Tipos de Controle de Acesso

Tem vários modelos pra você escolher! Vem conferir!

Material de Construção

Atualizado em 8 Out 18

2 min de leitura

                 

Sabia que sua empresa pode ficar bem mais segura ao usar o tipo certo de controle de acesso? Pois é! A tecnologia desses aparelhos podem variar e algumas são bem modernas, como a biometria ou leitor de íris, mas muitos lugares também podem ser protegidos com aparelhos mais básicos sem nenhum problema. Tá em dúvida sobre qual escolher? Vem comigo que eu te ajudo!


Identificação por senha

O controle de acesso, pra liberar uma porta ou destravar uma catraca, pode precisar apenas de uma senha, viu? Esse modelo é bem fácil e rápido de usar! Por isso, pode ser uma ótima opção pros locais de entrada onde passam muitas pessoas, pois deixa o fluxo mais rápido.


Código de Barras

Outro modelo prático de controle de acesso é aquele que lê código de barras de crachá ou cartão pra liberar o acesso de colaboradores e visitantes na empresa.

O código de barras pode ter as mais diferentes combinações. Um sensor de luz, que funciona como scanner, lê a combinação de números. Se ela estiver cadastrada no sistema do controlador de acesso, a porta ou catraca são destravadas.


RFID

O sistema de RFID usa a Identificação por Rádio Frequência, tá? Funciona assim: o cartão de identificação usado nessa máquina de controle de acesso vem com um transmissor que envia ondas de rádio. Daí, se o aparelho controlador do acesso identifica o padrão certo da sua empresa vindo do cartão, a catraca ou porta são liberados!

E o bom é que as ondas de rádio do cartão são bem fraquinhas e, por isso, não causam interferência em outros aparelhos.


Biometria

Gente, a leitura das digitais ou palma da mão por controle de acesso se chama biometria, tá? Esse tipo de tecnologia é usado em muitos lugares! Nesse caso, é só aproximar a mão do aparelho de controle de acesso e, se a sua digital tá cadastrada, ele libera a entrada.

É um ótimo modelo pra empresas com um entra-e-sai de pessoas muito grande, já que daí não tem o risco de alguém entrar com um cartão de outra pessoa.


Leitor de Íris

A íris é aquela parte do olho ao redor da pupila, sabe? Ela tem vários tracinhos, como o das digitais, que são únicos em cada pessoa!

E esse leitor tem um funcionamento parecido com o da leitura de digitais e, por ser bastante moderno e seguro, costuma ser usado em lugares de acesso bem mais restrito!


Reconhecimento Facial

O controlador de acesso com reconhecimento facial tem a ajuda de câmeras de vigilância pra funcionar, tá? Afinal, ele precisa ver em detalhes o rosto da pessoa pra liberar o acesso! Assim como o leitor de íris, é um sistema muito moderno e eficiente. É ideal pra lugares que precisam de segurança máxima!


Quer conhecer mais sobre os controle de acesso? Eu conto pra você nessa matéria aqui.

Tá procurando um controle de acesso que seja ideal pra sua empresa? Vem conferir vários modelos aqui no Magazine Luiza!