De casa cheia receber visitas

De casa cheia receber visitas

Dicas para receber bem as pessoas em sua casa

Cama

Atualizado em 11 Jan 10

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Receber amigos e parentes em casa para o período de alguns dias é um dos grandes prazeres da vida. Ter a companhia de pessoas queridas por algum tempo e compartilhar com elas nosso dia-a-dia traz uma maravilhosa sensação de bem-estar e aconchego. No entanto, apenas dar uma arrumada básica na casa e fazer os pratos prediletos dos convidados não é suficiente para deixá-los à vontade. É preciso estar preparado para receber bem as visitas, e para que elas não queiram ir embora na primeira chance, antecipando, assim, a volta.

A primeira regra importante que todo anfitrião deve ter em mente é quanto ao número de hóspedes que se pode receber. Sair acomodando (ou mal acomodando) as pessoas por todos os ambientes da casa ou aglomerá-las num único quarto pode ser muito constrangedor para todos. Por isso, nunca convide um número maior de pessoas do que sua casa pode confortavelmente acolher. E também tome cuidado para não hospedar simultaneamente pessoas que não se falam ou que não tem nada a ver umas com as outras, como aquela tia e o cunhado que vivem trocando ?elogios?.

Prepare com antecedência um cantinho para o hóspede, que pode ser um quarto ou mesmo o escritório organizado para recebê-lo. Se você não tem camas suficientes, não se preocupe: um sofá-cama confortável ou colchões extras resolvem o problema. Certifique apenas de que são confortáveis e disponibilize jogos de cama com lençóis e fronhas limpinhos (e troque-os duas vezes por semana). Não esqueça de travesseiros macios e um edredon ou qualquer outro tipo de coberta, mesmo que não julgue necessário. Seu hóspede pode sentir frio durante a noite.

Abra espaço para a visita. Separe ao menos duas gavetas vazias para que o convidado guarde suas coisas, e uma cadeira ou bancada para apoiar a mala.

Faça uma limpeza caprichada no banheiro. Verifique os cestos de lixo, se há papel higiênico suficiente e coloque toalhas de banho e de rosto à vista. Se forem novas, lave-as ao menos duas vezes, para retirar a goma. Reserve para seu convidado um kit com produtos de higiene básicos, como sabonete, xampu e condicionador, cotonetes, absorventes, aparelho de barbear com lâmina, escova de dentes, creme e fio dental.

Cheque com antecedência se seu visitante tem algum tipo de restrição alimentar ? imagine a saia justa ao servir aquela receita da família de quiche de queijo e a visita ter intolerância a lactose.

Abasteça a geladeira e encha os armários com alguns excessos. Deixe à vista algumas comidinhas, como biscoitos e pãezinhos, e uma garrafa térmica sempre cheia de café. Assim você evita que alguém passe fome por vergonha de lhe incomodar.

No dia da chegada, mostre como funciona o ventilador e ar condicionado, chuveiro, o controle remoto da tv, telefone e micro-ondas. Mostre também os armários onde estão guardados copos, pratos e talheres, além das gavetas no quarto onde é possível encontrar roupas de cama e de banho extra. Ofereça uma cópia das chaves da casa e explique qual chave abre cada porta, para que as visitas sintam-se à vontade para entrar e sair quando quiserem.

Se você não puder ficar em casa ou estiver trabalhando, deixe em casa um bilhete com seu telefone celular e o número do escritório, de uns dois ou três deliverys de comida e da empregada (se tiver).
E não esqueça: você pode e deve mimar seu hóspede, mas não o sufoque com cuidados e atenção excessiva.