Você tem algumas dúvidas sobre o micro-ondas? Vem que a gente te ajuda a resolver. Saiba como utilizar seu eletrodoméstico com segurança.
Micro-ondas
Atualizado em 4 Jun 24
4 min de leitura
Gente, a OMS, que é a Organização Mundial da Saúde, explica que o micro-ondas não traz riscos à saúde se ele for usado do jeito certinho, tá? É que todo o revestimento do aparelho é pensado pra proteger os alimentos da radiação que ele emite, aí não tem com o que se preocupar! Agora, alguns materiais, como plástico, não devem ser usados nesse eletrodoméstico, sabia? Pois é! Vem comigo que eu te conto detalhes!
Pra começar, assim como a OMS, o Ministério da Saúde diz que a radiação que sai do micro-ondas apenas cozinha e aquece os alimentos, mas não é capaz de mudar a estrutura química deles. Ou seja, usar micro-ondas não tem nenhuma relação com aumento de casos de doenças, como câncer, seja através da comida, ou por ficar perto do aparelho.
É que essa radiação gerada pelo eletrodoméstico, e que acaba sendo motivo da divulgação de várias informações erradas, depende do design do item. Isso porque ela é refletida pelo material metálico do micro-ondas e fica presa no interior do aparelho, ou seja, não escapa pro ambiente externo, então não traz risco pras pessoas. Aí sim, hein?
Agora, embora os perigos do micro-ondas sejam mínimos no início, assim como outros utensílios domésticos, ele vai se deteriorando com o tempo. Então, é bem importante ficar de olho na manutenção, tá?
Caso o aparelho mostre algum defeito, como a vedação das portas desgastadas, pode sim representar riscos pra quem tá perto. Aí, pra ter certeza de que o micro-ondas tá dentro das condições adequadas, o ideal é:
- Checar se a porta dele tá fechando do jeito certinho;
- Confirmar se a rede adesivada da porta não tá danificada com rachaduras, ferrugem ou outros sinais de degradação;
- Ficar de olho em qualquer dano interior ou exterior e acionar o fabricante ou um técnico caso encontre algum;
- Manter ele sempre limpo e sem restos de comida, principalmente na porta;
- Usar recipientes próprios pra micro-ondas, que tenham símbolos que indicam que são adequados;
- Se o micro-ondas tiver qualquer dano, não usar até que seja feito um reparo.
Se o micro-ondas tiver certinho dentro desses padrões, significa que tá com funcionamento ideal. Ou seja, é seguro e pode ser usado com tranquilidade. Amei!
Aproveite um micro-ondas estiloso pra complementar a decoração da sua cozinha!
Agora, nem todos os materiais são indicados pra ir no micro-ondas, tá? A dica mais simples pra saber se um recipiente pode ou não ser levado ao aparelho é ver se ele tem o símbolo que indica que é próprio pra ser usado em ambientes quentes, como fornos e micro-ondas.
Agora, independente do símbolo, tem materiais que não devem ser levados ao micro-ondas em nenhuma hipótese, viu? Alguns deles são: papel alumínio, metais, isopor, papel filme, sacos de papel, louças com detalhes metálicos, embalagens de delivery e plásticos que não são apropriados pra micro-ondas e outras fontes de calor.
Na dúvida, dê sempre preferência por deixar o micro-ondas num lugar apropriado, como armários de cozinha, e esquentar as comidas nele em vidros tradicionais ou refratários, plásticos apropriados, porcelanas e outras louças sem detalhes metalizados.
Dá pra encontrar armários de cozinha já projetados com o espaço do micro-ondas
Com relação aos alimentos, itens como ovo, óleo, uva e pimenta não são recomendados pra serem usados em micro-ondas por motivos diversos, como o risco de incêndios e explosões.
O óleo, por exemplo, é um produto inflamável, que chega em temperaturas muito altas com facilidade. Aí o risco é muito grande!
Já no caso das uvas, elas têm uma quantidade de água alta na composição, o que pode causar problemas graves, chegando até a explosão ou incêndio, ao serem aquecidas.
As pimentas liberam gases que fazem os olhos, pele, narinas e boca arderem muito, além do que, também podem pegar fogo dentro do aparelho. E essa regra vale pra qualquer tipo de pimenta, tá?
Outras comidas, como pão e amendoim, que têm pouca umidade, só devem ficar no micro-ondas por pouco tempo, pra não esquentarem muito e colocarem o eletrodoméstico em risco de superaquecimento.
Já as refeições com pele, membrana ou casca, tipo tomate, linguiça, batata, e pimentão, devem ser perfuradas antes de levadas ao micro-ondas. Caso contrário, elas podem explodir.
Ah, e tem uns alimentos que, apesar de não representarem riscos de acidente, não são indicados pra esquentar assim, porque não costumam ficar saborosos. Um exemplo são os vegetais folhosos, como alface, rúcula e repolho, que acabam murchos e perdem todos os nutrientes.
Mas olha, pra outros alimentos, o micro-ondas é um aliado incrível, que facilita muito os preparos e deixa o dia bem mais prático.
Gostou? Aproveita pra escolher o modelo de micro-ondas ideal pra você aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais
E se você quer entender melhor sobre o mecanismo desse aparelho, a matéria Como funciona um micro-ondas? pode te ajudar bastante!
No aplicativo TudoGostoso tem receitas incríveis pra preparar no micro-ondas, sabia? Pois é! E ele tá disponível pra download gratuito tanto pra iOS, como pra Android. Amei!
Tá precisando de ajuda profissional pra instalar seu micro-ondas? Pode contar com os serviços dos nossos parceiros a qualquer momento!
Ver mais +
Micro-ondas
Confira no blog da Lu os 10 melhores micro-ondas de 2024 e descubra qual modelo combina com a sua cozinha
Lava e Seca
Aproveite as ofertas pra ter mais praticidade no seu dia a dia!
Geladeira / Refrigerador
Entenda as diferenças entre geladeiras Brastemp inox e branca e escolha a opção que combina com sua casa. Saiba mais aqui!