Entenda como acontece a filtragem da água que você bebe
Material Hidráulico
Atualizado em 25 Set 13
2 min de leitura
Gente, a água é super importante pro corpo humano, né? Ela é necessária pra quase todos os processos do organismo. É ela que regula a temperatura do corpo e elimina as toxinas. Por isso, é necessário que toda pessoa beba pelo menos dois litros de água por dia. Ah, e é preciso que ela esteja completamente livre de impurezas, viu?
E, pra ter certeza de que a água que você tá bebendo é limpinha, ela tem que ser filtrada de forma segura, por filtros ou purificadores de água. Eles funcionam de maneira diferente, filtrando a água de um jeito mais simples até um mais complexo. Quer entender mais? Olha só:
Tipos de filtragem
Apesar dos diferentes jeitos de filtragem, todos eles servem pra deixar a água potável, totalmente livre de impurezas e em condição de ser consumida.
Minerais
É o método dos velhos filtros de barro, em que minerais como quartzo e dolomita formam uma peneira que seguram as impurezas, como lodo, ferrugem e limo, por exemplo. O problema desse método é que a água pode continuar com gosto e cheiro de cloro.
Carvão ativado
Além do filtro pra segurar as impurezas, esse tipo de filtragem usa o carvão, que tem a propriedade natural de absorver o cloro, fazendo com que a água filtrada fique livre do gosto e do odor dele.
Membranas de fibra oca
Esse é um sistema um pouco mais sofisticado, já que usa uma fibra que tem poros microscópicos, impedindo a passagem de bactérias e protozoários que estejam na água.
Luz ultravioleta
É um método muito bom que usa raios ultravioleta pra quebrar as moléculas de bactérias e a parede protetora de vírus. Esse tipo de filtragem é indicado pra lugarem em que a qualidade da água é muito ruim.