Dicas pra arrasar no ballet!

Dicas pra arrasar no ballet!

Confira esse guia pra cuidar bem do seu corpo durante a dança

Ballet

Atualizado em 24 Jun 19

3 min de leitura

Gente, ballet é uma dança linda e que exige muito treino e disciplina, né? Por isso é muito importante ter as roupas e acessórios certos e cuidar bem do corpo,  principalmente dos pés. E pra te ajudar, eu separei várias dicas. Vem conferir!


Dicas pra Iniciantes

Se você tá começando agora e já bateu a ansiedade pra usar sapatilha de ponta, roupas e outros acessórios iguais aos das bailarinas profissionais, não se apresse. No início, tudo que você precisa é de uma sapatilha meia ponta, bem macia e que fique justinha e confortável. Mas olha só, foque nos pés! Eles são a parte que precisa ficar mais ajustada pra você aprender a dançar sem criar calos, bolhas ou sair perdendo a sapatilha que ficou larga. E assim que você subir de nível na dança, seu professor indica outras sapatilhas mais avançadas, combinado?

A sapatilha ideal pra iniciante é uma macia e que fica justinha no pé


Outra coisa que não pode faltar é a faixa de cabelo. Além de fazer um penteado bailarina bem chique com ela, esse acessório evita que o suor e o cabelo fiquem caindo na cara. E depois das primeiras aulas, se você sentiu que gostou mesmo, vale a pena apostar num collant, meia e polainas de ballet pra um look completo!
 

Atenção com o corpo!

Outro cuidado é com o corpo e a postura durante as aulas. Ela deve estar sempre certinha pra você não errar os movimentos. Então, não tenha medo de perguntar pro pro professor se não entender e não fique com vergonha de se olhar no espelho e conferir se tá fazendo o certo, tá?


Por último, pra evitar lesões e problemas, é importante nunca deixar de lado o aquecimento. Se você chegou com atraso, não tem problema! Aqueça os músculos e faça tudo no seu ritmo. Ah, e não tente movimentos mais avançados do que seu corpo suporta, viu? O ideal é fazer tudo no seu tempo, até acertar.
 

Se iniciantes sofrem com ansiedade, quem já tá um tempo no ballet pode sofrer com excesso de treino pra chegar num ponto perfeito, né? Mas olha só, lembre que seu corpo tem limites e que não vale a pena sofrer câimbras, machucar o pé ou distender um músculo tentando fazer mais do que você aguenta! Respeite o tempo e os avisos do corpo pra parar quando ele tiver cansado.

Se alongar antes e respeitar os seus limites é fundamental no ballet


Pra quem já é experiente

Se você já chegou em fase de apresentação ou audição, calma que é só ter disciplina e organização pra não esquecer nadinha nem deixar a ansiedade te atrapalhar, viu? No dia anterior faça uma lista de tudo que você precisa por na bolsa do ballet. E não esqueça de agulha e linha! Afinal, se alguma coisa rasgar ou um elástico estourar de última hora, com esses dois acessórios, tem solução!


E a mesma dica da sapatilha pra iniciantes serve pra quem já dança faz um tempo. Foque na saúde e conforto do pé! Então, se a sua sapatilha de ponta tá apertando, ficou larga demais ou tá gasta, é hora de trocar, viu? Só assim você vai conseguir ter um ótimo desempenho sem criar machucados, calos, joanetes e as temidas bolhas.


Gostou dessas dicas? Aqui eu te ajudo a escolher a sapatilha ideal pro seu tipo de pé!


Vai começar a fazer ballet ou precisa de novas roupas e acessórios de dança? Então é só dar uma olhadinha aqui no Magazine Luiza!