Saiba como ela pode te ajudar a cozinhar melhor
Fogão
Atualizado em 16 Set 20
4 min de leitura
Gente, a chapa do fogão a lenha é uma peça que vai na parte de cima dele pra você apoiar as panelas ou fazer grelhados, tá? Dá pra achar modelos e tamanhos variados com duas, três ou mais bocas, em ferro fundido ou de um vidro próprio, chamado também de vitrocerâmico. Esses dois materiais são bem resistentes ao fogo. Vem comigo que eu te ajudo a escolher o ideal!
Chapa de ferro fundido: o convencional
Olha, a chapa de ferro fundido segura o calor por bastante tempo. Ela é a mais indicada também nas receitas que precisam de altas temperaturas, tá? E outra vantagem é a mistura da lenha com o ferro fazer a refeição ganhar aquele gostinho especial de fazenda!
Você encontra opções com duas ou mais bocas pra diferentes tamanhos de fogão a lenha. As maiores chegam a 6 furos! O bom é que dá pra controlar a chama só fechando ou abrindo a tampa quando for usar.
Além das chapas que misturam bocas pequenas ou bem grandes. E o legal é que tem as versões mistas, com os furos de um lado e uma grelha do outro, chamada de bifeteira. Ela é excelente pra carnes, hambúrgueres, peixe frito e muito mais! Gostei!
Esse modelo vem com chapa com bifeteira que destaca e vai do fogão direto pra mesa
Chapa de ferro: como escolher
Agora, o ferro fundido pode ser convencional, mais escuro, ou o polido. Esse é bem claro, brilhante e fácil de limpar. E a vantagem dele é que dispensa a necessidade de ser lixado cada vez que for usar pra manter a superfície bonita e longe de ferrugem como na convencional. Muito prática, né?
Mas olha só, toda chapa de ferro tá sujeita à ferrugem, então precisa ser hidratada com óleo de cozinha ou banha pra você manter ela nova por mais tempo. Esse procedimento deve ser feito uma vez a cada 30 dias mesmo que o fogão não seja usado, tá?
Chapa com serpentina: vantajosa no inverno!
Um outro detalhe é que se aí venta muito ou faz bastante frio, vale a pena investir no modelo com serpentina. Ela é um tubo fixado na parte interna da chapa, que fica em contato direto com o fogo. Assim espalha e mantém o calor por mais tempo, economizando lenha sabia?
A serpentina em cano de ferro já embutida na chapa dispensa instalação
Chapa vitrocerâmica: muito moderna
Agora se você quer uma chapa elegante e muito prática, aposte no vitrocerâmico. Esse é um material com tratamento térmico que também aguenta altas temperaturas e já é usado na mesa dos fogões e cooktops a gás ou por indução, por exemplo.
O bom dela é que não tem furo. É um vidro liso pra apoiar as panelas, muito fácil de limpar depois!
No fogão a lenha, a chapa vitrocerâmica também dá um visual totalmente novo e muito moderno, principalmente pra aqueles que ficam na cozinha principal. Um luxo na decoração, viu?
Chapa de ferro x vitrocerâmico
As chapas de ferro fundido são mais resistentes e fáceis de limpar se você for usar panelas de cobre ou alumínio, que podem deixar manchas ou restos por causa do calor.
Já a maior vantagem do vitrocerâmica é não enferrujar, não precisar de lixamento nem óleo pra manutenção. É só passar um pano úmido e pronto!
Mas alguns alimentos grudentos como açúcar ou caramelos são mais complicados de tirar do vidro do que do ferro. E você não pode usar objetos pontiagudos nele pra tentar limpar, tá? O vitrocerâmico precisa de um raspador próprio pra limpar esse tipo de fogão sem estragar.
Outro detalhe que é importante levar em consideração antes de escolher ferro ou vidro é o tamanho do cômodo onde tá o fogão a lenha e se faz muito frio ou calor aí. O ferro segura mais calor nas panelas e menos nos ambientes, o que é ótimo em clima quente.
Já o vitrocerâmico espalha o calor, uma qualidade excelente se você mora em cidades muito frias e quer quer cozinhar aquecendo a casa ao mesmo tempo.
O tamanho de chapa pra cada fogão
As chapas vêm em diferentes tamanhos, viu? Nas maiores, costuma ser de 90 centímetros, ou cm, por 60cm. Também dá pra achar 90cm X 30cm.
Já as médias medem entre 50cm X 35cm e 75cm X 45cm, E as menores você encontra com mais ou menos 40cm X 60cm. Tudo vai depender do tipo de fogão, quadrado ou retangular.
E pra encontrar a ideal, meça o comprimento e a largura do vão que fica em cima da base do fogão, que é onde a chapa vai encaixada. Porque as medidas variam pra mais ou menos dependendo do modelo, combinado?
A chapa precisa encaixar certinha, assim não vai se mover quando você pôr ou tirar as panelas. Ela também não deve criar um vão, porque o calor acaba escapando por lá.
Já sabe qual a chapa levar pro fogão a lenha? Aproveite e escolha peças que também tem aqui no Magalu: chapéu pra chaminé/fogão a lenha e curva pra chaminé/fogão a lenha.
Saiba mais:
Fogão a lenha combina com muita comida gostosa! No app Tastemade pra Android ou iOS você encontra centenas de inspirações com vídeos passo a passo.
Ah, e quer cozinhar nele sem fumaça na cozinha? Então clica aqui que eu vou te contar a importância do cano da chaminé.
Agora, se tiver precisando de assistência pra deixar a cozinha ou área de churrasqueira mais fresquinha, clica aqui e contrate o serviços dos nossos parceiros pra instalar ventilador de teto ou ar-condicionado.