Com essas dicas, fica bem mais fácil saber qual o tipo ideal pra você
Ferro de Passar
Atualizado em 11 Jan 13
3 min de leitura
Gente, o ferro de passar facilita muito a hora de deixar as roupas bem lisas, né? E se você escolher o modelo certo dele, seu serviço fica ainda mais prático. O bom é que tem vários tipos de ferros, então um deles vai ser perfeito pra você. Agora, se quiser saber mais sobre eles, vem comigo que eu te conto!
Escolha seu ferro pela base
Uma dica legal pra você começar a sua escolha é ficar de olho na base do ferro de passar, tá? As principais são os tipos antiaderente, cerâmica e durilium!
A maior vantagem da base antiaderente é que ela é bem em conta e evita que o ferro grude mesmo em tecidos delicados. Além disso, basta passar um pano úmido pra limpar esse tipo de base!
Base Antiaderente: Garante leveza e segurança
Já a base cerâmica é incrível porque dá um brilho bem bonito até mesmo em tecidos mais pesados, como linho e jeans. E ele passa bem, sem danificar, qualquer tipo de tecido, viu?
Base Cerâmica: evita que o aparelho grude nos tecidos e estrague as roupas
Agora, a base durilium é considerada uma das melhores pra ferro a vapor, viu? A base dele tem duas coberturas, uma de esmalte vitrificado e outra com mais de 5% de quartz. Assim fica fácil deslizar em qualquer tipo de tecido, inclusive os sintéticos. Adorei!
Base durilium é ideal pra ferro a vapor
Seco x a vapor
Mas não é só a base que tem que ser levada em conta na hora de escolher o ferro de passar, viu? Tem modelos que funcionam a seco e outros a vapor. Aliás, alguns vêm com as duas opções!
O ferro comum a seco é simples e, por isso, mais em conta. Além disso, ele também é mais econômico que o ferro a vapor! E como ele não usa vapor, uma dica é usar um borrifador de água pra alisar peças mais difíceis.
Já o ferro a vapor precisa de água dentro dele, viu? Ah, e ele é um aparelho que esquenta mais rápido e desliza bem, por isso é bem prático! Pra se ter uma ideia, os ferros a vapor são ótimos até pra desamassar os vincos mais difíceis em poucas passadas, já que o vapor mantém as fibras macias.
Ferro a vapor: ideal para desamassar tecidos mais difíceis
Mas se o que você procura é um modelo versátil, basta apostar num ferro que passa a seco e a vapor, viu? Assim você decide como prefere passar levando em conta o tipo de roupa e tecido!
Detalhes que fazem a diferença
Tem outros detalhes que podem ajudar na hora de escolher o ferro de passar ideal, tá? Dá uma olhada nessas dicas:
- Vale a pena ter um ferro com desligamento automático! Assim, eles poupam energia quando não tão sendo usados e isso pode até evitar acidentes.
- Ter um ferro com várias opções de regulagem de temperatura também é bom. Assim, dá pra passar cada peça do jeito ideal!
- Escolha um modelo com sistema antigotejamento pra evitar vazamento de água, tá?
- E vale também ter um ferro com sistema de autolimpeza, pra evitar acúmulo de sujeiras na superfície dele de um jeito mais simples.
Ah, sabia que tem ferros menores, ideais pra você levar pra viagens? Pois é! São os ferros portáteis! Se quiser saber mais sobre eles, é só dar uma lida nessa matéria aqui!
Gostou? Agora, que tal escolher um ferro de passar bem prático pra você aqui no Magazine Luiza, hein?