Conheça os curativos antiescaras

Conheça os curativos antiescaras

Vem que eu te mostro os tipos!

Hospitalar

Atualizado em 7 Abr 21

2 min de leitura


Gente, os curativos antiescaras são ótimos pra cuidar de feridas em quem tá de repouso, sem poder se mexer muito, sabe? Elas aparecem em regiões como cóccix, calcanhares, quadris e tornozelos. Mas os curativos evitam que se espalhem e cheguem a outras partes do corpo, viu? Vem comigo conhecer os tipos!


Os tipos de curativos antiescara


Os curativos antiescara são encontrados em várias formas, como folhas, bandas elásticas, pomadas e géis. Alguns deles contam com hidrogel, ideal pra manter esses machucadinhos sem infecções. E o legal dessa opção é que ajuda a aliviar dores, além de controlar o odor. Uma dica é trocar esse entre 1 e 3 dias, combinado?


Vem conhecer outras opções:


Hidrocoloide: pra trocas semanais


Já o curativo antiescara hidrocoloide vem em placa, pasta ou pó. Esse também é indicado pra feridas sem infecção, só que dura até uma semana na pele!


Dá pra achar modelos com uma quantidade pequena na embalagem ou mesmo individual. Aí dura bastante e é econômico ao mesmo tempo!


Papaína: com ação antibacteriana


O curativo antiescara com papaína faz uma cobertura que diminui ou elimina bactérias! Agora, deve ser trocado no máximo a cada 24 horas, tá? É muito bom pra situações em que o tecido tá necrosando.


E quer saber: a papaína dá uma ajudinha na hora de deixar a cicatrização rápida. Aí sim, hein?


Colagenase: pomada pra limpeza


O curativo antiescara com colagenase faz a limpeza diária da ferida. Sendo assim, a troca do curativa deve acontecer todos os dias!


Ah, um detalhe importante é que esse ingrediente não é antibacteriano. Então, fica de olho nisso na hora de avaliar se é o ideal.


Alginato: vem das algas marinhas


Você encontra o curativo antiescara com alginato em forma de placa, gel, pó ou fita. É bem prático, porque se molda ao tamanho da ferida! E o bom é que a substituição dele só acontece quando tá bem cheio de secreção, entre 5 a 7 dias. Mas se tiver infecção, aí precisa trocar todos os dias.



O curativo com alginato absorve os líquidos que saem da ferida


Carvão ativado: ótimo pra feridas com odor ruim


O curativo antiescara com carvão ativado é ideal pra feridas com odor, mesmo que tenham infecção. A troca é diária, até pra ferida sempre limpinha.


Ah, sabia que ele vem também com prata? Pois é! Isso é bem útil pra evitar que as bactérias se espalhem no machucado!



Esse curativo antiescaras tem 10,5 x 10,5 cm, ou centímetros


Tem mais curativos antiescaras aqui no Magazine Luiza, viu? Aproveita!


Saiba mais:


Na matéria O que é Assepsia? eu te conto quais são as medidas de higiene mais importantes pra manter a saúde. Elas ajudam até a evitar o surgimento de escaras!


O app Feridas: Cuidados Básicos, que tá disponível pra Android, explica como fazer curativos e cuidar de feridas abertas, feridas crônicas, queimaduras e mordeduras.