Pressostato: o que é?

Saiba como esse dispositivo ajuda a controlar a pressão

Máquinas de Lavar e Peças

Atualizado em 23 Mai 22

2 min de leitura

Pressostato

Gente sabia que o pressostato é uma pecinha de proteção colocada em eletrodomésticos que usam a pressão pra atuar? Pois é! Ele é um instrumento de medição que faz o controle dos níveis de força e envia um alerta ou uma ação automática quando ela tiver alta demais. Quer saber mais sobre ele e quais as melhores opções? Vem comigo que eu te conto:

 

Quais são os itens do pressostato?


Pra começar, dá pra achar vários equipamentos que funcionam com sistemas à base de pressão, tá? Só que dependendo da intensidade, ela pode oferecer altos riscos e causar acidentes. E é aí que o pressostato entra em ação.


Ele tem um mecanismo que ajusta o controle de pressão mínima e máxima durante a atividade. E ainda conta com um sensor que monitora a força dos fluidos e quando chega no limite definido, age parando o processo.


O pressostato costuma ter um diafragma, um pistão e um fole ou transmissor. Além disso, a chave de interrupção dá a ação do sensor quando tá acionada. Isso significa que ela pode parar o circuito elétrico, desligando o equipamento.

 

Quais são os tipos de pressostato?


Olha, tem opções de pressostato pra vários tipos de dispositivos, tá? Os de sistema pneumático são muito usados em compressores de ar, reservatórios e máquinas de lavar, e ajudam a monitorar os gases.


 Pressostato
Esse item de quatro níveis é ideal pra máquinas de lavar


Daí, ele determina e indica o nível da água dentro do equipamento, ajudando no bom processo de enchimento e drenagem da lavadora. Que prático!


Agora, o hidráulico controla fluidos líquidos como combustíveis, óleos e água utilizados em reservatórios, piscinas, sistemas de bombeamento de água e contra incêndio.

 

Pressostato
Essa versão conta com sensor de fluxo e desliga quando falta água

 

Como funciona o pressostato?


Olha, as partes do mecanismo de ajuste, sensor e a chave de interrupção tão conectados. Um local da estrutura é ligado a um recipiente ou tubulação, por onde passa o fluido, gás ou líquido.


Dentro dele, o movimento que é criado pelo diafragma consegue ser suportado por uma mola calibrada, que é a responsável por definir a medição de pressão entre dois pontos diferentes. A energia produzida aciona o interruptor.


O sensor monitora a força que tá passando por ali e quando percebe que tá abaixo ou acima dos valores que foram determinados, ele se move. E quando isso acontece, o pressostato desliga ou liga o circuito.

 

Estabilidade na vibração


Os pressostatos dão equilíbrio durante o funcionamento e isso faz com que a operação aconteça sem falha até em serviços mais pesados, cobrindo faixas de pressão bem altas, de 400 bar.


Sem contar que a instalação é prática. Mas pra isso acontecer é importante que ela seja feita por profissionais, combinado?


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários tipos de pressostatos!

 

Saiba mais:


Agora, precisa fazer manutenção na piscina e não sabe por onde começar? Dá uma olhadinha na matéria Iluminação pra Piscina: quais cuidados? que eu te dou algumas dicas!


Quer ainda mais praticidade na hora de escolher os produtos no Magazine Luiza? O app Magalu tá disponível pra Android e iOS.


E se precisar de uma forcinha pra instalar os eletrodomésticos, conte com os nossos parceiros!