Escolha a bicicleta ergométrica

Escolha a bicicleta ergométrica

Tipos, dicas e cuidados para comprar a bicicleta ergométrica ideal!

Fitness e Musculação

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Compactas e com design inovador as bicicletas ergométricas são ideais para quem quer manter a forma, mas, na correria do dia a dia, não tem tempo para pedalar do modo convencional. As pedaladas na ergométrica trazem inúmeros benefícios, desde que observadas algumas dicas quanto a preparação e duração das seções.

Conheça seu perfil

A bicicleta ergométrica, graças ao seu baixo impacto em articulações é indicada para gestantes e pessoas que praticam pouca ou nenhuma atividade física. A prática melhora o condicionamento físico, fortalece o sistema cardíaco, respiratório e vascular, além de proporcionar um ganho de resistência muscular nas pernas. Os resultados são obtidos através de uma dinâmica de exercícios mais suave e gradual.

Os tipos

Com o tempo, os fabricantes investiram em diferenciação dos modelos visando atender o maior número de perfis. Dentre os tipos principais, podemos citar:

- Profissionais : têm uma estrutura de base maior, são mais reforçadas, suportam uma carga de até 160 quilos e possuem características de programação mais sofisticadas como opções de pré-programas, simulação de pedaladas e pontuação.  Suportam aproximadamente 16 horas de uso por dia;
 
- Residenciais: são utilizadas cerca de duas a três horas por dia e agüentam uma carga de 90 a 110 quilos em média;

- Verticais: são as normais, similares a uma bicicleta convencional;
 
- Horizontais: possuem encosto no banco formando uma espécie de cadeira, o exercício é praticado sentado, com maior conforto e mesmo esforço muscular;

- Magnéticas: não possui atrito e por isso a pedalada é mais suave. É indicada para idosos e pessoas que tenham probabilidades de problemas nos tendões.

Importante: independente do tipo ou modelo, todas possuem velocidades iguais, mas quem decide o quanto vai pedalar é o ciclista. Por isso, consulte seu médico e faça uma avaliação física antes de inicias seus exercícios regulares.

Dicas e cuidados

- Posicione o selim na altura correta, ou seja, na posição mais baixa para que seus joelhos fiquem semiflexionados;
- Não se afaste muito do guidão, evitando ficar curvado para alcançá-lo;
- Suas 12 primeiras sessões (quando você é ainda um iniciantes) não devem passar de duas semanais, de 30 a 45 minutos; 
- Quem não é iniciante pode fazer até de três a cinco seções por semana, durante uma hora;
- Utilize bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas;
- Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna;
- Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço.