Saiba pra que serve e os benefícios de usar
Cuidados Íntimos
Atualizado em 17 Mar 22
3 min de leitura
Gente, a bolsa térmica pra seios é o acessório de cuidados íntimos ideal pra ajudar a estimular a produção de leite e também aliviar as dores durante a fase de amamentação, viu? Isso porque ela funciona como uma compressa e dá pra usar numa temperatura quente ou fria de um jeito muito fácil. Quer saber mais? Vem comigo!
O que é a bolsa térmica pra seios?
Pra começar, os modelos tradicionais têm um formato anatômico, ou seja, vêm com um espaço pra encaixar direitinho o mamilo e conseguir cobrir bem toda a área.
Além disso, a maioria das bolsas térmicas pra seios é feita de gel atóxico e anticongelante. A parte externa geralmente é de PVC, um material resistente e maleável.
Aliás, pra trazer ainda mais conforto, alguns modelos também vêm com capas de tecidos bem macios pra proteger a pele da temperatura da compressa. Amei!
E o legal é que a bolsa térmica pra seios é leve e fácil de usar, viu? A maioria pode ser resfriada na geladeira ou no freezer e aquecida na água quente ou até mesmo no micro-ondas.
E mais: é um acessório reutilizável e simples de higienizar, basta limpar com sabão neutro ou álcool.
Pra que serve a bolsa térmica pra seios?
Olha, ela é muito usada pelas mulheres no período de amamentação, porque consegue aliviar bastante as dores na região. Como dá pra fazer compressas quentes ou frias, esse item ajuda em diferentes situações.
Esquentar a bolsa térmica serve pra estimular o fluxo de leite. Isso é ótimo pra ajudar o líquido a sair de um jeito mais fácil no extrator ou quando for sugado pelo bebê.
Já a fria é a ideal pra diminuir o inchaço nos seios que podem acontecer durante, antes ou depois da amamentação. Aí sim!
Além disso, o acessório ainda ajuda no tratamento de inflamações, então dá pra usar ele no processo de recuperação de uma cirurgia plástica ou de algum outro procedimento feito na área, por exemplo. Adorei!
O acessório ajuda a aliviar as dores causadas pela mastite
Tipos de bolsa térmica pra seios
Olha, os modelos tradicionais parecem bastante um disco, ou seja, o formato é redondo e tem um furo no centro pra encaixar o mamilo.
E a bolsa térmica pra seios não é um círculo totalmente fechado, ela vem com uma abertura pra você conseguir ajustar melhor no peito e ficar mais confortável de usar.
Geralmente o acessório vem com um gel dentro, mas também dá pra achar os tipos em bolinhas. E além do modelo azul, tem as versões de cor verde ou até mesmo capinhas rosas. Amei!
A maioria mede cerca de 17cm, ou centímetros, de diâmetro, tamanho ideal pra cobrir boa parte do seio.
Esse modelo pode ser colocado no freezer e no micro-ondas
Como usar a bolsa térmica pra seios?
É muito importante seguir direitinho as recomendações do fabricante pra evitar queimaduras na pele ou algum dano no acessório, combinado?
Por exemplo, na maioria, o indicado é aquecer a bolsa térmica pra seios numa panela de água quente por cerca de 10 minutos. Já pra fazer a compressa fria, basta deixar o item na geladeira ou no freezer por 1 hora pelo menos.
E nos modelos que podem ir no micro-ondas, geralmente o recomendado é esquentar por 15 ou 20 segundos. Aí depois é só secar o acessório, ver se tá na temperatura ideal pra usar e posicionar no peito com a capa ou até mesmo uma toalha protegendo a pele.
Além disso, pra maior segurança e conforto, não é indicado fazer a compressa por mais de 20 minutos e nem apertar demais o seio no processo, tá?
E aí, gostou da bolsa térmica pra seios? A ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!
Saiba mais:
E se quiser conhecer outro acessório muito bom pra te ajudar na recuperação de uma operação nas mamas e proteger o processo de cicatrização da pele vale a pena ler a matéria Dicas pra usar sutiã pós-cirúrgico.
Já pra conseguir fazer o controle da alimentação do bebê no peito ou na mamadeira e registrar a quantidade de leite tirado no dia, a dica é o app Diário de Amamentação. Ele tá disponível pra Android e iOS.
Agora, se precisar de ajuda pra montar os móveis no quarto da criança, pode contar com o apoio dos parceiros pra esse serviço.