Conheça os benefícios de cada modelo pro seu tratamento
Diabetes
Atualizado em 21 Jul 20
3 min de leitura
Gente, os lancetadores são canetas que usam lâminas bem fininhas, chamadas de lancetas, pra furar o dedo antes de medir a glicemia! Eles são próprios pra fazer isso de um jeito rápido, sem dor e nem deixar marcas. Vem comigo que eu te conto mais sobre essas peças!
Conheça os modelos de lancetadores
O lancetador vem em forma de caneta e com uma tecnologia pra fazer pressão na medida certa, disparando a lanceta de uma vez só pra você não se machucar. Isso é ótimo, principalmente pra quem precisa fazer a medição várias vezes no dia, porque dá pra regular a força com que a lâmina entra na pele!
E olha, alguns tipos chegam a ter mais de 10 regulagens, que vão desde a pele mais fininha das crianças até pra quem tem uma camada mais grossa. Com o nível certo, o furo é certeiro e não são necessárias muitas tentativas antes de conseguir perfurar!
Ainda não tem uma caneta lancetadora? Essa vem num kit com lancetas!
Escolhendo o seu tipo de lanceta
Já as lancetas vêm em caixinhas com 50 ou 100 unidades no modelo universal que cabe em qualquer tipo de caneta, viu? E cada uma é embalada individualmente pra carregar no kit na hora de medir glicemia com segurança!
Elas vêm esterilizadas de fábrica, com uma ponta bem afiada e curta no formato de triângulo que é pra furar o dedo bem rápido e você nem sentir a picada!
Além dessas, tem ainda a autolanceta. Ela fica carregada numa caneta lancetadora descartável e daí é só encostar esse acessório no dedo pra furar automaticamente. É uma ótima alternativa se você tá em viagem e esqueceu a caneta lancetadora em casa.
Cuidados com lancetadores e lancetas
Depois de escolher a melhor opção pra tratar o diabetes é importante seguir alguns cuidados pra medir a glicemia com segurança e conservar bem esses itens, tá?
A primeira delas é nunca usar o lancetador e as lancetas sem lavar as mãos com água e sabão antes ou usar álcool em gel 70 por cento nelas se tiver num lugar que não tiver pia!
Outro detalhe: não deixe a lanceta descoberta. Ela acaba se contaminando com vírus ou bactérias. Abra só quando for usar ou recarregar o lancetador, evitando contaminação, combinado?
Depois do uso, guarde tanto a caneta como as lancetas numa bolsinha junto com as seringas e agulhas de insulina. Não deixe lancetadores e lancetas largados na bolsa ou na mochila pra não sujar! E nunca misture eles com objetos cheios de germes, como dinheiro.
Estoque as lancetas e guarde sua caneta sempre num lugar seco, longe do sol e de mofo pra não estragar. Escolha, de preferência, uma gaveta ou armário com chave pra evitar acidentes!
Ah, nunca reaproveite lancetas ou compartilhe elas com outras pessoas. O uso é individual e ela sempre vai ser descartável. Dividir transmite doenças e o reúso, mesmo que seja em você, cria inflamações ou até infecções no lugar da picada!
Os lancetadores e lancetas ideais pro seu tratamento tão aqui no Magazine Luiza! Aproveita, viu?
Saiba mais:
Quer um app que te ajude a controlar o diabetes com diário da dieta e registro das taxas de glicemia? O My Sugr pra Andoid e iOS é colorido, fácil de usar e pode ser conectado com os aparelhos medidores, sabia? Amei!
Agora, quer dicas de como escolher as tiras pra medir glicose também? Clica aqui que eu separei dicas pra te ajudar!