Cuide bem da lava e seca

Olha essas dicas pra aproveitar e conservar ela do jeito ideal!

Lava e Seca e Peças

Atualizado em 14 Set 20

4 min de leitura

Gente, a lava e seca é um eletrodoméstico ótimo pra lavar, secar e até esterilizar roupas! Ela te faz ganhar tempo, ajuda a diminuir a quantidade de peças paradas na lavanderia e deixa aquele edredom sequinho mesmo nos dias mais frios. Mas sabia que pra durar bastante você precisa tomar alguns cuidados no uso, limpeza e manutenção? Vem comigo que eu te ajudo!


Mangueira e pés nivelados fazem a diferença

Olha só, quando instalar a lava e seca nova ou mudar ela pra uma casa nova, não dispense a ajuda de um profissional se precisar deixar bem niveladinha e com as mangueiras no lugar certo, viu? O bom funcionamento dessas partes evita barulhos, trepidação ou vazamento de água.


Outro cuidado é que o tambor vem lacrado com uns parafusos próprios pra não sair do lugar no transporte. Então leia com atenção manual e não esqueça de tirar eles assim que o eletrodoméstico tiver instalado. Ligar a lava e seca com ele pode quebrar a máquina!
 

Fica de olho nas mangueiras também. Se o modelo que você tem é quente e frio, talvez precise de duas pra entrada de água.


Como conservar a máquina no dia a dia

Agora, a primeira dica é sempre usar produtos de limpeza indicados pelo fabricante, como o sabão líquido ou em pó. Se não seguir essas regrinhas, pode até entupir a saída do dispenser, tá?


E olha, assim que terminar o ciclo de lavagem ou secagem, é muito importante deixar a porta aberta pro ar quente e umidade saírem. Faça isso em todas as lavagens e tipos de áreas de serviço, mesmo as mais ventiladas, combinado? Assim você evita mofo, odores e ferrugem no tambor.


Fique de olho no peso e quantidade de roupas

Nunca coloque mais peso do que a lava e seca suporta pra não sobrecarregar. E evite lotar até a boca! Uma dica é liberar um espaço de mais ou menos 20 por cento pras roupas baterem com mais liberdade. O sabão, amaciante e água do enxágue vão passar melhor por elas. A limpeza fica mais eficiente! Fora que vai evitar tecidos abarrotados e facilitar muito na hora de passar.


Se for lavar uma carga grande, vale separar as roupas por tamanho, cor e tipo de tecido. E seque as mais pesadas separadas das mais leves! Além de evitar que tecidos diferentes em temperaturas estraguem ou encolham, por exemplo, você organiza melhor o tipo de secagem por tempo e temperatura.


Por último, sempre cheque os bolsos das roupas antes de lavar ou secar. Metais, objetos cortantes e outras partes que não podem ser secas ou lavadas acabam batendo no tambor, podem furar a borracha ou derreter no calor e grudar dentro da lava e seca, viu?


Lembre de fazer a limpeza mensal

E com o uso no dia a dia, as roupas deixam fiapos e o dispenser pode acabar com algum restinho de amaciante ou sabão. Por isso, é importante limpar pelo menos uma vez por mês ou a cada quinze dias se tiver muito suja. Eu separei umas dicas de como fazer isso do jeito certo.


Comece sempre pelo dispenser

Pra começar, tire a máquina da tomada e desmonte o gaveta do dispenser. Limpe essa parte com uma escova macia e detergente neutro que não vai deixar cheiro nela. Lave com água fria e seque bem antes de recolocar o dispenser no lugar.


O segundo passo é limpar a lataria

Use álcool, vinagre branco ou limpador multiuso num pano macio pra passar do lado de fora. Se tiver alguma manchinha é só esfregar de leve o limpador em gel nela.


Na porta, onde fica a borracha, você pode encontrar restos, fiapos ou até mesmo um pouco de água. Muitas vezes esses são os culpados pelo cheiro de mofo. Passe álcool ou vinagre branco e esfregue a borracha com esponja multiuso


Mas olha, nunca tente fazer isso com facas ou qualquer objeto cortante e pontiagudo que pode rasgar a borracha, combinado? Outra dica é nunca escolher produtos de limpeza com nenhum tipo de cloro, amoníaco ou ácido. Eles tiram o brilho da lataria, deixam cheiro no tambor e desbotam o letreiro do painel.


Como manter o tambor em dia

Quando o dispenser, borracha e lataria secarem, ligue a lava e seca novamente. Por último, coloque 1 litro de vinagre branco no espaço do dispenser reservado pro sabão líquido e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio na gavetinha do alvejante.


Ligue a máquina no ciclo mais longo, de preferência com água quente e em temperatura máxima. Depois que ela terminar, abra e deixe o tambor secar.

Repita essa misturinha de 15 em 15 dias


Limpe o filtro de detritos a cada 2 meses

Já reparou que a lava e seca tem uma portinha na parte da frente, lá embaixo? É onde fica o filtro de detritos que puxa a maioria dos fiapos e partes pequenas das sujeiras nos tecidos.


Abra essa porta com a ajuda de uma chave de fenda e desenrosque o filtro. Vai sair água e talvez um montão de sujeira junto. Lave com uma esponjinha macia e água corrente. Espere ele secar e depois encaixe novamente.


Vai escolher uma lava e seca nova? A ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais

Vai lavar roupas delicadas que precisam secar no varal? É bom baixar o app Climatempo pra iOS ou Android. Daí fica fácil ver se vai fazer sol nos próximos dias!


Quando colocar a roupa pra lavar, dá uma olhadinha se algumas partes da máquina já tão gastas. Daí é bom ler essa matéria aqui  pra conhecer peças importantes que você pode substituir!


Ah, prefere trocar de lava e seca? Clica aqui e contrate nossos parceiros pra instalar o aparelho!