Como ajustar os freios e marchas da minha bicicleta?

Como ajustar os freios e marchas da minha bicicleta?

Aprenda a ajustar os freios e as marchas da sua bicicleta, garantindo segurança e eficiência em suas pedaladas.

Bicicletas

Atualizado em 21 Ago 24

5 min de leitura

Gente, a bicicleta é um item de esporte e lazer incrível, que te permite se exercitar, se locomover de um lugar pro outro e ainda se divertir durante tudo isso. É superlegal e depois que você aprende a pedalar, não esquece mais. Só que é importante sempre realizar as revisões pra garantir que a bicicleta tá boa pra ser usada. Quer saber como ajustar os freios e as marchas da sua bicicleta? Então, vem comigo!

 

Dicas de como ajustar os freios e marchas da bicicleta?

Olha, acertar os freios e as marchas da sua bicicleta é um dos pontos principais pra se fazer antes de sair. Melhora a segurança e o desempenho. 

 

Pro ajuste do freio de bicicleta é interessante começar checando as sapatas de freio. Elas têm que estar alinhadas com o aro da roda, e não podem relar no pneu. Ah! Se apresentarem desgaste, precisa trocar. 

 

Depois, vale a pena adequar a tensão do cabo. Pra isso, é só usar a alavanca, um parafuso de regulagem que você vê no próprio freio. Se girar no sentido horário, a tensão no cabo do freio aumenta, o freio fica mais perto da roda e mais sensível, qualquer apertadinha já é suficiente pra desacelerar e até parar a bicicleta

 

Por último, é só testar os manetes que tão no guidão da bicicleta. É bom pra ter certeza que eles tão respondendo rápido e que a bicicleta tá diminuindo direitinho, nem bruscamente nem muito devagar. 


Essa é uma Bicicleta aro 29 freio hidráulico da marca KSW muito eficiente e super bem avaliada pros momentos de lazer.

 

 

Pra marchas tem que prestar atenção em alguns detalhezinhos que podem ser um pouco mais complicados, mas vem comigo que eu te conto. Olha!

 

Como usar e regular corretamente a marcha da bicicleta?

Pra regular a marcha de bicicleta é legal começar checando o alinhamento do câmbio. Pra  isso, deve posicionar a corrente na menor coroa da frente e no menor pinhão de trás. O câmbio traseiro precisa tá exatamente na mesma reta do menor pinhão.

 

O próximo passo é ajustar os parafusos L e H de limite. O parafuso L, impede que a corrente caia pra dentro do quadro da bicicleta. Já o parafuso H previne a queda pra fora. Acertar esses parafusos é superimportante pra que a corrente não escape e estrague o sistema de transmissão. 

 

Depois, é preciso adequar a tensão do cabo. Veja um regulador de barril no cambio traseiro que serve pra isso. Se a corrente tiver demorando pra subir pra um pinhão maior, é porque a tensão está baixa e o cabo deve ser apertado. Agora, se ela for lenta pra descer, a tensão tá muito alta, então dá uma soltada. 

 

Por fim, testa pra saber se ficou bom, ok? Num lugar plano e sem buracos, tente trocar de marchas enquanto pedala. A meta é que a mudança aconteça de forma suave, sem dar aquelas travadas. Se não for assim, tem que continuar ajustando. 

 

Ah! E a corrente, os cabos e o câmbio precisam tá sempre lubrificados, tá? Quanto mais ressecados, mais atrapalha na alternância das marchas e ainda estraga o câmbio.

 

Quantas marchas tem uma bicicleta?

Olha, primeiro vamos entender um pouquinho sobre as marchas. As coroas são a parte da marcha que ficam na frente da bicicleta, elas são controladas pelo cambio da frente. As bicicletas normalmente possuem duas ou três coroas, podendo ter só uma também. 

 

Já os pinhões tão atrás e são conectados pelo câmbio traseiro. As bicicletas geralmente apresentam de 6 a 12 pinhões. A quantidade de marchas de uma bicicleta é a combinação do número de coroas com o de pinhões. Por exemplo, uma bicicleta com 3 coroas e 7 pinhões, tem 21 marchas. Legal! 

 

Mas pra que servem as marchas? Então, as marchas servem pra deixar a vida do ciclista um pouco mais fácil. Elas controlam o esforço necessário pra pedalar. Ou seja, as subidas ficam mais tranquilas, manter a velocidade em terrenos planos vai te exigir menos esforço e ainda vai dar pra pedalar, mesmo nas descidas. Como? Vem comigo que eu te explico!

 

Deixar mais leve

Gente, a marcha mais leve é uma combinação da coroa menor com os maiores pinhões. O bacana é usar essa marcha em subidas e morros, ou quando você quer dar uma descansada nas pernas. A marcha faz com que exerça menos força. Legal! 

 

Deixar na média

A marcha média vai ser sempre a partir da coroa do meio ou da maior, com os pinhões do meio. É boa pra terrenos planos ou pouco inclinados. A marcha te ajuda a manter uma constante mais confortável. É a proporção ideal entre esforço e ritmo.  

 

Deixar pesada

Já a marcha pesada é a combinação da coroa maior com os menores pinhões, quanto menor mais pesado. É muito usada em descidas ou nas superfícies planas quando você quer aumentar a velocidade ou fazer mais força. É a marcha pesada que te permite aumentar a rotação em uma descida sem que o pedal gire em falso, por exemplo.

 Os câmbios da Shimano são os mais bem avaliados pela comunidade dos ciclistas

 

 

Como saber se o freio da bicicleta está bom ou precisando de trocar?

Olha, o freio é uma das partes mais essenciais da sua bicicleta. É importante que eles tejam sempre em ótimo estado. Pra garantir isso, tem alguns sinais pra você se atentar.

 

Os freios, quando tão nos trinques, respondem imediatamente. Ou seja, quando você aperta os manetes a bicicleta para na hora. Ah, e as sapatas não podem tá desgastadas e nem desalinhadas. E por último, o cabo de freio não deve perder a tensão e nem ficar frouxo, tá?  

 

Se algum dos itens da sua bicicleta não tiver desse jeito, é porque já tá na hora substituir por um novo e em bom estado. 

 

Bicicleta infantil

As bicicletas infantis normalmente oferecem sistemas de freios mais simples e pouco sofisticados. Mesmo assim é bacana ficar atento aos detalhes e fazer uma manutenção de vez em quando pra garantir a segurança dos pequenos.  

 

Bicicleta adulto

Já as bicicletas de adulto podem apresentar mecanismos de freios sofisticados, como as bicicletas de freio a disco. Esses itens com mais particularidades pedem um cuidado maior. É legal dar uma limpada após o uso e realizar uma boa lubrificação sempre que possível pra que eles durem mais.

 

Caso tenha se interessado por um passeio de bicicleta mas ainda tenha dúvidas de quais acessórios são necessários, confira dicas que eu separei na matéria: Acessórios para bicicleta podem te ajudar a se preparar melhor pra sua primeira pedalada.

 

Sabe o que também é muito legal? As bicicletas elétricas. É um meio de transporte divertido, rápido e prático. Se quiser conhecer mais sobre essas bicicletas, vem conferir a matéria: Moderninha e prática, que eu te conto tudo delas. 

 

Gostou? O que você precisa pra curtir e se exercitar com sua bicicleta ou qualquer outro item de esporte e lazer tá te esperando aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:

Que tal saber mais sobre como preparar os pneus da sua bicicleta? Dá uma olhadinha na matéria Bomba de ar pro pneu da sua bike que lá eu te conto mais detalhes.

 

Ah, e se quiser acompanhar informações como velocidade, tempo, pace e percurso percorrido nas suas pedaladas. O aplicativo Strava é incrível e está disponível pros sistemas Android e iOS.

 

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