Conheça a bicicleta motorizada elétrica

Conheça a bicicleta motorizada elétrica

Entenda melhor sobre essa forma de locomoção incrível

Ciclismo

Atualizado em 30 Jan 24

3 min de leitura

Gente, a bicicleta motorizada elétrica é um item de ciclismo incrível se tá procurando um meio de transporte prático e econômico. Você pedala pra se movimentar pela cidade grande, mas o esforço físico é reduzido e ainda diminui o gasto com ônibus. Quer saber mais? Vem comigo!

 

As principais características

Primeiro é legal ter noção das diferenças entre a fonte de energia de cada uma. Na motorizada precisa colocar combustível, geralmente gasolina ou álcool, e é bem forte, chegando a velocidades de até 50 km/h. Por causa disso pode ser necessário documentações extras.

 

Agora, a bicicleta elétrica usa uma bateria de lítio ou chumbo. Ou seja, dá pra recarregar em qualquer tomada, é só ter o cabo, e até recupera um pouco da carga durante a pedalada. Elas são bivolts, dá pra conectar na corrente 120 Volts, ou V, e na 220V. E ainda é sustentável e não libera gases nocivos ao meio ambiente. Gostei!

 

A bicicleta motorizada tem um design mais parecido com as motocicletas

 

Fazendo a escolha

Como eu falei antes, a velocidade muda bastante entre os modelos e esse é um fator muito impactante. Por exemplo, se o motor for de combustão, que funciona à base de gasolina ou álcool, pode cair em algumas taxas e requisitos mínimos.

 

Um equipamento de até 25km/h, com bateria de 350 Watts, ou W, precisa de uma Autorização para Conduzir Ciclomotor, ou ACC. Já nas opções de até 50 km/h é obrigatória a habilitação tipo A, além de pagar os impostos IPVA e DPVAT.

 

Já na elétrica não é necessária a carta de motorista ou licenciamento se seguir algumas regrinhas. A potência do motor não pode ir além de 1.000W e a velocidade não deve passar de 32 quilômetros por hora, ou km/h.

 

O preço é outro fator que influencia na hora de investir. Aqui no Magazine Luiza você encontra bicicleta motorizada elétrica em várias configurações diferentes. Os valores começam em R$1.709,00 e chegam a ser mais de R$15.000,00. 

 

Entre os acessórios úteis tá a cesta, uma opção sensacional pra levar compras ou materiais

 

O tipo de uso também deve ser levado em conta

Se tá querendo usar na cidade, indo pro trabalho com conforto e praticidade é bom checar se os pneus são finos e o design da estrutura inclui os acessórios básicos, como iluminação, seta e para-lamas. Dá pra achar até modelos dobráveis, ótimos na hora de entrar no escritório depois do exercício.

 

Agora, se a câmara for mais grossa e a bicicleta motorizada elétrica tiver suporte de suspensão, são versões pensadas nas trilhas e montanhas. Um recurso adicional é ter controle sobre o nível de assistência do motor na pedalada.

 

As dobráveis conseguem ser colocadas no porta malas de um carro ou num cantinho do escritório

 

Procurando bicicleta motorizada elétrica? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções.

 

Saiba mais

Antes de tudo, é necessário ter alguns equipamentos de segurança na hora do exercício. Na matéria Saiba tudo sobre capacete ciclismo eu dou dicas ótimas pra ajudar na escolha. Dá uma lidinha!

 

E se quiser monitorar a atividade com precisão é só usar o app Strava. Ele registra a pedalada e ainda dá pra compartilhar as conquistas entre os amigos. E o melhor, é gratuito e tá disponível em dispositivos Android e iOS. Gostei!


Montar o equipamento de um jeito seguro exige muito conhecimento e até ferramentas específicas. Nesses casos, o serviço de montagem de bicicleta dos nossos parceiros vão ajudar muito!