A fonte da juventude

Você pode manter a aparência jovem por mais tempo, veja como

Fitness e Musculação

Atualizado em 22 Jul 13

3 min de leitura

Muita gente gostaria de se manter jovem e viver para sempre. Sabemos que isso é impossível, mas podemos, pelo menos, continuar com uma aparência saudável e jovem por mais tempo. Ao mudar a alimentação, ingerir vitaminas corretamente e praticar exercícios regularmente, conseguimos manter uma boa aparência por mais alguns anos. É preciso ter em mente o que faz o corpo envelhecer e saber como combater. Veja os principais fatores que contribuem para o envelhecimento do organismo e saiba prevenir.

Inflamação
A inflamação é um processo de defesa natural do organismo e serve para combater infecções e reparar tecidos danificados. No entanto, algumas vezes ela fica fora de controle não desaparece naturalmente, se transformando em uma inflamação crônica. O corpo fica debilitado quando este processo ocorre em locais estratégicos, como veias, artérias e articulações.

Obesidade, estresse e sedentarismo contribuem para inflamações crônicas. Portanto, para evitá-las, é ideal fazer exercícios físicos regularmente, consumir gorduras e carboidratos de qualidade, evitar o cigarro e reduzir a ingestão de bebida alcoólica.

Fazer exercícios regularmente sem sair de casa é ótimo para começar. Com a esteira elétrica Weslo Sport 2.0, você pode caminhar ou correr e conseguir manter a saúde blindada.

Corpo enferrujado
Assim como o metal, o corpo também oxida ? fica enferrujado. Esse é um processo natural dentro do organismo, mas quando há muitas células oxidadas, o corpo passa por um processo de estresse oxidativo. As células começam a ser danificadas pelos radicais livres.

Com o passar dos anos, os radicais livres acumulados no corpo podem levar ao câncer, à diabetes, à aterosclerose, ao mal de Alzheimer e à artrite reumatoide. Para se prevenir, é bom ingerir antioxidantes como as vitaminas A, C e E, betacaroteno, selênio, bioflavonoides, ginkgo biloba e ginseng. No geral, os vegetais coloridos possuem características antioxidantes. Exercícios moderados também ajudam a eliminar os radicais livres.

Você pode fugir dos radicais livres com exercícios que não forçam o organismo. Com a bicicleta ergométrica Horizontal Nordictrack - GX 4.0, você tem 20 opções de dificuldade para pedalar.

Glicosilação
Pouca gente ouviu falar da glicosilação. É quando as moléculas de açúcar grudam nas proteínas dos alimentos. Unidos, eles formam uma massa dura que deixam os tecidos do corpo enrijecidos. Se isso corre com o coração, por exemplo, ele fica debilitado e diminui a capacidade de bombear sangue ao corpo.

Você pode fugir da glicosilação evitando o xarope de milho que, rico em frutose, está presente em muitos alimentos industrializados. Além disso, especialistas recomendam o consumo de mitrilo, fruta silvestre rica em um anti-inflamatório chamado cianina, que ajuda a evitar o processo degenerativo e mantém a pele mais jovem.

Metilação
Trata-se de um processo natural do corpo humano. É vital para as células do organismo: é através dele que fica determinada quais vitaminas, proteínas e enzimas serão absorvidas pelo organismo. Quando não ingerimos a quantidade certa de ácido fólico, vitamina do complexo B, a metilação fica prejudicada.

Portanto, devemos ingerir o elemento através do consumo de gema de ovo e comer sementes de girassol. Também precisamos saber se algum medicamento pode estar afetando a absorção dos nutrientes no organismo.

Imunidade baixa
A imunidade é a capacidade de o organismo combater as doenças causadas por vírus e bactérias. Com o tempo, o sistema imunológico fica enfraquecido, mas podemos deixá-lo mais forte com uma alimentação rica em vitamina C e melhorando hábitos higiênicos.

Também é importante tomar todas as vacinas necessárias para se prevenir das doenças. Antibióticos, só quando o médico recomendar. E fuja do cigarro.