não resistem à força da água. E se for insuficiente pro porte da piscina, é capaz de estragar porque recebe mais líquido por hora do que suporta.
Por isso os modelos são medidos com motores em CV, ou cavalos e indicadas pelo fabricante com uma quantidade de vazão por hora, que deixa fácil na descrição entender qual suporta até 20 mil, por exemplo. Ou é pra capacidades de 40 mil, 70 mil litros e assim por diante.
Bomba filtro: em piscinas de armar
Nas piscinas infláveis e estruturadas, que podem ser desmontadas depois, é importante instalar uma bomba já com filtro embutido. Além de manter a água limpinha e filtrada, evita o desperdício, trocas e maior necessidade de esvaziar ela por causa da sujeira, viu?
Você encontra opções com filtro hepa dentro, nas voltagens 127V, 220V, ou volts, e a bivolt. A potência dele vai depender do tamanho, da quantidade de litros que o modelo aguenta e do fabricante.
No manual das piscinas, inclusive, são indicados os modelos compatíveis e a versão de filtro que é recomendado pra conseguir dar conta da vazão, tá?
E se ela tiver na parte externa, em jardins e quintais descobertos, é indispensável um pré-filtro que fica na entrada e evita que a sujeira entre. Essa parte também precisa de um maior cuidado, com a limpeza do cesto todos os dias, pra evitar mau funcionamento ou queima do motor, combinado?
As bombas pra piscina inflável já vêm com mangueira, braçadeira e refil de filtro
Encontre filtro e bomba de piscina aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Agora, além da piscina, quer uma área externa de arrasar pra combinar com ela? Na matéria Saiba como decorar o jardim eu te dou algumas dicas.
E o cloro, sabe medir? O app da HTH pra iOS e Android dá aquela mãozinha na quantidade de produto pra piscina, incluindo os de emergência se ela ficar verde ou turva. É só colocar o tamanho e formato.
E aí, tá pensando também em dar uma repaginada aí na área de piscina e churrasqueira? Chame os nossos parceiros pra montar móveis, instalar iluminação e outros serviços.