Harmonizando comidas e vinhos

Harmonizando comidas e vinhos

Escolha o vinho certo de acordo com o tipo de prato

Adega

Atualizado em 24 Fev 12

2 min de leitura

Então você comprou uma adega de vinho da LG e decidiu enchê-la de vinhos diversos, mas não sabe muito bem quais comprar ou o que fazer depois disso.

Tão importante quanto gostar de vinhos é saber quando, onde e como apreciá-los. O ?quando? e o ?onde?, eu diria que são fáceis: qualquer hora e qualquer lugar ? desde que você saiba como harmonizar um bom vinho com o sabor dos pratos na mesa.

Para isso, há algumas regras específicas para equilibrar ambos, que devem se completar e não se sobrepor na mesa. Por exemplo: pratos com sabores mais pronunciados e molhos pedem vinhos tintos, enquanto alimentos mais leves combinam com vinho branco.


O gosto do vinho

O gosto do vinho é determinado por uma série de fatores, como o tipo e estado de maturação da uva, tipo de vinificação e o grau de amadurecimento e envelhecimento. Por isso existem inúmeros vinhos diferentes ao redor do mundo e consequentemente uma grande literatura enograstronômica em torno deles.

As inúmeras variáveis sobre sabores dos pratos e até o clima do dia, quente ou frio, tornam difícil falar em apenas um post sobre tudo isso, mas podemos falar de algumas premissas básicas.


Alguns princípios para harmonizar vinho e comida

- Pratos mais fortes e com muito sabor caem bem com vinhos mais encorpados, enquanto para pratos mais delicados com vinhos mais leves.

- Aperitivos: em geral, prefira os vinhos brancos e frescos onde a acidez predomina sobre a maciez.

- Carnes vermelhas: pratos gordurosos como carnes vermelhas e assados, pedem vinhos tintos mais secos para contrapor a untuosidade do prato.

- Carne branca: podem variar muito de sabor. Aves como frango ou peru, mais comuns nos pratos dos brasileiros, combinam com vinho branco encorpados ou vinhos tintos frutados. Já patos e coelhos são em geral acompanhados de vinho tinto com intensidade aromática.

- Peixes e frutos do mar: esses, por serem pratos mais suaves e ácidos, casam melhor com vinhos brancos. No caso de peixes mais fortes como o salmão, considere um vinho branco mais encorpado.

- Pratos doces: doces e sobremesas combinam com vinhos também doces, ainda mais os que tem um pouco de acidez, para não ficar muito enjoativo.


Experimente

É claro que apesar dessas regras básicas, o gosto de cada pessoa é diferente e pode variar bastante, então encare isso mais como um guia do que como uma obrigação. Experimente sempre, e aos poucos você irá descobrindo o melhor vinho para cada ocasião.

Se você tiver uma boa dica sobre vinhos, deixe nos comentários!