Peseira, saiba o que é e onde usar!

Peseira, saiba o que é e onde usar!

Deixe a cama linda e aconchegante com a peseira!

Cama

Atualizado em 2 Dez 20

3 min de leitura

 

Gente, a peseira é uma faixa de tecido linda que fica ao pé da cama pra trazer bastante conforto, viu? É também um jeito excelente de você se aquecer quando quiser tirar um cochilo, mas sem precisar mexer na colcha, além de ajudar na decoração. Prática, né? Vem comigo conhecer as peseiras!


Tamanho ideal da peseira!


Tem peseira pra cama de solteiro, casal, queen size e king size. O comprimento deve ser mais ou menos o de um edredom ou cobreleito, tampando o topo e um pedaço das laterais, mas sem arrastar no chão, tá? Por isso, leve em consideração as medidas:


Cama solteiro: é de 1,50m, ou metro, de comprimento X 0,60cm, ou centímetros, de largura
Cama de casal: têm em média 1,80m X 0,60cm
Cama queen size: mede 2,30m X 0,60cm
Cama king size: vem com 2,60m X 0,60cm


Olha, e se preferir os tipos fininhos, também dá pra encontrar com largura entre 0,40cm e 0,58cm. Já as bem largas medem entre 0,90cm ou 1,20m de largura.


 
Peseira fina com 0,40 cm de largura e franjas na ponta
 


Como combinar os tecidos


A peseira é aquela peça que muda totalmente a cara do edredon, colcha ou cobreleito liso, viu? Por isso, pode misturar cores, tecidos e texturas! Um dos mais usados é o matelassê acolchoado com pontos de costura. Mas também tem a pele, o tricô, jacquard, ou microfibra, tá?


Tricô: as peseiras de novelo gigante tão em alta! Além de descolado, o tricô serve também como manta, principalmente se quiser ver tv com os pés quentinhos.

Microfibra: uma boa alternativa pra quem é alérgico à lã. Ela é macia, tem um toque gostoso no inverno e muita variedade de cores ou estampas.

Matelassê: além de clássica, elegante e com uma enorme variedade de acabamentos, esse é um tecido antialérgico e bem fofinho pra se cobrir!

Xales: feitos de linho, jacquard, tricô ou algodão, são imbatíveis quando quiser criar um ambiente chique. O charme são as franjinhas na ponta ou o macramê, um entrelaçado de linhas.

Pele: em cores neutras deixam o quarto aconchegante. As coloridas dão um clima divertido pro ambiente. Ela é indicada quando for usar a peseira só como elemento decorativo, viu?


 
Peseira em macramê e tecido cem por cento algodão

 

Mude a decoração com a peseira e acessórios


Olha, um jeito é coordenar o porta travesseiros e almofadas da mesma cor e tecido ou nas diferentes texturas, como a pele e tricô. Invista em diferentes tons de cinza e bege se quiser manter o quarto neutro.


Agora, pra um visual moderno, vale a pena colocar duas estampas diferentes como bolinhas e ziguezague ou xadrez e listras. Nos kits já prontos você encontra porta travesseiros, almofadas ou capas nessas e outras combinações!


 
Kit peseira em tricô e duas capas de almofada: vêm pronto pra decorar!

 

Tecido mais alto ou baixo?


A altura do tecido é outro detalhe que você deve prestar atenção. Os tricôs em novelos gigantes, as mantas com franjas longas ou de pêlo alto são ótimos pra transformar a peseira na peça de destaque da cama.


Já se quiser uma versão discreta por cima da colcha ou edredon ao estilo minimalista, invista em tricôs de linhas finas, peseiras em pelo baixo ou tecidos de uma cor só que não criam volume. O jacquard e linho são dois exemplos.


 
Duas cores e diferentes texturas: pelo rosa e matelassê branco

 

A peseira ideal tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Tá na dúvida entre usar a colcha ou cobreleito com ela? Clica aqui que eu te mostro as diferenças.


Quer mais inspiração pra decorar o quarto? Baixe o app Viva Decora pra iOS ou Android. Ele tem centenas de ambientes projetados por arquitetos e designers de interiores!


E se tiver precisando também daquela ajudinha pra montar os móveis do quarto novo, contrate aqui os nossos parceiros.