Cuidado com golpes e fake news criados por Inteligência artificial!

Cuidado com golpes e fake news criados por Inteligência artificial!

Veja como identificar sites duvidosos

Dicas

Atualizado em 5 Jan 24

3 min de leitura

Gente, não é de hoje que pessoas mal intencionadas se utilizam dos meios de comunicação para aplicar golpes e espalhar fake news, que são aquelas matérias que parecem ser verdadeiras, mas não são. 

 

Tome cuidado com as fake news ou notícias falsas

Em 1938, o americano Orson Welles usou o rádio para narrar uma invasão alienígena. Essa "brincadeira" causou pânico no país e fez uma série de pessoas pensarem que, realmente, marcianos estavam chegando na Terra. 

 

Esse é um exemplo de como as pessoas podem usar a tecnologia para contar histórias mentirosas, as famosas fake news. Em 2023, a tecnologia da vez é a Inteligência Artificial, mais conhecida como IA. 

 

Hoje em dia, pessoas mal intencionadas, utilizam essa tecnologia para gerar áudios, vídeos e imagens com a intenção de enganar.

 

O Magalu já sofreu com as fake news

O Magalu tem ganhado muito destaque no varejo brasileiro devido ao crescimento no mercado, e por isso, tornou-se alvo desse tipo de notícias e conteúdos falsos. Nesse post, vou te contar alguns exemplos de golpes que estão rodando na internet, utilizando o nome do Magalu, pra você ficar atento e não cair nessas armadilhas.

 

Foi espalhado pela Internet, um vídeo onde utilizaram uma matéria de TV e aplicaram inteligência artificial pra tentar convencer que o Magalu tinha fechado uma promoção com preços fora da realidade. 

 

Com isso, a intenção era enganar os clientes e roubar dados de cartão de crédito e também de valores monetários deles.

 

E como não cair nesses golpes? A primeira dica é: sempre desconfie! Especialmente se a promessa for de “descontos mirabolantes”, por exemplo: um smartphone Samsung à R$200,00. Quando for impactado por um vídeo desses na internet, use os nossos canais de comunicação ou envie por DM em qualquer um dos nossos perfis oficiais nas redes sociais para verificar a veracidade.

 

Desconfie de sites que prometem descontos agressivos e com preços fora da realidade!

 

Se tiver dúvidas, entre no nosso canal de segurança da informação, lá você vai encontrar sempre boas dicas: https://especiais.magazineluiza.com.br/seguranca/.

 

Para compras no Magalu o mais indicado é sempre utilizar o nosso site e aplicativo. Quando um vendedor entrar em contato com você via WhatsApp, sempre verifique se trata-se de uma conta oficial.

 

Atenção aos detalhes!

Verifique se o site contém a HTTPS (+ símbolo de cadeado) e se o endereço do site completo está realmente correto.

 

Bandidos já usaramm IA para vender produtos com 'voz' de famosos

Já aconteceu de bandidos usarem a inteligência artificial pra simular como se famosos estivessem falando de verdade. Isso é conhecido de deepfake, são arquivos com alterações na voz, em imagens ou em vídeos com ajuda de IA.

 

Aconteceu com o apresentador Marcos Mion, onde os bandidos editaram o trecho de um vídeo em que ele citava o autismo do filho e modificaram pra que ele falasse sobre cura da condição, que é algo que na medicina não existe. Em outro caso, ocorrido com Drauzio Varella, usaram um vídeo falso em que ele recomenda "gotinhas milagrosas de colágeno".

 

Como nas redes sociais, existem milhões de usuários, fica difícil de remover vídeos como esses e trazem prejuízos pra os famosos e pessoas que acreditam nesses vídeos editados, e acabam comprando produtos falsos. Por isso, é importante tomar muito cuidado!

 

Saiba mais

Quer aprender mais sobre proteção das redes? Então aproveita pra dar uma olhadinha na matéria Golpe virtual Phishing para ficar ainda mais por dentro desse assunto.