Conheça os modelos pra ballet e descubra qual o ideal pra você
Ballet
Atualizado em 24 Jun 19
2 min de leitura
Gente, a sapatilha de ballet é o acessório mais importante pra praticar essa dança, viu? Por isso precisa investir no tipo ideal, que te deixa confortável e que fica bem justinho pra não sair do pé. E pra não errar nessa escolha, eu separei um guia pra te ajudar. Olha só:
Tipos de sapatilha
A sapatilha de ballet pode ser de dois tipos, que é a com ponta ou meia ponta. As de meia ponta são mais flexíveis, bem macias e feitas de couro ou lona. Elas são ideais pra quem tá começando a aprender agora, tá?
A sapatilha meia ponta é perfeita pra quem é iniciante
Mas, se você já evoluiu nas aulas, provavelmente sua professora te pediu pra usar uma sapatilha de ponta com box. Essa é uma sapatilha com uma parte mais dura na frente, que parece uma caixa. Os pés ficam dentro dessa caixinha pra você ter equilíbrio e fazer os exercícios mais avançados. Legal, né?
O tipo de Box
Pra encontrar a sapatilha de ponta perfeita, o ideal é que o pé se ajuste ao box de um jeito que não tenha sobras e você não sinta dor e incômodo, viu? Ela não pode sair durante os exercícios e a plataforma dela, aquela parte quadrada e dura que fica na parte da frente, precisa ficar bem equilibrada quando você ficar na ponta do pé, sem você tombar ou balançar.
Aí, a escolha do box certinho vai depender do formato do seu pé. Olha só:
- Pé quadrado: nesse formato, os dedos são quase do mesmo tamanho e formam uma linha reta. É o pé onde o box incomoda ou aperta mais na frente e dos lados. Por isso, a dica é procurar uma sapatilha com box sem formato de cone ou que seja semicônico.
- Pé egípcio: nesse pé o dedão é maior e os outros dedos vão formando uma escadinha, um menor que o outro. Pra esse formato, o box em formato de cone é o mais indicado.
- Pé camponês: aqui o dedão e o segundo e terceiro dedos são praticamente do mesmo tamanho. Mas os outros dedos podem ser muito menores, criando uma brecha que deixa a sapatilha mais frouxa dos lados. Então, pra corrigir isso, escolha a sapatilha com box cônico ou semicônico.
Agora, se você tiver um dedo muito maior que os outros, pode precisar de protetores ou separadores de dedos pra ajustar o box da sapatilha. Esses acessórios existem pra melhorar seu desempenho e te deixar bem confortável. O importante é não forçar os dedos e nem criar calos ou bolhas neles no futuro!
Se precisar, use um separador de dedos em gel pra ajustar o tamanho do pé no box
Quer mais dicas pra sua aula ser um sucesso? Então clica aqui, que eu te conto o que não pode faltar na bolsa de balé!
Depois é só passar aqui no Magazine Luiza e escolher a sua sapatilha de ballet!