Eu te ajudo a escolher o skate elétrico ideal!
Hoverboard e Acessórios
Atualizado em 30 Jan 24
4 min de leitura
Gente, o hoverboard é um skate elétrico de última geração, que alcança alta velocidade e faz manobras muito legais! Olha, ele usa um conjunto de motores elétricos pra funcionar e pode vir equipado com luz de led e até caixa de som, sabia? Pois é! Vem comigo que eu te conto detalhes!
Como um hoverboard funciona?
O hoverboard usa um conjunto de motores, giroscópio e sensores que operam duas rodas. Além disso, é totalmente sem fio, com bateria recarregável, que pode ser substituída quando o tempo de vida dela acabar.
O giroscópio detecta os movimentos do corpo e manda informações pro aparelho fazer a inclinação ou mudar de velocidade. Essa parte também é responsável pela curva, ré e parada, tá?
Outra função dele é trabalhar de um jeito independente. Isso significa que quando você coloca peso pra um lado e faz mais pressão nesse sentido, o sensor envia um comando pra uma das rodas acelerar e a outra diminuir. É desse jeitinho que pode girar e fazer a curva, por exemplo. Gostei!
Apesar de ser chamado também de skate elétrico, a maneira como você precisa se equilibrar e mexer o corpo nele é diferente do que num skate tradicional. Ele se parece mais com um patins, que une os dois pés por uma estrutura.
Além disso, é bem rápido, hein? Os modelos começam a partir de 8km, ou quilômetros, e podem chegar até 20km por hora. Não é indicado pra crianças pequenas. E se recomenda usar proteção como joelheiras e capacete pra curtir na velocidade máxima.
Outra diferença pro skate é que não tem hoverboard adaptado pra terrenos mais acidentados, tá? Ele foi feito só pra área urbana e lugares planos, como ciclovias em dias secos. Nas ruas esburacadas, com paralelepídedos, ladeiras ou debaixo de chuva, pode perder a estabilidade.
É bem simples, só precisa subir nele e inclinar o corpo pra frente que já começa a funcionar. A partir daí, o sensor reage. Se jogar o peso pra direita, ele vai nessa direção. Quando aumenta a pressão do pé nessa direção, o skate elétrico faz a curva no mesmo sentido. Pra trás, ele dá ré. E se precisar frear, o corpo deve ir na direção contrária e, então, ficar bem reto.
Olha, lembra bastante o jeito como se dirige um segway. Inclusive, pra descer em segurança é da mesma maneira. Você espera primeiro parar totalmente, tira um pé e depois o outro.
Ele tem estabilidade pra não tombar com um giroscópio. É importante pra calibrar as rodas, aumentar ou reduzir a velocidade e também pra máquina registrar onde você tá inclinando.
O hoverboard é excelente pra rodar poucos quilômetros. Você pode ir de casa pra escola, andar no parque ou percorrer da estação de metrô até o trabalho.
É possível encontrar skate elétrico iniciante com sistema de equilíbrio inteligente, que aumenta a estabilidade. Ele suporta no máximo 100kg, ou quilos, e conta com alça de transporte. Essa versão alcança uns 10km por hora com 15 graus de inclinação.
Já se faz uso diário e quer um avançado, aposte nos que chegam a até 20km por hora e curvas com 25 graus de inclinação. Outras inovações incríveis que você encontra nas versões completas é a conexão bluetooth com o smartphone e caixa de som embutida. Bem legal tocar a playlist favorita enquanto passeia, hein?
Os hoverboards poderosos contam com maior duração da bateria em menos recarga. A autonomia chega a até 20km e recarrega em apenas 2 horas. Um skate elétrico básico leva, em média, 4 horas pra carga completa.
Eles ainda têm diferença no peso. O skate elétrico com menor grau de inclinação é levinho, não passa de 10kg. Graus maiores de inclinação, acima de 15, exigem uma estrutura mais robusta, então ele acaba sendo mais pesado também.
E se gostou da ideia de tirar os filhos adolescentes do videogame por algumas horas, a dica é achar um hoverboard a partir de 750 reais nas lojas, no site ou pelo SuperApp Magalu!
O hoverboard tem diferentes potências e acabamentos, até do time do coração!
Se as células do hoverboard já se esgotaram, a primeira dica pra substituir a bateria é escolher a original ou de marcas renomadas na fabricação de cargas pra skate elétrico, viu?
A LG, Samsung e Panasonic são as principais fornecedoras e é importante checar a marca e modelo que veio de fábrica. Pra saber que elas são originais, uma boa dica é checar o peso. Por exemplo, uma célula da Samsung ou LG pesa, em média, 900g, ou gramas. Se encontrar baterias com especificações de peso muito inferiores na descrição, podem não ser originais.
Baterias do fabricante vêm com garantia e uma placa PCB, que é indispensável pra segurança do aparelho, viu? Ela evita sobrecarga, superaquecimento e é testada pra prevenir acidentes, como vazamentos ou explosões.
Baterias falsificadas são comercializadas sem PCB, com um valor muito abaixo da média das placas originais e podem causar risco pra quem usa ou estragar o equipamento.
Gostou? O hoverboard ideal te espera aqui no Magazine Luiza!
Se você adora radicalizar nas pistas eu tenho outra dica. Dá uma olhadinha na matéria: Monociclo elétrico: como escolher.
Olha, e se quer saber como levar o skate elétrico pra parques usando o transporte público em diferentes cidades é só baixar o app Moovit pra iOS ou Android.
E que tal curtir também no calçadão? Mas antes de pegar estrada pra praia, não esquece de fazer aquele check-up completo no carro com os nossos parceiros.
Ver mais +
Escolar / Universitário
Confira dicas pra conservar a sua mochila!
Bicicleta Elétrica e Motorizada
Confira as 5 melhores bicicletas elétricas de 2024. Saiba o que as torna especiais e escolha a perfeita para você!
Ciclismo
Guia prático pra escolher a bicicleta elétrica ideal. Veja comparativos e dicas essenciais pra fazer a melhor escolha