Tire suas dúvidas sobre sistema e material hidráulico
Material Hidráulico
Atualizado em 7 Jul 17
4 min de leitura
Se você está construindo, reformando sua casa, ou precisando mexer no encanamento, e não entende muito sobre sistema e material hidráulico, fica tranquilo. Separei várias dicas pra te ajudar, olha só:
Caixas, caixas e mais caixas!
O sistema hidráulico de uma casa é formada por diferentes caixas, sabia? Algumas ficam bem escondidas, outras nem tanto. Eu vou falar das principais.
Caixa de água: A caixa d'água é fundamental em casas, prédios, empresas, e na maioria dos lugares que usam água. Tem caixas d'água de diferentes tamanhos, viu? E a quantidade básica de água por pessoa numa casa são 150 litros, em apartamento a quantidade aumenta pra 200 litros. Ah, a dica é ter sempre uma quantidade de água pra dois dias de uso. Assim, se tiver corte no abastecimento de água, você não fica na mão, né?
Caixas múltiplas e sifonadas: Elas ficam escondidas embaixo do ralo ou grelha de piso e tem várias entradas pra receber a água usada na pia, descarga ou que chega no ralo. Só depois de passar pela caixa sifonada, é que a água suja vai para o esgoto. Agora, a caixa sifonada também é ótima porque não deixa o mau cheiro voltar pra dentro da casa. Ela tem um reservatório de água no fundo que fecha a saída do cano e não deixa o ar voltar.
Caixas de gordura: Esse tipo de caixa é pra ser usada perto da saída da pia da cozinha. A função dela é não deixar restos de alimentos e gordura descer pelo cano e cair na rede de esgoto. Se você não tiver esse cuidado em casa, pode até causar um entupimento na rede de esgoto da rua toda, já pensou?
Torneiras
- As torneiras são peças que estão quase na casa toda, né? E no banheiro, o ideal é que a saída de água da torneira fique próxima à direção do ralo.
- Já na cozinha, a dica é escolher uma torneira que deixe espaço suficiente pra poder lavar a louça e alimentos.
Misturadores para torneira
- Tem gente que adoraria poder regular a temperatura da água que sai da torneira assim como regula a do chuveiro. E pode! É só instalar um misturador de duplo comando, que é uma peça que controla a quantidade de água fria e quente que sai ao mesmo tempo. Assim, você consegue chegar à temperatura que quiser.
- Tem dois tipos de misturador. Se ele tiver dois registros, um pra saída de água fria e outro pra saída de água quente, ele se chama misturador duplo comando.
Agora, se tiver só um registro que controla a saída e a temperatura da água, esse misturador é chamado de mono comando.
- Além do banheiro, os misturadores também são ótimos na cozinha, pois ajudam tanto nos dias frios, como na hora de lavar aquela panela cheia de gordura, sabe? Ah, e pra ter um misturador, sua casa precisa ter uma tubulação de água fria e quente separados, tá?
Misturador para chuveiros
- O chuveiro ou ducha já tem um mecanismo pra controlar a temperatura da água. Agora, se você acha que a água ainda não está no ponto ideal, uma ótima opção é instalar um misturador para chuveiros.
- Assim como no misturador de torneira, você consegue controlar a temperatura da água do jeito que quiser. E pra isso, é só instalar uma válvula dentro do chuveiro.
- Ah, a maioria dos misturadores para chuveiro são cromados e tem um design moderno. Seu boxe e banheiro vão ficar lindos. Bacana, né?
Tubos
- Os tubos fazem parte do sistema hidráulico da cozinha, banheiro, jardins, ou seja, de tudo. Afinal, é através deles que a água chega e sai da sua casa.
- Os tubos de PVC são os mais comuns. Eles são usados na tubulação de água fria ou esgoto.
- Os tubos conhecidos como PPR, são feitos de um material chamado Polipropileno Copolímero Random. Esse é mais resistente que aqueles de PVC. Por isso, são ideais pra passagem de água quente ou pressão muito forte da água.
- Já os tubos de PEX, ou polietileno reticulado, são os mais modernos. Ele lembra uma mangueira de borracha, inclusive pela flexibilidade. Também são formados por 5 camadas, 4 de borracha e a mais interna de alumínio. Por isso, são muito resistentes a água quente, água bem gelada, corrosão e até impactos.
Sifão
-
O sifão é uma peça que todo mundo tem na cozinha, mas nem sempre sabe exatamente pra que serve. Tudo bem, eu explico! :)
- O sifão quase sempre tem formato de S ou U, mas alguns modelos mais modernos podem ser retos também. Ele fica encaixado embaixo das pias, lavabos ou tanques, seja dos banheiros, cozinhas, quintal, etc.
- E apesar de ser uma peça simples, a função do sifão é muito importante. Além de conectar diretamente o ralo com a tubulação de água, o sifão evita que os gases e o mau cheiro do encanamento voltem para dentro da casa. Pra ler mais sobre este assunto, acesse aqui!
Ralos e grelhas
- Pra escoar a água, os ralos e grelhas são essenciais em determinadas áreas da casa, como o banheiro e área de serviço. E precisam ser colocado nos locais certos.
- Os ralos fazem a ligação direta dos canos dos banheiros, cozinhas e áreas de serviços com a rede de esgoto. Por isso, também são importantes pra impedir que insetos entrem na sua casa pelo encanamento. E isso acontece graças à presença de sua tampa, ou grelha, como pode ser chamada também. Eu explico mais aqui.
Registros e acabamentos
- O registro do sistema hidráulico pode ser considerado a torneira principal dentre todas outras da sua casa. É importante que se tenha registros em todos os lugares com saída de água, como banheiro, cozinha, área de serviço, quintal, etc. Se por algum motivo você precisar cortar o fluxo de água de algum cômodo, é só fechar o registro de lá que a água continua circulando normalmente no restante da casa.
- Os registros são importantíssimos, mas não são bonitos e práticos, né? Por isso, existem os acabamentos para registro feitos especialmente para eles! Tem formatos e materiais diferentes e eu conto tudinho aqui. Assim, fica mais fácil escolher qual você quer.
Ufa! Viu como o sistema hidráulico de uma casa é grande? Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o assunto. E, quanto às peças, já sabe, né? Você encontra no Magazine Luiza. :)